O que são os florais de Bach?

Você já deve ter ouvido falar sobre os florais de Bach.
Mas o que são essas essências afinal? Para que servem? Do que tratam?

O que são os florais de Bach?

Os florais de Bach são um sistema de terapia natural criado pelo médico e pesquisador inglês Dr. Edward Bach na década de 1930. Essa abordagem terapêutica se baseia no uso de essências florais, que são diluições de flores e plantas que possuem propriedades curativas.

O sistema é composto por 38 essências, cada uma associada a uma emoção ou estado mental específico. Por exemplo, a essência “Mimulus” é indicada para pessoas que sofrem de medos conhecidos, enquanto a essência “Impatiens” é recomendada para pessoas que são impacientes e irritáveis.

De acordo com Julian Barnard, no livro Remédios florais de Bach – forma&função:

A essência floral preparada com Gorse atua em alguém cujo estado mental específico é de desespero, agindo como se fosse uma espora que estimula a renovação, uma mola que explode em nova vida. A espora e a mola estão representadas graficamente no gesto da planta. Da mesma maneira, os espinhos no talo de Wild Rose ilustram a necessidade de um estímulo para superar a apatia do estado mental correspondente a esse remédio. O fato de Water Violet crescer boiando na água, sem a âncora de uma raiz, mostra a postura desvinculada e reservada desse tipo de pessoa.

Além das 38 essências, ele desenvolveu uma fórmula para emergências com cinco essências e deu a esse composto o nome de ‘rescue remedy’. Aqui na Healing, o rescue remedy se chama Five Flower.

Como utilizar as essências?

Para utilizar as essências, há dois caminhos: você pode fazer uma autoanálise e selecionar as essências de Bach mais apropriadas utilizando o nosso quiz, bem como buscar a ajuda de um terapeuta especializado para que ele faça uma avaliação das suas emoções e estados mentais e indique os florais de Bach mais adequados. Para tomá-las, basta pingar algumas gotas sublingualmente. Se quiser mais detalhes, você pode acessar o post: Como preparar e tomar os florais de Bach?

Embora o Dr. Bach tenha desenvolvido seu sistema há quase um século, os florais continuam sendo bastante utilizados hoje em dia, sobretudo por pessoas que buscam terapias alternativas e complementares. Algumas pesquisas mostram que os florais de Bach podem ser eficazes no alívio de sintomas como ansiedade, depressão e estresse.

Em todo caso, se você está buscando uma abordagem natural e não invasiva para lidar com problemas emocionais e mentais, os florais podem ser uma opção interessante a ser considerada.

Por fim, vale ressaltar que essa é uma terapia complementar segura e sem efeitos colaterais, ou seja, você pode utilizar os florais em conjunto outras terapias e tratamentos convencionais. No entanto, é importante reforçar que eles não substituem o tratamento médico adequado em casos de doenças físicas ou mentais graves.

Se quiser uma lista completa dos florais de Bach, clique aqui.

Para conhecer mais detalhes sobre cada uma das 38 essências de Bach, baixe gratuitamente o ebook.

Para saber as dúvidas mais frequentes sobre os florais de Bach, clique aqui.

Por fim, em nossa loja virtual, você encontra todas as essências de Bach.

Para o topo