As flores do medo na terapia floral do Dr. Bach

Quando ministro um curso sobre as Flores do Dr. Bach as primeiras palavras que digo aos alunos são estas: “Hoje vocês estão embarcando em uma viagem sem volta” e explico o quão apaixonante é esse Universo Floral. Digo-lhes também que nunca mais irão olhar a Natureza da mesma forma de antes.

O sistema de cura deixado pelo Dr. Bach – A TERAPIA FLORAL DO DR. BACH – tem suas 38 Flores vinculadas umas às outras de tal forma, que muitas vezes é difícil saber diferenciar o que as Flores têm em comum e suas distintas áreas de atuação. Mas esse conhecimento profundo é necessário para podermos fazer uma correta interpretação terapêutica.

Quando Dr. Bach lançou sua proposta ao Mundo, seu intento era que todos pudessem usá-lo tranquilamente para sua própria cura, assim como a de seus familiares e amigos. Para facilitar seu legado dividiu as 38 flores em 7 grupos e ao primeiro denominou “GRUPO I – FLORES PARA OS QUE SENTEM MEDO” dando a ele 5 flores, que todos nós, Terapeutas Florais, conhecemos de cor e salteado: Mimulus, Aspen, Cherry Plum, Red Chestnut e Rock Rose

Dr. Bach diz que o MEDO é “o grande carcereiro” do ser humano, ao mesmo tempo em que esse sentimento é considerado por ele como um obstáculo para a aprendizagem das lições que viemos aprender nesta vida e um grande gerador de sofrimentos.  Estudos feitos pelo mundialmente conceituado e respeitado Dr. Ricardo Orosco, médico catalão e Terapeuta Floral do Dr. Bach em Barcelona/Espanha, nos trazem a visão de que o sistema Bach parece girar ao redor do medo, mostrando-nos que poucas são as essências que não guardam uma relação direta com ele. E nos faz um questionamento: SERÃO SOMENTE AS CINCO FLORES DO GRUPO I QUE TRATAM DO MEDO NA TERAPIA FLORAL DO DR.BACH?

E seus estudos revelam que não. Existem outras flores do Dr. Bach que precisam ser olhadas pelo prisma do medo. E nos leva ao raciocínio. Quando iniciamos estudos sobre as Flores do Dr. Bach, imediata e automaticamente estabelecemos uma espécie de “taxação” diagnóstica das Flores, com medo de nos perdermos em suas diferenciações. Tudo bem…mas esses territórios Florais não são extáticos, são muito dinâmicos, se entrelaçam e podem nos confundir. E ai entra o estudo das variadas Flores do Medo no sistema de cura Bach.

Para aguçar seu gostinho de desvendar os mistérios das Flores do Dr. Bach, vejamos dois exemplos… Você pode concordar ou discordar. OK?

1 – AGRIMONY – pessoas que escondem seus problemas, que são muito alegres, podem usar drogas, são ansiosas e fogem de todo tipo de problema (seus e dos outros). Clichê!  

Uma interpretação terapêutica vai mais além…E a pergunta é: QUAL MEDO PODE ESTAR ESCONDIDO NESSA ALMA QUE SOFRE?

Busquemos o entendimento… O que a faz sofrer? De onde veio esse sentimento? O que o gerou? Seu MEDO vem do ENFRENTAMENTO do conflito, seja ele seu (interno) ou com outras pessoas (externo), medo de encontrar sua “sombra”, o MEDO a impede de enfrentar adequadamente seus problemas, negando ou minimizando o que lhe traz MEDO e sofrimento.

Como Terapeuta eu tenho que descobrir que ação gerou esse medo e com as Flores, reverter o processo de Imperfeição em Virtude. Muitas vezes estão na longínqua infância… Certo?

2 – PINE – pessoas que se autocondenam por todas as coisas erradas que acontecem ao seu redor, ao sentir-se mal de saúde culpam-se por isso, consideram-se inferiores, nunca valorizam suas ações, acreditam que merecem tudo o que lhes pode fazer mal. Clichê!

Uma interpretação terapêutica vai mais além… E a pergunta é: QUAL MEDO PODE ESTAR ESCONDIDO NESSA ALMA QUE SOFRE?

Busquemos o entendimento… O que a faz sofrer? De onde veio esse sentimento? O que o gerou? Seu MEDO vem de uma sensação de infração permanente, pela descoberta de seu erro e do castigo iminente, tornam-se ansiosos, preocupados, raivosos, tristes. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, mesmo com MEDO de ser descoberto, deseja ser castigado como uma forma de aliviar sua culpa, de se redimir frente ao erro.

E o estudo engloba 20 Flores em seu conteúdo. É empolgante! A cada estação da viagem, mil descobertas! Boa viagem!

___________________________________________

INDICO
Livro “El nuevo Manual del Diagnóstico Diferencial de las Flores de Bach, Dr. Ricardo Orozco, Editora El Grano de Mostaza, S.L. Barcelona.

Pesquisa – GC-Bach (Grupo Científico Cubano de Investigación del Sistema Diagnóstico –Terapéutico de Edward Bach) de la Universidad Central Marta Abreu de Las Villas (Santa Clara, Cuba), liderado pelo Psicólogo cubano Boris Rodriguez.


Lucy Godoy é  terapeuta floral formada pela Sociedad para el Estudio y Difusión de la Terapia Floral del Dr. Bach de Cataluña (SEDIBAC), facilitadora da formação internacional em florais de Bach da Healingherbs e autora de vários livros.

Contato: godoylucy@hotmail.com

Para o topo