Em paz na terceira idade

Leia neste artigo sobre o inestimável conforto emocional que os florais oferecem aos idosos.

Desapegar do passado, perdoar, libertar-se dos traumas, dos sentimentos de solidão e rejeição, lidar com a saudade de forma tranquila… em um ou outro momento da vida, é provável que seja necessário tomar essas atitudes em nome de uma vida mais saudável.

Mas se no decorrer da trajetória a raiva, as tristezas, as relações conflituosas não forem cuidadosamente tratadas, ao se alcançar a terceira idade, todas elas podem surgir e trazer muito sofrimento. Algumas dessas emoções foram identificadas pela terapeuta floral Beatriz Rabello Simões no trabalho voluntário com os moradores da Casa dos Velhinhos de Ondina Lobo, em são Paulo, instituição que acolhe idosos sem recursos financeiros, familiar e social.

As principais queixas têm a ver com saudade, mágoas e o sentimento de ser injustiçado pela vida por não ter um lar,

conta ela.

Para ajudá-los, Beatriz utiliza no tratamento, principalmente, as essências florais de Bach Gentian, Gorse, Walnut, Willow, Honeysukle e Chicory.

“Hoje, conforme a terapia avança, percebo o quanto esses florais os ajudam a diluir as mágoas, renovar a esperança e viver o presente com mais serenidade.”

Usar a terapia floral como tratamento complementar ao resgate da qualidade de vida de idosos vivendo em instituições também despertou o interesse da enfermeira e terapeuta floral Lúcia Regina Lemos Ribeiro. Para avaliar o quanto os florais de Bach podem contribuir para diminuir o aparecimento dos sintomas relativos à depressão, ela desenvolveu a pesquisa Depressão em Idosos Asilados: Uma alternativa de tratamento com o Uso de Florais de Bach – como trabalho de conclusão de curso de pós-graduação em terapia Floral na Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (Facis).

“A pesquisa foi realizada com idosas entre 70 e 92 anos, asiladas na Ordem auxiliadora das senhoras evangélicas (Oase), uma instituição de longa permanência, na capital paulista. Como o tema central da pesquisa foi depressão, optei por incluir necessariamente o floral Gentian em todas as fórmulas até o final da pesquisa, uma vez que ele trabalha questões ligadas à depressão, como desânimo e falta de fé”,

explica Lúcia.

“Os resultados – confirmados pela aplicação da escala de Depressão Geriátrica de Yesavage (eDG-15) – constataram: das oito idosas estudadas, cinco delas melhoraram da depressão e as outras três não mais apresentavam nenhum sinal da doença”, afirma ela.

De forma sutil, mas eficaz, os florais sempre ajudam a transpor os obstáculos – em qualquer momento da vida!

Texto: Keila Bis

Foto: The Arches

Contatos: Beatriz Rabello Simões – biaflorais22@gmail.com, Lucia R. lemos Ribeiro – lulyriber@gmail.com

Gostou desse artigo? Se quiser receber por email a 3a. edição da revista Essência Healing, clique aqui.



Para o topo