Auriculoterapia chega às comunidades paraenses

A iniciativa do Projeto Beth Bruno une a técnica da Medicina Tradicional Chinesa com os Florais de Bach, promovendo bem-estar e cuidado integral no interior do Brasil

Em comemoração aos 10 anos da sua fundação, o Projeto Beth Bruno capacitou terapeutas florais do norte do país na técnica da auriculopuntura. O treinamento aconteceu no final de 2019, em Santarém, no Pará. Desde então, a sinergia entre o conhecimento do Dr. Bach e os saberes da Medicina Tradicional Chinesa vem beneficiando diversas comunidades.

Com duração de 32 horas, a formação foi recebida pelos agentes com entusiasmo, pois representa mais um instrumento prático de melhoria de vida e promoção da saúde integral. “Essas pessoas têm muita vontade de contribuir e trabalhar pelo bem-estar da comunidade. É de se admirar a dedicação”, comenta a irmã Marialva da Costa, coordenadora do Projeto Beth Bruno. (Saiba também sobre a formação em homeopatia popular ).

A auriculopuntura se baseia nas cartografias do aparelho auditivo externo, onde estão os pontos de meridianos correspondentes do corpo. E tem uma boa aceitação, como explica Antonieta Bonifácio dos Reis, odontóloga, docente em acupuntura e facilitadora em cursos de florais pela Healing.

A auriculopuntura é amplamente difundida pelo fácil acesso, tendo em vista os materiais que podem ser utilizados, fitoterápicos como gergelim e mostarda, encontrados facilmente nas várias distâncias brasileiras em substituição de agulhas, algo mais invasivo e que por isso requer maior biossegurança”,

avalia a especialista.

A auriculopuntura se soma aos Florais de Bach

As duas terapias caminham muito bem juntas, já que ambas compreendem o adoecimento como reflexo de desequilíbrios emocionais, ou seja, o lado de dentro dando sinais concretos de alerta do lado de fora.

A Medicina Tradicional Chinesa leva em conta a visão do indivíduo, como ele se sente, qual sua preocupação, seu conflito. Essas informações determinarão como os pontos auriculares serão estimulados de maneira que a pessoa reequilibre sua energia vital, recuperando a saúde ou prevenindo doenças.

Quando utilizadas em sinergias, a Terapia Floral e a Auriculopuntura aliviam sintomas físicos e auxiliam a pessoa a promover escolhas mais saudáveis de vida,

afirma Antonieta.

Nesse sentido, ela esclarece, a ideia do curso é que o terapeuta floral conheça a filosofia da Medicina Tradicional Chinesa e possa, através da cartografia auricular, aumentar a resposta das forças curativas do indivíduo.

Não há efeitos colaterais, somente algumas recomendações e cautelas. Gestantes, crianças menores de quatro anos de idade (porque podem tirar o fito da orelha) e idosos (pela fragilidade tegumentar) devem ser observados e talvez não utilizar o método.

O saldo da experiência como facilitadora no Projeto Beth Bruno não poderia ter sido mais gratificante, reconhece Antonieta. “Ficou clara a importância de tratar a pessoa e seu universo único, como suas relações, seu comportamento, sua história, como se sente. Notei que a intenção do terapeuta na escuta acolhedora já está na veia do terapeuta floral”.

Alívio do medo e da ansiedade

O presente traz desafios a serem superados: medo, insegurança, isolamento. Logo, essas duas práticas podem ser de grande ajuda, como mostrou a experiência na Pastoral da Saúde, no município de Trairão, localizado no sudoeste paraense.

Dayana Vieira Cesar, agente da Pastoral, conta que a formação em auriculopuntura foi contagiante e só fez aumentar a vontade de auxiliar as pessoas a viverem melhor.

Começamos a fazer aurículo junto com os florais nas pessoas que nos procuravam com problemas de ansiedade, insônia, dores que já tinham há muito tempo. O resultado foi surpreendente. Elas relataram que estavam menos ansiosas, dormindo melhor, e que queriam continuar o tratamento,

comemora Dayana.

O avanço da pandemia do coronavírus, contudo, interrompeu o trabalho da terapeuta devido à necessidade de isolamento social. No entanto, a agente encontrou um jeito de levar a auriculoterapia a quem mais precisa. Ela capacitou uma técnica de enfermagem que atua no hospital local e, desde então, toda a equipe, abalada pelo medo e pela ansiedade, tem recebido esse cuidado integrativo e complementar.

O pessoal da cozinha, da limpeza, secretárias, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e vigias passaram a falar que as sementinhas da auriculo são maravilhosas, que o medo estava mais controlado,

vibra Dayana, que, da maneira que pode, segue disseminando positividade, cuidado e amor ao seu redor.

Clique aqui para saber mais sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PICS).

Para o topo