Aromaterapia para suavizar a menopausa

Leia nesta entrevista como os óleos essenciais podem ajudar a aliviar os desconfortos físicos e emocionais frequentes neste período

Além de aliviar sintomas físicos, a aromaterapia traz equilíbrio emocional para que a mulher madura desfrute da sua autonomia e amor próprio.

As mulheres são feitas de ciclos. Sentem a passagem do tempo em seus corpos de um jeito contundente. Na puberdade, a primeira menstruação anuncia o início da vida fértil. Lá na frente, com a chegada da meia-idade, a menopausa vem trazer profundas transformações e uma série de desconfortos que atingem, além do físico, o mental e o emocional.

Nesta conversa, a aromaterapeuta Beatriz Yoshimura, fundadora da Aromalife, explica como a Aromaterapia pode ser uma grande aliada do ser feminino nessa fase da vida. Os óleos essenciais e suas propriedades terapêuticas amenizam sintomas e contribuem para o equilíbrio interior, devolvendo, assim, o bem-estar e permitindo que a mulher aproveite esse período para olhar para si mesma, para se cuidar e se amar. Saiba mais, a seguir.

Como a aromaterapia pode ajudar as mulheres que estão na menopausa?

Os óleos essenciais ajudam tanto nos desconfortos físicos quanto mentais e emocionais, em diversas formas. Por exemplo: em inalações, cremes, massagens.

Quais são as principais demandas das mulheres que estão atravessando essa fase?

Os desconfortos são variados e, inclusive, variam de mulher para mulher, incluindo os famosos fogachos, prostração, depressão, suores noturnos, aumento de peso, secura vaginal, insônia, perda de libido etc (Leia mais sobre a sexualidade feminina, a chegada da menopausa e os florais indicados para esse contexto). A maior demanda, contudo, é aceitar e se adaptar a esta nova fase. Pode-se tentar adiá-la ao máximo e isto é algo sobre o qual ninguém fala. Porém, uma coisa é certa: com a aromaterapia muitos destes desconfortos podem ser minimizados ou até zerados.

A menopausa gera uma transformação profunda na mulher, tanto física quanto psiquicamente. Como a aromaterapia cuida de cada um desses aspectos?

O empoderamento feminino nesta fase é praticamente obrigatório, se até então não aconteceu. É o momento em que a mulher começa a olhar para si mesma em contraponto às demais pessoas, sejam filhos, companheiros(as), familiares, amigos. Portanto, é um momento de desacelerar e curtir mais a vida, sem tanto estresse. Ela pode usar óleos essenciais para a meditação, para empoderar-se, para se equilibrar.

A aromaterapia pode ser conciliada com a reposição hormonal? Há algum tipo de contraindicação?

Pode sim. Não há contraindicação. É importante dizer que há diferentes tipos de reposição hormonal. Existem, inclusive, alternativas naturais. As mulheres precisam se informar para poderem escolher o que melhor atende às suas demandas. Por exemplo, os óleos de gerânio, rosa e sálvia-esclareia, diluídos em gel a 2%, podem ser aplicados na região do ventre todos os dias. Eu, particularmente, também tomo o óleo de prímula, dois gramas por dia, além de maca peruana e trevo vermelho em cápsulas, diariamente.

Que benefícios costumam ser notados pelas mulheres que buscam esse tratamento complementar?

Redução dos desconfortos, como diminuição nos fogachos, melhor lubrificação vaginal, mais ânimo, mais libido, maior qualidade no sono. (Conheça os pontos da acupuntura que auxiliam quadros de insônia e desânimo)

Pode compartilhar algum caso em que a aromaterapia gerou benefícios significativos na vida de uma mulher na menopausa?

Em um grupo de estudos de menopausa e aromaterapia, os principais benefícios observados foram o autoconhecimento, o aumento da intuição e a redução dos calores.

Inclusive, uma das participantes, que sofria de vitiligo, percebeu a redução das lesões, significando que emocionalmente houve uma ação relevante. Em outro caso, a participante voltou a menstruar.

Na nossa cultura, a menopausa é vista como uma fase de declínio e perdas na trajetória feminina. A aromaterapia tem uma visão diferente?

