Aromaterapia: 5 formas de usar os óleos essenciais
A aromaterapia é uma terapia integrativa e complementar que busca obter de forma integrada o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual através do uso de óleos essenciais. Esses, por sua vez, são a forma mais concentrada de energia vegetal. Ao mesmo tempo, os óleos essenciais possuem substâncias orgânicas e naturais, responsáveis pelo aroma das plantas aromáticas. Voláteis e altamente concentrados, são muito potentes. Ainda que sejam chamados de óleos, não são substâncias oleosas. Eles podem ser obtidos através da destilação a vapor d’água de certas partes das plantas.
Suas características terapêuticas são comprovadamente eficazes. Enquanto biologicamente eles fortalecem as defesas naturais do corpo e o equilíbrio do sistema endócrino, psicologicamente, eles auxiliam na harmonização dos hemisférios cerebrais, permitindo, assim, um relaxamento profundo e mais facilidade no processo de autorregulação.
Existem muitas formas de se usar os óleos essenciais. Veja abaixo algumas que selecionamos:
1) Vaporização
Pingue 10 gotas de óleo essencial num recipiente com água quente, cubra a cabeça com uma toalha e inale o vapor por 15 minutos.
2) Travesseiros e Lençóis
Pingue 2 gotas de óleo essencial no travesseiro e 4 gotas nos lençóis.
3) Inalação
Pingue cerca de 4 gotas de óleo essencial ou em um lenço e inale. No aromatizador elétrico utilize 5 gotas. Para assepsia das mãos, pingue 3 gotas de óleo essencial na palma das mãos, friccione-as e inale. Para otimizar períodos de estudo, pingue 2 gotas de óleo essencial em seu pulso, friccione com o pulso de sua outra mão e inale. Repita se necessário.
4) Hidratação Corporal
Adicione algumas gotas de óleo essencial a um óleo vegetal de hidratação corporal, massagem ou creme de drenagem linfática.
5) Spray
Adicione 40 gotas de óleo essencial ou sinergia em uma solução de 60 ml de álcool de cereais e 40 ml de água deionizada num frasco com tampa spray.
Clique aqui e visite a sessão de aromaterapia da nossa loja virtual.