Menopausa sem neura

Os florais ajudam as mulheres a passar por essa fase da vida com serenidade e sabedoria, aliviando – e muito! – os sintomas físicos e emocionais

Além dos famosos fogachos, ondas de calor intensas que causam sudorese profunda, seguidas de frio, as oscilações de humor da enfermeira Lúcia Gonçalves estavam muito fortes desde o momento em que entrou na menopausa.

“Emocionalmente me sentia deprimida e por isso precisei fazer uso de medicamentos antidepressivos e ansiolíticos, pois acabei desenvolvendo síndrome do pânico”,

conta ela.

A ginecologista Dra. Carolina Corsini (CRM 109680), de São Paulo, explica que os sintomas climatéricos (climatério é o nome do período de transição entre a vida reprodutiva e a não reprodutiva da mulher, que engloba a menopausa) podem afetar qualquer mulher. “Mas a intensidade deles está relacionada a fatores genéticos e ambientais”, diz.

“A menopausa, que é a última menstruação da mulher, acontece porque o ovário para de produzir hormônios, feminino e masculino. Por isso ocorrem tanto os sintomas físicos como emocionais: diminuição da libido, calores, ressecamento vaginal, irritabilidade, insônia… O metabolismo tende a ficar mais lento e é comum ocorrer ganho de peso nesse período. Os índices de colesterol também podem piorar.”

Para passar por tanta mudança, Lúcia foi aconselhada por uma amiga a procurar a ajuda da terapia floral. “Ela me disse que seria uma alternativa para a harmonização emocional e física, além de desintoxicar o organismo dos medicamentos alopáticos. Eu sou enfermeira e, pelo meu conhecimento técnico, não queria utilizar estes medicamentos pelo grau de dependência física e emocional que eles trazem”, diz.

Com o auxílio da terapeuta floral Ana Maria Uliana, de Maceió, iniciou o tratamento.

“Há muitos florais de Bach que podem ajudar amenizar os desconfortos da menopausa, por exemplo, do medo do envelhecimento, de não ser desejada, da apatia, pânico, dos sintomas da depressão, impaciência, sentimentos de angústia e ansiedade”, enumera a terapeuta.

Lúcia diz que ganhou tanto bem-estar, que continua o tratamento com florais até hoje, mesmo com o fim do climatério.

“Eles me trouxeram um grande benefício tanto emocional quanto físico. Os fogachos diminuíram, passei a me compreender melhor e as causas que geravam a ansiedade e o pânico. Os florais modificaram a minha vida. Hoje, todos na minha família utilizam, até os meus gatos.”

Leia também sobre os óleos essenciais que auxiliam a amenizar os sintomas da menopausa

Foto: ED IVANUSHKI

Contato: Ana Maria Uliana – Tel. (82) 99949-0322

Para o topo