Menopausa sem neura

Os florais ajudam as mulheres a passar por essa fase da vida com serenidade e sabedoria, aliviando – e muito! – os sintomas físicos e emocionais

Além dos famosos fogachos, ondas de calor intensas que causam sudorese
profunda, seguidas de frio, as oscilações de humor da enfermeira Lúcia Gonçalves estavam muito fortes desde o momento em que entrou na menopausa.

“Emocionalmente me sentia deprimida e por isso precisei fazer uso de medicamentos antidepressivos e ansiolíticos, pois acabei desenvolvendo síndrome do pânico”,

conta ela.

A ginecologista Dra. Carolina Corsini (CRM 109680), de São Paulo, explica que os sintomas climatéricos (climatério é o nome do período de transição entre a vida reprodutiva e a não reprodutiva da mulher, que engloba a menopausa) podem afetar qualquer mulher. “Mas a intensidade deles está relacionada a fatores genéticos e ambientais”, diz.

“A menopausa, que é a última menstruação da mulher, acontece porque o ovário para de produzir hormônios, feminino e masculino. Por isso ocorrem tanto os sintomas físicos como emocionais: diminuição da libido, calores, ressecamento vaginal, irritabilidade, insônia… O metabolismo tende a ficar mais lento e é comum ocorrer ganho de peso nesse período. Os índices de colesterol também podem piorar.”

Para passar por tanta mudança, Lúcia foi aconselhada por uma amiga a procurar a ajuda da terapia floral. “Ela me disse que seria uma alternativa para a harmonização emocional e física, além de desintoxicar o organismo dos medicamentos alopáticos. Eu sou enfermeira e, pelo meu conhecimento técnico, não queria utilizar estes medicamentos pelo grau de dependência
física e emocional que eles trazem”, diz.

Com o auxílio da terapeuta floral Ana Maria Uliana, de Maceió, iniciou o tratamento.

“Há muitos florais de Bach que podem ajudar nessa época a tratar, por exemplo, do medo do envelhecimento, de não ser desejada, da apatia, pânico, dos sintomas da depressão, impaciência, sentimentos de angústia e ansiedade”, enumera a terapeuta.

Lúcia diz que ganhou tanto bem-estar, que continua o tratamento com florais até hoje, mesmo com o fim do climatério.

“Eles me trouxeram um grande benefício tanto emocional quanto físico. Os fogachos diminuíram, passei a me compreender melhor e as causas que geravam a ansiedade e o pânico. Os florais modificaram a minha vida. Hoje, todos na minha família utilizam, até os meus gatos.”

Foto: ED IVANUSHKI

Contato: Ana Maria Uliana – Tel. (82) 99949-0322

Gostou desse artigo? Se quiser receber por email a 4a. edição da revista Essência Healing, clique aqui.

Para o topo