Medicina cubana realiza estudo com florais

Médicos fazem pesquisa com pacientes de hospital de Cuba
que comprova a eficácia dos florais no tratamento dos sintomas e do alívio da dor causados pela síndrome do túnel do carpo.

No Departamento de Ortopedia e Reumatologia do Hospital da Universidade Arnaldo Milián Castro, de Santa Clara, em Cuba, alguns dos pacientes procuram por tratamento para a síndrome do túnel do carpo. A doença, que surge principalmente devido ao esforço repetitivo, o qual comprime o nervo mediano no canal do carpo, que se localiza entre a mão e o antebraço, causa dor e sensação de formigamento. Muitos que já tinham recebido tratamento, mas sem nenhuma melhora, estavam na fila de
espera para a realização de uma cirurgia.

Foi nesse período de espera que 43 desses pacientes foram convidados por um grupo de médicos a participar do estudo Investigando a Eficácia do Uso Externo dos Florais de Bach na Síndrome do Túnel do Carpo: Um Estudo Piloto. Liderado pela médica especialista em clínica geral Saira R. Rivas-Suárez, o estudo clínico randomizado duplo cego e controlado com placebo (ou seja, um método de estudo científico utilizado para testar a eficácia de uma abordagem terapêutica) teve como objetivo avaliar a eficácia de um creme manipulado com os florais de Bach nos sintomas e sinais da síndrome do túnel do carpo.

Foram aplicados questionários, em forma de autorrelatos, para avaliar o nível dos sintomas. O creme foi preparado em farmácia homeopática adicionando os florais de Bach Elm, Star of Bethlehem, Vervain e Hornbeam (cedidos pela Healingherbs) a uma base neutra. Ele foi usado pelos participantes por 21 dias. Os participantes – com gravidade entre leve e moderada síndrome do túnel do carpo – foram divididos em três grupos: placebo (14 participantes usaram um creme sem florais), não cego (13 pessoas que sabiam que estavam utilizando o creme com florais) e cego (16 participantes que não sabiam se estavam utilizando o creme com florais).

Ao final, foi aplicado novamente o questionário de verificação da gravidade da doença. E os resultados apontaram redução da dor intensa, dor noturna e formigamento nos grupos que utilizaram o creme com os florais, concluindo que o creme com os florais de Bach pode ser uma intervenção de sucesso no manejo dos sintomas de leve a moderado da síndrome do túnel do carpo.

Ilustração: Sandra Javera
Contato: www.gcbach.co

Para o topo