Celebrando a vida na Amazônia

Um momento muito especial da nossa jornada: o reencontro dos agentes de saúde do Projeto Beth Bruno depois de quase três anos da distância imposta pela pandemia.

Se você está lendo essas linhas é por que, de alguma maneira, faz parte da comunidade Healing. E o que isso significa para nós? Significa que você comunga dos nossos ideais e da crença de que podemos, por meio do nosso trabalho, fazer deste mundo um lugar melhor para viver. Portanto, ao ler esse texto em que demos voz aos agentes e escutar os depoimentos, sinta-se parte dessa iniciativa e vibre com a gente!

Todos os anos, os agentes de saúde ligados ao Projeto Beth Bruno se reúnem para uma agenda que inclui a troca de experiências, a formação, o autocuidado, o planejamento e claro, atividades que comemoram a vida e o trabalho comunitário.

A pandemia interrompeu esses encontros por mais de dois anos.

Em julho de 2022, os agentes finalmente conseguiram se reencontrar.

Marcado pela gratidão pela vida e pela alegria, o evento representou um momento de cura para os participantes, que tiveram a oportunidade de compartilhar sua dor depois de dois anos de trabalhos intensos, perdas, solidão e incertezas.

Como numa festa de família, os ‘convidados’ trouxeram alimentos de suas comunidades: frutas, verduras, legumes, farinhas, doces… a fartura na mesa nos lembrando a generosidade inerente à natureza e ao ser humano.

“Foi um momento alegre de reencontro após todo esse processo da pandemia, no qual experenciei a irmandade entre as pessoas que estavam ali, vindas de várias localidades do Pará, umas de barco, outras de ônibus… para estar presente nesse momento de troca de conhecimento.”

Ir. Rosane Marina Barasol – Trairão – PA

Durante os três dias, foram propostos exercícios de reflexão, aprofundamento em temas já estudados anteriormente e práticas de cuidado e autocuidado.

“O encontro no Emaús, pelo simples fato de estarmos juntos, já valeu a pena. Eu desejava viver este momento lindo, pois por 5 anos estive ausente, em função das férias e por estar cuidando da minha mãe. Foi uma grande alegria voltar a contemplar e ver rostos alegres, esperançosos e tantas mulheres lutadoras e corajosas dizendo:  AQUI ESTAMOS LUTANDO, PERSEVERANDO E LEVANDO NOVOS CONHECIMENTO E ESPERANÇA PARA NOSSO GRUPO E COMUNIDADE.”

Padre Lalo – Santarém – PA

Antonieta Bonifácio, cirurgiã dentista, acupunturista, educadora e terapeuta floral trouxe reflexões sobre o ‘ser terapeuta’, o reconhecimento da dor do outro e de si mesmo e o cura-te a ti mesmo.

Além disso, a terapeuta desenvolveu uma oficina de Ho’oponopono e outra de Auriculopuntura.

“Amei o encontro. A fala da Antonieta me chamou muita atenção ao lembrar que não estamos sozinhos: os florais e a aurículo são meios que nos ajudam. Mas precisamos tomar a decisão de olharmos pra dentro de nós.”

Maria Sandra de Freitas Martins – Itaituba – PA

Por meio de uma vivência, os agentes foram convidados a revisitar momentos difíceis de sua jornada e ressignificá-los.

Maria Antônia da Costa, de Monte Alegre no Pará, fez um resumo do que foi vivenciado:

Ao encontro da luz: uma das atividades propostas ao grupo.

“O nosso encontro foi um momento de profundas transformações através das dinâmicas, vivências e mesmo o estudo da auriculoterapia com os florais tratando as emoções negativas. Muitos voltaram curados. Na verdade cuidamos de tantos e no encontro fomos cuidados. Eu mesma sou muito grata pelo atendimento que recebi. Senti um alívio tão grande: só a graça de Deus em cada um que se doa é capaz de realizar tamanho alívio. A observação daquelas flores e a partilha deixaram claro a importância de cada um nesse Projeto lindo que cuida da Vida. Ainda quero lembrar o carinho com que cada um foi recebido e o cuidado, e também a linda partilha de alimentos que proporcionou tamanha fartura. Sou muito grata a cada um: assessores, coordenadores, padres, Frei…”

No grupo de aproximadamente 60 pessoas havia aqueles que participavam pela primeira vez:

“Irmã Marialva, achei muito bom e tudo lindo, apesar de ser a primeira vez que participei. Foi muito gratificante. Entendi que esse nosso trabalho é muito importante para cada pessoa que participa e para todas as comunidades. Com esforço e dedicação aprendemos tantas coisas que podem ajudar outras pessoas que precisam de uma mão amiga.”

Maria do Socorro Alves de Souza – Boa Vista do Cuçari – PA

O Padre Boeing, um dos responsáveis pela criação do Projeto Beth Bruno, deixou seus comentários sobre as diferentes dimensões do encontro e do projeto:

Padre Boeing conversa com os agentes de saúde

Por fim, vale ouvir o áudio enviado pela Deusa, de Santarém. Ela, que participa do projeto desde o início, traz um depoimento lindo e delicado sobre sua experiência durante o encontro. Inspirador e imperdível!

Um depoimento gostoso de ouvir: alegria, gratidão e esperança.
Para o topo