Hornbeam: Cansado da rotina?

“Assim, cada momento de nossa tarefa e diversão trará consigo o entusiasmo pelo aprendizado, o desejo de experimentar coisas reais, aventuras reais e feitos significativos e, à medida que desenvolvemos essa faculdade, recuperamos o poder de sentir alegria nas menores coisas.”

Coletânea de Escritos de Edward Bach, página 173

Do que se trata?

A essência Hornbeam fala sobre o tédio e o cansaço mental. Sabe quando temos a sensação de que faltam forças para começar o dia? Muitas vezes, isso acontece não porque desenvolvemos uma tarefa difícil, mas porque ela é repetitiva e não exige nenhum esforço criativo: é a dona de casa que, dia após dia, limpa a casa, faz o almoço, lava roupas…

O interessante aqui é que, a partir do momento em que se começa a desenvolver a tarefa, ela flui. O mais difícil é ter forças para iniciar o trabalho.

Planta

Hornbeam é uma árvore que nasce no sul da Inglaterra, pois prefere temperaturas mais amenas. Seu tronco é macio e acinzentado e, com o tempo, cria veios. Raramente é redondo e por vezes lembra braços musculosos.

Curiosidade

No passado, a madeira dessa árvore era utilizada para moinhos de vento e engrenagens de máquinas.  Uma característica da planta que mostra uma grande força, a virtude necessária para quem está nesse estado em que qualquer esforço parece um enorme desafio.

Sentimento

Sinto-me cansado da rotina. Busco afastar a preguiça e o tédio.

Hornbeam e os animais

Todo bichinho adora brincar, certo? Nem sempre. Se você percebe que seu pet anda preguiçoso, evita atividades que envolvem algum esforço e mostra certa dificuldade em se animar depois de um período de inatividade, então ele pode estar precisando dessa essência. O floral também é muito indicado para pets que estão em tratamento de alguma doença séria, como câncer, por exemplo, e como um tônico para a vitalidade, em conjunto com Olive e Centaury.

Grupos

Hornbeam faz parte do grupo dos 19 Complementares, ou seja, é um estado que corresponde a respostas emocionais a eventos traumáticos.

ESSÊNCIA EU ME SINTO EU BUSCO
Cerato Duvido das minhas decisões e dificilmente escuto minha intuição Fortalecer minha personalidade e escolhas
Gentian Desânimo diante dos obstáculos Convicção para continuar e superar desafios
Gorse Desisto de lutar Renovação e otimismo
Hornbeam Sinto-me cansado da rotina Afastar a preguiça e o tédio
Scleranthus Tenho dificuldades de decidir entre duas coisas Decidir sem hesitar  
Wild Oat Sinto-me frustrado e sem direção na vida Encontrar e desenvolver meu verdadeiro potencial

“Todo conhecimento vem de dentro de nós mesmos.”
Dr. Bach

Para o topo