Qual o floral para ansiedade?

Os florais de Bach podem ser grandes aliados daqueles que sofrem com a ansiedade, ao promover a serenidade e o equilíbrio emocional.

Florais para ansiedade

Essa é uma das questões mais frequentes em nossos canais de comunicação. A resposta é: muitos florais de Bach podem auxiliar no tratamento da ansiedade. Mas, antes de mais nada, é preciso descobrir as emoções que desencadeiam essa condição, para que a escolha dos florais para ansiedade seja correta.

A princípio, a ansiedade se traduz como uma sensação de apreensão, medo, preocupação ou desconforto. Ela pode pode afetar pessoas de todas as idade, em algum momento da vida, e se manifestar de maneira leve ou intensa.

Embora seja uma resposta normal a situações de perigo iminente, a ansiedade pode se tornar patológica quando é excessiva e persistente, interferindo na qualidade de vida e nas atividades diárias da pessoa, Nesse caso, é necessária a intervenção de medicamentos e auxílio médico.

Situações estressantes, como problemas no trabalho, problemas de relacionamento, assim como problemas financeiros podem desencadear a ansiedade em algumas pessoas. Em crianças, a ansiedade pode estar relacionada a mudança de escola, separação dos pais, a chegada de um irmão, entre outros. Por isso, é importante saber a raiz desse sentimento. Por exemplo, fatores como o medo, o estresse, o trauma, da mesma forma que a insegurança e a irritabilidade, podem estar por trás desse desequilíbrio.

Ao mesmo tempo, a ansiedade pode afetar a mente e o corpo, causando dificuldade de concentração, insônia, irritabilidade, fadiga, entre outros sintomas.

Os florais de Bach e a ansiedade

Os florais de Bach e a terapia floral tratam a saúde emocional das pessoas. Na década de 1930, o médico inglês Edward Bach buscou uma nova forma de cuidado ao observar seus pacientes em sua prática clínica e perceber que as emoções negativas e o estresse afetavam a saúde física.

Dentre os problemas emocionais que os florais de Bach abordam, a ansiedade é um dos mais comuns. Por isso, alguns florais de Bach são indicados para ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade.

Faça uma autorreflexão e descubra sentimentos que estão te levando ao estado de ansiedade. E, a partir desse mergulho em suas emoções, encontre os florais de Bach que podem te ajudar nesse processo.

Veja abaixo, uma lista com as dicas de florais de Bach para a ansiedade:

  • Rock Rose: quando há um medo extremo, o terror ou pânico. A essência resgata a coragem e a força interior.
  • Cherry Plum: sempre que houver a sensação de falta de controle. A essência promove a serenidade e o autocontrole.
  • Aspen: para aliviar a ansiedade causada por medos desconhecidos, quando há a sensação de um mau presságio. O floral nos reconecta com a segurança.
  • Mimulus: para lidar com a ansiedade causada por medos conhecidos, a vergonha ou a timidez. O floral de Bach Mimulus promove a firmeza e a confiança.
  • Agrimony: quando a ansiedade é causada pela dificuldade de enfrentar as angústias. O floral promove a autenticidade e a coragem para entrar em contato com o mundo interior.
  • Impatiens: quando a ansiedade é provocada pela impaciência e a irritabilidade. A essência promove a tranquilidade e a tolerância.
  • White Chestnut: sempre que pensamentos repetitivos, bem como a mente acelerada, estiverem por trás do sentimento de ansiedade. O floral resgata a paz mental e auxilia, inclusive, na qualidade do sono.
  • Vervain: caso a ansiedade seja provocada pela euforia e o excesso de entusiasmo. A essência facilita o relaxamento.
  • Walnut: quando há a necessidade de se proteger de pensamentos e influências do meio, como se a ansiedade viesse do ambiente ou de pessoas próximas. A essência promove a proteção, para que não se contagie por esse sentimento.
  • Star of Bethlehem: se a ansiedade estiver ligada a algum trauma. A essência promove o conforto e ajuda a cicatrizar as feridas abertas pelo evento traumático.

Além disso, o composto emergencial Five Flower (rescue remedy), que contém uma combinação de cinco essências florais, é uma boa dica para ajudar a aliviar a ansiedade de forma mais geral.

Como selecionar e tomar os florais de Bach?

Primeiramente, selecione os florais de Bach a partir das dicas acima, tendo como referência suas emoções em desequilíbrio. O ideal é não colocar muitas essências na sua fórmula. O Dr. Bach recomendava até seis florais.

Os florais podem ser diluídos em água e tomados diretamente. Você também pode solicitar a uma farmácia da sua confiança que prepare seu frasco de tratamento. Tome quatro gotas, quatro vezes ao dia. Se quiser mais detalhes de como preparar e tomar os florais de Bach, clique aqui.

Do mesmo modo, é importante ressaltar que os florais de Bach são uma terapia complementar. Muitos profissionais da saúde indicam essas essências em conjunto com outras formas de tratamento da ansiedade, como a meditação, a terapia cognitivo-comportamental, a aromaterapia, o Reiki ou mesmo a constelação familiar.

Se tiver dificuldades para encontrar a origem da sua ansiedade e os florais mais adequados, procure a ajuda de um terapeuta floral.

Em resumo: a ansiedade é uma resposta natural do corpo humano e afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O tratamento inclui terapia, medicação e mudanças no estilo de vida. Ela pode se tornar patológica quando é excessiva e persistente. Nesse caso, deve-se procurar a ajuda de um médico.

Os florais de Bach podem ser uma opção natural para ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade. Combinados com outras formas de tratamento, eles podem ser uma ferramenta eficaz para ajudar as pessoas a lidar com a ansiedade e melhorar a sua qualidade de vida.

Quer se aprofundar no assunto?

Leia aqui sobre uma pesquisa que mostrou os efeitos positivos dos florais de Bach em indivíduos ansiosos.

Para o topo