Florais também na hora de comer

Já pensou em usar gotas de amor como tempero de uma comida? É exatamente isso que faz Renato Caleffi, chef referência em gastronomia funcional.

Cozinhando com amor

Um dos chefs brasileiros referência em culinária saudável, Renato Caleffi conta nesta entrevista como utiliza as essências florais no restaurante Le Manjue Organique, em São Paulo, por que é adepto da terapia floral e como cuida da sua saúde integral.

Você trabalha com gastronomia funcional. O que é esse tipo de alimentação?
É uma gastronomia que respeita a sazonalidade dos produtos, utiliza alimentos orgânicos e técnicas de cocção própria, para potencializar e melhorar a absorção de fitoquímicos e, com isso, melhorar e promover a saúde. Por exemplo: quando faço o prato com arroz integral envolvido em pirarucu, com espinafre, pequi, castanha-de-caju e tomatinhos orgânicos. O tomate recebe bem o calor e potencializa o licopeno, uma substância antioxidante. Já a gordura natural do pequi e do pirarucu garante a melhor absorção do licopeno. O prato ainda possui castanhas-de-caju, que melhoram a absorção do cálcio do espinafre.

Você utiliza os florais no preparo dos seus pratos?
Sim. Eu gosto de adicionar as essências florais que têm a ver com os sentimentos mais universais, como o amor. Na verdade, eu gosto muito de colocar na minha criação do dia o sentimento de amor para ajudar a melhorar isso nas pessoas.

Em qual momento do preparo do alimento você coloca os florais?
De acordo com a minha terapeuta floral, eu posso adicionar o floral em qualquer momento, inclusive no cozimento. Então, dependendo da receita, coloco no molho ou na finalização de um prato, de um risoto, por exemplo. Uso cerca de sete gotas do floral para 1 litro da receita.

Você também toma floral?
Há muitos anos, no começo da minha adolescência, eu li numa revista uma matéria sobre os florais de Bach e tomei. Depois de muito tempo, voltei a tomar, quando conheci a Sandra Epstein (terapeuta floral e criadora do sistema floral Ararêtama), que é hoje minha terapeuta floral. Na época em que a conheci, ela me contou sobre como os florais são feitos, para que servem… E eu gostei muito! E era um momento em que eu trabalhava com muitos alimentos biodinâmicos, um tipo de alimentação que tem uma forma especial e ecologicamente correta de trabalhar o preparo do solo, cultivo e armazenamento do alimento.

É, então, importante para você cuidar de si com terapias e alimentos que respeitam o meio ambiente, sem ingredientes químicos?
Eu procuro pelas coisas saudáveis. Tenho uma horta orgânica. Procuro me alimentar com comida orgânica, funcional, biodinâmica, que não tenha glúten, com pouco leite e seus derivados, ou seja, que seja vegana na maior parte das vezes. Faço massagem uma vez por mês e uso os meus florais diariamente. E eu mesmo faço o meu blend: misturo tudo num vidro e tomo algumas gotas em um copo grande de água.

O que você pensa sobre a terapia floral?
Uma forma de tratamento eficaz, fácil, viável para o dia a dia.
Tem tratamentos que são complicados, requerem muita disciplina, e esse, não muita. Esse apenas requer que você acredite e tome as gotinhas das essências. Eu acho que as pessoas deveriam experimentar o tratamento com a terapia floral. É saúde pura também.

Como assim?
Às vezes você tenta fazer tudo o que é legal, bacana, mas você tem um desequilíbrio emocional que leva você a se boicotar e tenta boicotar seu próprio objetivo. E, às vezes, nos pequenos detalhes, nas relações com as pessoas, amigos, funcionários, familiares, cônjuge. E os florais nos ajudam a ter um olhar para dentro de si e ver onde você realmente precisa melhorar. Com os florais, eu percebo minha melhora emocional, que se reflete no meu cotidiano.

Poderia contar um pouco mais sobre esses benefícios?
Na consulta com a minha terapeuta floral, falo sobre as minhas necessidades, ela me ouve e indica a fórmula floral mais adequada para mim. Às vezes eu estou num momento em que preciso ser mais criativo; noutro momento, preciso de muita disciplina alimentar porque estou numa dieta… De uma forma geral, eu gosto de ter aflorados em mim os grandes sentimentos, emoções, forças e poderes, como amor, paixão, paz, criatividade e disciplina. Sou uma pessoa muito dinâmica e trabalho com muitas pessoas, com comida… Então, de uma forma geral, sem ter uma necessidade específica, eu gosto de melhorar isso em mim. Outro exemplo: quando faço meu mapa astral, mando as informações para minha terapeuta floral e ela faz uma fórmula floral específica para me ajudar no trânsito das influências dos planetas em minha vida.

Renato Caleffi é um dos proprietários do restaurante paulistano Le Manjue Organique, que em português significa O Alimento Orgânico. Professor e pesquisador sobre alimentação funcional orgânica, é também coautor dos livros Escolhas e Impactos – Gastronomia Funcional (Ed. Loyola), Tudo sobre Panelas (Ed. Atlântica) e autor da série Achaz – Achaz no Sítio da Banana Verde e Achaz e o Mistério do Sorvete (Ed. Viajante do Tempo).

ILUSTRAÇÃO SANDRA JAVERA

Para o topo