Os florais de Bach e o Grupo Preocupação Excessiva

O Grupo Preocupação Excessiva é um dos sete grupos emocionais criados pelo Dr. Bach após a descoberta dos 38 florais de Bach e reúne cinco essências.

Se dermos liberdade a tudo e a todos que estiverem ao nosso redor, descobriremos, por outro lado, que essa liberdade nos fará mais ricos de amor e bens do que éramos antes, pois o amor que liberta é o grande amor que nos aproxima.

Coletânea de Escritos de Edward Bach

Grupo Preocupação Excessiva

 

O Grupo Preocupação Excessiva reúne florais de Bach que auxiliam aquelas pessoas que, por uma questão de temperamento ou por circunstâncias da vida, atuam em função dos outros: seja para dar exemplo, para chamar a atenção, para se sentirem amados e admirados ou para controlar e manipular.

Você pode perceber que a liberdade sempre foi um tema muito caro ao Dr. Bach. No livro Cura-te a Ti Mesmo, ele fala sobre a relação que os pais devem ter com os filhos:

“A atitude dos pais deve ser a de dar ao recém-chegado toda a orientação espiritual, mental e física com o máximo de sua capacidade, sempre lembrando que o jovenzinho é uma alma individual que aqui veio para obter sua própria experiência e conhecimento e seguir seu próprio caminho de acordo com os ditames de seu Eu Superior. Deve-se lhe oferecer toda a liberdade possível para não prejudicar seu desenvolvimento”.

Em seus escritos, o Dr. Bach usa a palavra liberdade mais de 30 vezes! Ele chegou a escrever um pequeno livro a esse respeito chamado Liberte-se.

“Quanto mais nos libertarmos das influências externas e de outras personalidades, mais nossa alma pode nos usar para realizar Seu trabalho”.

Coletânea de Escritos de Edward Bach

Então, vamos ver quais as essências que podem nos ajudar a ter e dar mais liberdade, para que possamos viver uma vida mais plena e feliz?

Essência Eu me sinto Eu busco
Beech Crítico e intransigente Compreender os outros e ser tolerante
Chicory Possessivo porque sou carente Amar sem esperar algo em troca, desapego
Rock Water Rígido e perfeccionista Adaptabilidade e espontaneidade
Vervain Agitado, tenso e insistente Moderação e tranquilidade
Vine Autoritário e dominador Exercer o poder de forma positiva
Para o topo