Cordeiro na pele de leão

A agressividade canina é um comportamento apresentado por alguns pets. Veja como os florais de Bach podem torná-los mais equilibrados.

A agressividade canina é um comportamento inadequado que, na maioria das vezes, reflete inseguranças do animal.

De pequeno, médio ou grande porte, muitos cães se tornam agressivos porque não recebem o tratamento apropriado. Veja por que os florais adequados e certas regras na rotina proporcionam equilíbrio emocional aos pets e a toda a família.

Há cães que parecem anjinhos, mas quando saem de casa para passear, arrastam o tutor e compram briga com todos os cachorros da rua, mesmo que estes sejam três vezes maiores. Nos meus atendimentos, os clientes me perguntam:

“Como faço para ensinar meu cão a passear calmamente, sem fazer barraco na rua?”.

Esse animal é um ser social que vive em matilha e considera seus cuidadores como tal. Na matilha, a hierarquia é seguida à risca, somente um lidera e todos os outros obedecem. Quando não há liderança na família humana com a qual convive, ou seja, quando não se sente comandado por ela, o cão tende a ser o líder para “pôr ordem na casa”.

Como lidar com a agressividade canina

Ao assumir essa liderança, alguns problemas de comportamento podem aparecer, dependendo do temperamento do animal. Os cães com tendência dominante podem ficar agressivos, rosnando e mordendo pessoas conhecidas, desconhecidas e outros cães. Já aqueles mais submissos, quando assumem uma posição de liderança, tornam-se ansiosos e também podem ficar violentos, reagindo a qualquer ameaça por medo.

Para preparar cães calmos e que se relacionem bem com as pessoas e outros animais, os tutores precisam aprender a forma correta de passear com eles, o horário ideal de alimentá-los e quais limites devem ser ensinados. Essas orientações sobre educação e saúde são feitas pelo veterinário. Assim, os cuidadores assumem a liderança da casa e de seus cachorros. Os florais também podem ajudar. E muito! Tanto o tutor quanto o cão.

Certa vez atendi uma juíza de direito que tinha uma postura rígida e estava tendo dificuldade em educar seu pequeno cão. Ele já havia mordido várias pessoas e não se dava bem com outros cachorros. Após conversar longamente com ela, percebi que tinha alguns traços de insegurança, mas, devido à profissão, precisava manter uma postura mais rígida. Seu cão, percebendo sua fragilidade, reagia tomando a liderança para ele. Indiquei o floral Cerato para ela, para ajudá-la a acreditar na própria capacidade. Para o cãozinho que estava assumindo uma liderança sem ter esse perfil, sugeri os florais Mimulus e Larch, que o incentivaram a controlar o medo e a falta de confiança que o faziam reagir agressivamente. Os florais bem indicados, apropriados para cada situação ajudam o tutor e o pet na mudança de atitude frente aos desafios da vida.

A Dra. Eunice Parodi é médica veterinária, homeopata, acupunturista e terapeuta floral. Na clínica onde trabalha, indica florais para cães e gatos.

ILUSTRAÇÃO SANDRA JAVERA
CONTATO EUNICE PARODI – WWW.FLORALVITA.COM

FOTO: NOEMIA PARANHOS

Para o topo