Pine: De onde vem tanta culpa?

Não podemos permitir que pensamentos sobre os erros do passado nos deprimam; eles já passaram e já terminaram, e o conhecimento assim obtido irá nos ajudar a não repeti-los. Precisamos seguir em frente e para o alto, sem nos arrependermos e sem olhar para trás, pois o passado – mesmo que seja apenas uma hora – já ficou para trás e o glorioso futuro está à nossa frente, com sua luz radiante”.

Coletânea de Escritos de Edward Bach, página 180

Do que se trata?

Pine é uma essência floral que trabalha o autoperdão.

Pessoas nesse estado emocional se culpam de tudo, mesmo quando não são responsáveis pela situação da qual não conseguem se perdoar.

Essa é uma condição emocional que pode ser resultado de um ambiente de muita censura. 

O Dr. Bach foi claro quando descreveu pessoas nesse estado emocional:

 “Para aqueles que se culpam. Mesmo quando têm sucesso, eles pensam que poderiam ter feito melhor e nunca estão contentes com seus esforços ou resultados. Eles trabalham duro e sofrem muito com a culpa que se autoempregam. Algumas vezes, quando há algum erro, eles reivindicarão a responsabilidade, mesmo se este for devido a uma outra pessoa”.

Coletânea de Escritos de Edward Bach, página 68

Já se sentiu assim?

Planta

Pine é uma conífera, um grupo de árvores que compartilha das seguintes características: tronco geralmente retilíneo, folhas em forma de agulha, seiva resinosa e sementes agrupadas em forma de cone de madeira.

As flores femininas e masculinas encontram-se na mesma árvore. São necessários dois anos entre a polinização e o momento em que a semente está pronta para se soltar da pinha.

Curiosidade

A ligação entre Pine (pinho) e os produtos de limpeza é interessante: a culpa nos deixa com um sentimento de contaminação e sujeira.

Pine e os animais

Este não é um floral com indicações para animais, uma vez que o a culpa não é um sentimento próprio desses seres. Ao fazerem algo errado, eles podem manifestar seu desconforto, mas provavelmente por medo de serem repreendidos. Nesse caso, Mimulus seria a essência indicada.

Grupos

Pine faz parte do grupo dos 19 Complementares, ou seja, é um estado que corresponde a respostas emocionais a eventos traumáticos.

ESSÊNCIA EU SINTO EU BUSCO
Crab Apple Aversão a mim mesmo e às impurezas do ambiente
Melhorar minha autoestima e ver as coisas como são
Elm Que meu fardo é maior do que posso suportar
Força para cumprir minha missão
Larch Que não sou capaz e penso que vou fracassar
Confiança na minha capacidade de realizar
Oak Que luto sem parar e ignoro meus limites
Equilíbrio entre a obrigação e o prazer
Pine Culpa e arrependimento
Perdoar-me e aceitar meus erros
Star of Bethlehem Que não consigo superar meus traumas
Resgatar a paz e aliviar minha angústia
Sweet Chestnut Angústia profunda e abandono
Renascimento e transformação
Willow Amargura e ressentimento
Reagir de maneira positiva e responsável aos fatos

Nesse grupo, encontraremos essências que nos ajudam a resgatar a autoconfiança, o perdão, a autoestima, o consolo, pois como Bach disse:

“Ninguém jamais deve perder a esperança de ficar bem.”
Dr. Edward Bach

Para o topo