O preparo dos florais de Bach: saiba tudo sobre os métodos solar e de fervura

Quando falou sobre os métodos de preparo dos florais de Bach, o Dr. Edward Bach citou a simplicidade do seu sistema: água de nascente, o sol, o fogo, as plantas e seu habitat natural constituem a matéria-prima dessas essências.

Leia abaixo como o Dr. Bach descreve os processos.

Método solar

Como o próprio nome já informa, nesse método as plantas são expostas à luz solar por algumas horas. Segundo o Dr. Bach, precursor da terapia floral:

“Em uma vasilha de vidro, coloca-se a mais pura água que se possa obter, se possível de uma nascente próxima. As flores ou inflorescências das plantas são coletadas e imediatamente colocadas sobre a superfície da água, de modo a cobri-la por completo. Em seguida, deixar a vasilha sob a luz do sol por três ou quatro horas, ou menos tempo se as flores começarem a murchar. As flores então devem ser cuidadosamente removidas e a água colocada em frascos, preenchendo-os até a metade. A outra metade deve ser preenchida com conhaque, de modo a conservar a tintura-mãe. Esses frascos são as matrizes, e não devem ser usados diretamente para administrar as doses.”

Das 38 essências florais de Bach, 20 são preparadas pelo método solar.

Método de fervura ou ebulição

O preparo das essências por esse sistema utiliza, como forma de calor o fogo. Dessa forma, coloca-se as partes das plantas em uma panela com água de nascente e prepara-se uma infusão, que fica sob fervura por meia hora. Em seguida, coa-se a mistura e, depois de fria, acrescenta-se a ela a mesma quantidade de conhaque, que será o conservante.

Além dos textos do Dr. Bach, Nora Weeks, sua assistente e responsável por continuar seu trabalho no Bach Centre, publicou sua obra Ilustração e Preparação dos Florais de Bach, em 1964, onde ela descreve exatamente 3 estágios de diluição: primeiro – a preparação da essência mãe; segundo – a preparação de solução estoque e terceiro – a preparação da solução de uso.

Em detalhes, o que ela descreve são duas gotas da essência-mãe em um frasco (de uma onça) com conhaque. Uma onça corresponde a aproximadamente 30 ml, então, são duas gotas da essência mãe para 30 ml de conhaque. Sendo assim, para a segunda etapa do processo – preparação da solução estoque feitos na Healing Herbs, dilui-se duas gotas da essência mãe em 30 ml e isto equivale a uma parte da essência mãe em 400 partes de conhaque.

Por fim, se quiser saber mais sobre o preparo dos florais de Bach, assista abaixo o vídeo onde Julian Barnard, autoridade mundial em florais de Bach, explica em detalhes sobre esses dois processos!

Para o topo