Chicory: depois de tudo o que eu fiz por você?

“Sejamos capazes de dar aos outros total liberdade, e servi-los dentro de nossas possibilidades, de acordo com os ditames de nossa Alma, sempre lembrando que, à medida que aumenta nossa própria liberdade, aumenta também nossa capacidade de servir aos nossos irmãos.”

Coletânea de Escritos de Edward Bach, página 146

Do que se trata?

Sabe aquelas pessoas que têm uma grande vontade de controlar, querem a família e os amigos por perto para servir, mas cobram emocionalmente toda a dedicação que tiveram? E, no extremo, são manipuladoras e usam de chantagem emocional? Então, essas são pessoas com o temperamento Chicory. Você já se viu agindo assim?

“Depois de tudo o que eu fiz por você ???” Frase típica de um Chicory. A virtude das pessoas com esse temperamento é o amor incondicional, a doação e o desapego.

Planta

Chicory possui uma flor delicada e bela, que nasce e fenece no mesmo dia.  A raiz é muito profunda e as folhas são ásperas e duras. Ambas, flores e folhas, nascem direto do caule. Não há uma haste que as afastem da estrutura parental. As sementes ficam bem escondidas e, quando chega a hora de se lançar, caem aos pés da planta-mãe. Na planta vemos o apego e o controle próprios de pessoas com esse temperamento.

Curiosidade

Já reparou como o tema do desapego aparece em diversas filosofias? Sobre isso, Krishna, um dos deuses da tradição hindu, diz que querer manter e garantir o direito de colher os frutos da ação é estar comprando apego e sofrimento para si mesmo. De certa forma, é o que diz o Dr. Bach.

Chicory na prática

Você já se emocionou com a história de Pedro e sua mãe neste vídeo do Projeto Escolhas?

Se ainda não, separe um momento e inspire-se nesta história que mostra a beleza de atuarmos neste mundo com desapego e amor incondicional. Vale a pena!

Grupos

Chicory faz parte do grupo dos Doze Curadores, ou seja, é uma essência de temperamento. Mas isso não significa que em alguns momentos da nossa vida, não possamos atuar dessa maneira.

Conheça outras essências do Grupo 1 – Excesso de preocupação com o bem estar alheio:

Essência Eu me sinto Eu busco
Beech Crítico e intransigente Compreender os outros e ser tolerante
Chicory Possessivo porque sou carente Amar sem esperar algo em troca, desapego
Rock Water Rígido e perfeccionista Adaptabilidade e espontaneidade
Vervain Agitado, tenso e insistente Moderação e tranquilidade
Vine Autoritário e dominador Exercer o poder de forma positiva

“Para alcançar liberdade, dê liberdade.”
Dr. Bach

Para o topo