Em paz na terceira idade

Leia neste artigo sobre o inestimável conforto emocional que os florais oferecem aos idosos.

Desapegar do passado, perdoar, libertar-se dos traumas, dos sentimentos de solidão e rejeição, lidar com a saudade de forma tranquila… Em um ou outro momento da vida, é provável que seja necessário tomar essas atitudes em nome de uma vida mais saudável.

Mas se no decorrer da trajetória a raiva, as tristezas, as relações conflituosas não forem cuidadosamente tratadas, ao se alcançar a terceira idade, todas elas podem surgir e trazer muito sofrimento. A terapeuta floral Beatriz Rabello Simões identificou algumas dessas emoções no trabalho voluntário com os moradores da Casa dos Velhinhos de Ondina Lobo. A instituição, localizada em São Paulo, acolhe idosos sem recursos financeiros, familiar e social.

As principais queixas têm a ver com saudade, mágoas e o sentimento de ser injustiçado pela vida por não ter um lar, conta ela.

Para ajudá-los, Beatriz utiliza no tratamento, principalmente, as essências florais de Bach Gentian, Gorse, Walnut, Willow, Honeysukle e Chicory.

“Hoje, conforme a terapia avança, percebo o quanto esses florais os ajudam a diluir as mágoas, renovar a esperança e viver o presente com mais serenidade.”

A terapia floral e os idosos

Usar a terapia floral como tratamento complementar ao resgate da qualidade de vida de idosos vivendo em instituições também despertou o interesse da enfermeira e terapeuta floral Lúcia Regina Lemos Ribeiro. Para avaliar o quanto os florais de Bach podem contribuir para diminuir o aparecimento dos sintomas relativos à depressão, ela desenvolveu a pesquisa Depressão em Idosos Asilados: Uma alternativa de tratamento com o Uso de Florais de Bach. Foi o seu trabalho de conclusão de curso de pós-graduação em terapia floral na Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (Facis).

“A pesquisa foi realizada com idosas entre 70 e 92 anos, asiladas na Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase), uma instituição de longa permanência, na capital paulista. Como o tema central da pesquisa foi depressão, optei por incluir necessariamente o floral Gentian em todas as fórmulas até o final da pesquisa, uma vez que ele trabalha questões ligadas à depressão, como desânimo e falta de fé,

explica Lúcia.

“Os resultados – confirmados pela aplicação da escala de Depressão Geriátrica de Yesavage (eDG-15) – constataram: das oito idosas estudadas, cinco delas melhoraram da depressão e as outras três não mais apresentavam nenhum sinal da doença”, afirma ela.

De forma sutil, mas eficaz, os florais sempre ajudam a transpor os obstáculos – em qualquer momento da vida!

Texto: Keila Bis

Foto: The Arches

Contatos: Beatriz Rabello Simões – biaflorais22@gmail.com, Lucia R. lemos Ribeiro – lulyriber@gmail.com

Para o topo