Aromaterapia: 05 formas de usar óleos essenciais

A aromaterapia é uma terapia integrativa e complementar que busca obter de forma integrada o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual através do uso de óleos essenciais, que são a forma mais concentrada de energia vegetal. Os óleos essenciais possuem substâncias orgânicas e naturais, responsáveis pelo aroma das plantas aromáticas. Voláteis e altamente concentrados, são muito potentes e, apesar de serem chamados de óleos, não são substâncias oleosas. Podem ser obtidos através da destilação a vapor d’água de certas partes das plantas.

Suas características terapêuticas são comprovadamente eficazes. Biologicamente, fortalecem as defesas naturais do corpo e o equilíbrio do sistema endócrino. Psicologicamente, auxiliam na harmonização dos hemisférios cerebrais, permitindo um relaxamento profundo e mais facilidade no processo de autoregulação.
Existem muitas formas de se usar os óleos essenciais. Veja abaixo algumas que selecionamos:

1) Vaporização

Pingue 10 gotas de óleo essencial num recipiente com água quente, cubra a cabeça com uma toalha e inale o vapor por 15 minutos.

vaporização

2) Travesseiros e Lençóis

Pingue 2 gotas de óleo essencial no travesseiro e 4 gotas nos lençóis.

travesseiros e lençois

3) Inalação  

Pingue cerca de 4 gotas de óleo essencial ou em um lenço e inale. No inalador elétrico utilize 5 gotas. Para assepsia das mãos, pingue 3 gotas de óleo essencial na palma das mãos, friccione-as e inale. Para otimizar períodos de estudo, pingue 2 gotas de óleo essencial em seu pulso, friccione com o pulso de sua outra mão e inale. Repita se necessário.

Inalação Aromaterapia

4) Hidratação Corporal

Adicione algumas gotas de óleo essencial a um óleo vegetal de hidratação corporal, massagem ou creme de drenagem linfática.

Hidratante

5) Spray 

Adicione 40 gotas de óleo essencial ou sinergia em uma solução de 60 ml de álcool de cereais e 40 ml de água deionizada.

spray
Para o topo