Dificuldade para dormir? Veja como os florais podem te ajudar

Conheça algumas dicas de florais e outras terapias naturais que auxiliam uma boa noite de sono

Muitas pessoas têm relatado dificuldade para dormir e uma constância maior de sonhos às vezes até perturbadores. O cansaço causado pela falta de qualidade do sono acaba influenciando o rendimento no trabalho, torna as atividades diárias ainda mais desafiadoras e pode desestabilizar o convívio com a família.

Do ponto de vista biológico, dormir é extremamente importante porque é nesse período que o corpo regula nossas atividades biológicas, como a produção de hormônios e outras substâncias essenciais para a saúde, atua na memória permitindo a fixação de conhecimentos e também realizando uma espécie de “limpeza mental” possibilitando que no dia seguinte vocês esteja descansado para desempenhar novas atividades.

Florais de Bach para um sono restaurador

Um recurso interessante e valioso para aqueles que têm dificuldade para dormir são os florais de Bach.

Eles agem no processo de “desligamento” da pessoa porque auxiliam na diminuição da tensão, excitação e ansiedade, acalmando os diálogos internos, reduzindo a impaciência daqueles que querem tudo para hoje e ajudando a focar em seus próprios pensamentos sem a interferência do entorno.

Este recurso também pode ser usado quando estamos muito agitados, em caso  de muitas mudanças ou excesso de preocupação com algo  específico, estes são exemplos de situações que podem dificultar o descanso e o sono reparador. Os florais funcionam como uma colaboração nos períodos de exceção e também no processo de resgate do ritual do sono, ou seja, enquanto estivermos nos “desintoxicando” dos hábitos prejudiciais.

Dentre as essências que podem auxiliar nesse processo da insônia, podemos citar:

Vervain: que ajuda a diminuir a tensão e excesso de entusiasmo ou excitação;

Impatiens: uma essência que trabalha a calma e a desacelareção;

White Chestnut: para aqueles momentos em que pensamentos repetitivos levam a uma tortura mental

Walnut: um floral que atua para fortalecer a individualidade. Como consequência, não nos sentimos tão vulneráveis a um ambiente agitado.

Agrimony: excelente para aqueles que têm um sono agitado, muitas vezes por não conseguir lidar com angústias e problemas do dia a dia.

Outras dicas…

  • Procure dormir sempre no mesmo horário, em local agradável, sem luzes (nem mesmo do botão stand by da TV) e com temperatura amena;
  • Evite alimentos pesados ao jantar e vale a dica de “nossas avós” de tomar leite morno ou algum chá calmante, como erva cidreira ou camomila, antes de dormir;
  • Evite usar eletrônicos próximo ao horário de se deitar porque eles são estimulantes. Prefira uma música suave ou a leitura de um livro;
  • Atividade física ajuda na qualidade do sono. No entanto, evite-as no período noturno, em especial as do tipo aeróbica de alta performance;
  • Bebidas alcoólicas não colaboram com a qualidade do sono. Por isso, não as consuma antes de dormir;
  • Alimentos como chocolate ou café também podem atrapalhar o sono de algumas pessoas, pois têm substância estimulantes.
  • Aromaterapia, automassagem e meditação são recursos valiosos. Procure um ritual de sono que esteja alinhado com aquilo que você gosta e que o faça sentir-se bem.
Para o topo