Celebrando o cuidado com o todo

Roda de Conversa sobre homeopatia popular comunitária

Rodas de Conversa sobre homeopatia

Não interessa se estamos falando sobre a saúde humana, a dos animais, a da terra ou das plantas: se queremos um planeta saudável, todas as manifestações de vida devem ser tratadas com respeito e muito cuidado.

Partindo dessa premissa, foi organizado pela Associação de Defesa dos Direitos Humanos da Amazônia (ADHMA) o encontro “Roda de Conversa sobre homeopatia popular comunitária” com agentes de saúde e agricultores que integram o projeto Beth Bruno.

O evento, que aconteceu no Centro de Formação Emaús, em Santarém, entre os dias 13 e 16 de julho de 2023, foi pautado na troca de conhecimento e de experiências e reuniu mais de 100 participantes, entre agricultores e agentes de saúde, que praticam a agroecologia e utilizam a homeopatia na saúde humana, no solo, no cuidado com o meio ambiente e com os animais.

O encontro contou com a participação de diversas entidades ligadas a movimentos sociais, entre elas, Associação Brasileira de Homeopatia Popular (ABHP) cuja missão é proporcionar aos agentes populares espaços de formação de educadores em saúde, com o objetivo de apoiar a troca do conhecimento técnico e do conhecimento produzido no meio popular, para criar novas relações com a natureza, gerando mudanças na sociedade.

As rodas de conversa foram conduzidas pelos assessores Edna Amaral, Dr. Alexandre Mendonça e Valdeilson de Almeida. Os participantes tiveram a oportunidade de dividir com seus colegas suas histórias, ao mesmo tempo em que discutiram e aprenderam novas abordagens, utilizando a homeopatia popular e técnicas não agressivas de cultivo.

Segundo Irmã Marialva Oliveira da Costa, coordenadora do projeto e uma das responsáveis pela organização do encontro, esse momento representou uma síntese do que o projeto vem fazendo nesses 13 anos de caminhada.

Quando falamos de agroecologia temos que pensar na totalidade. Não tem como fazer agroecologia sem pensar nessa ‘casa comum’ em que nós vivemos: com todos os seres vivos que nela habitam: terra, água, animais e as pessoas. A homeopatia tem essa visão do todo.

Portanto, nesse encontro, procuramos aprofundar e celebrar esse olhar que integra e acolhe.

Danças, troca de sementes e mudas, autocuidado e danças circulares completaram esse momento de alegria e celebração da vida.

Veja abaixo as fotos do encontro.

Para o topo