Pesquisa sobre os florais e ansiedade

Uma pesquisa realizada com docentes e funcionários do Centro de Aperfeiçoamento em Ciências da Saúde da Fundação Zerbini para investigar a atuação de alguns florais de Bach

O efeito das essências florais em indivíduos ansiosos foi o tema de uma pesquisa realizada pelas enfermeiras Léia Fortes Salles e Maria Júlia Paes da Silva como trabalho de conclusão do curso de especialização em terapia floral da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo da pesquisa era o de investigar os efeitos dos florais Impatiens, Cherry Plum, White Chestnut e Beech em quadros de ansiedade.

A ansiedade é um dos comportamentos mais relacionados com as doenças psicossomáticas. Diversos são os conceitos de ansiedade: para alguns autores, é entendida como um estado transitório, caracterizado por sensações desagradáveis de tensão e apreensão.

A pesquisa pesquisa sobre os florais e ansiedade foi realizada com os florais de Bach, especificamente com as essências florais Impatiens, White Chestnut, Cherry Plum e Beech.

Após intervenção com as essências florais e a análise do resultado da aplicação do instrumento que mede ansiedade, verificou-se uma diminuição maior da ansiedade no grupo experimental (que estava tomando os florais) em relação ao grupo controle (que usou placebo).

Portanto, o resultado confirma que as essências florais de Bach escolhidas neste estudo tiveram efeito positivo na diminuição da ansiedade.

Os testes estatísticos demonstraram diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos.

Para o topo