Não, a aromaterapia trabalha com os desconfortos. Por outro lado, a ginecologia natural aliada à aromaterapia sim, trabalha nas mulheres todos os ciclos de sua vida, valorizando cada um deles, desde quando ela começa a menstruar até quando chega à menopausa, quando se torna a mulher-anciã. Para cada fase usamos óleos essenciais diferentes. Um que pode ser usado em todas é o de gerânio, grande equilibrador.

Quando a mulher lida com a menopausa de um jeito cuidadoso e amoroso com o seu ser, esse processo tende a ser mais tranquilo?

Sim, certamente, porque a primeira coisa a se fazer é se aceitar, é justamente refutar o que a sociedade diz em relação a esta fase, que a mulher perde seu valor. Pelo contrário, ela tem ou deveria ter mais tempo para aproveitar a vida, tem mais experiência e não se deixa enganar tão fácil, tem maior conhecimento sobre sua sexualidade e seu prazer, não depende mais de outras pessoas para quase nada. Em geral, tem independência financeira.

Acima de tudo, a mulher precisa desacelerar de atividades extenuantes e se tratar com mais carinho, fazer o que gosta, descartar o que e quem não lhe faz bem.

E um óleo essencial fundamental para tudo isto é a sálvia-esclareia, que é diferente da sálvia comum. Ela é empoderadora e faz com que a mulher finalize ciclos e histórias antes intermináveis. Assim, ela tem mais autoconfiança, autoestima e coragem para fazer o que antes não conseguia. Em suma, a sálvia-esclareia tira a vergonha e dá ousadia. A rosa também é importante, já que é a rainha das flores e do amor incondicional e do amor próprio. Ou seja, ela ajuda a mulher a se perdoar por seus erros e se orgulhar de todas as realizações.

O que você diria para as mulheres que estão vislumbrando a chegada da menopausa com medo e desânimo?

Em primeiro lugar, que elas enxerguem a menopausa como uma oportunidade de serem mais como elas mesmas já foram um dia e deixaram de lado para poder cuidar de filho, marido, familiares, patrões, e aproveitem a vida de uma forma mais leve e bem-humorada. Porque, ao continuar no mesmo ritmo, o corpo e os hormônios cobram e todos os desconfortos serão sentidos de forma mais intensa. Então, basta apreciar a vida e usar os óleos essenciais, seja meditando, em massagens, em banhos de imersão, no colar aromático, no ambiente etc.

Conheça os óleos essenciais mais indicados para a menopausa:

Sálvia-esclareia: Empoderadora. Consolida, desse modo, a autoconfiança e a autoestima.

Bergamota: Antes de tudo, esse óleo essencial traz leveza e bom-humor.

Ylang-ylang: Estimula a autoaceitação, a autoestima, bem como a libido.

Gerânio: Ajuda a equilibrar os hormônios e, dessa forma, os humores. Da mesma forma, ele beneficia a pele e os cabelos.

Rosa: Facilita o processo de se amar, perdoar os outros, se perdoar, se equilibrar em todos os sentidos. Acima de tudo, ele faz a mulher se sentir uma rainha.

Néroli: Acalma a ansiedade, mesmo que crônica, auxilia em insônias e na depressão, bem como nos cuidados da pele.

Sândalo: Favorece a meditação e o centramento. Como resultado, ele ajuda a pessoa a serenar e a namorar com calma.

Cardamomo: Apimenta as relações, como o grande afrodisíaco que ele é.

Capim-limão: Também conhecido como lemongrass, auxilia na depressão e na ansiedade, acalmando todas as tensões durante o dia, ao mesmo tempo em que favorece o sono à noite.

Litsea cubeba: Auxilia nas angústias e no aperto no peito, desconforto que se manifesta em alguns casos na menopausa.

 Laranja: Acalma e proporciona um sono bom.

Funcho-doce: Regulador hormonal e diurético, reduzindo inchaço e ajudando na autoexpressividade.

Beatriz Yoshimura

A paixão de Beatriz Yoshimura pelos óleos essenciais e suas propriedades terapêuticas levou-a a criar a Aromalife, distribuidora de produtos de aromaterapia.

Em 2000, depois de ler “A Arte da Aromaterapia”, de Robert Tisserand, sua vida nunca mais foi a mesma. Ela fez as malas para passar seis meses na Inglaterra em um curso de formação de aromaterapeutas, no Tisserand Institute. Na volta, deixou a carreira de consultora financeira e, grávida, encarou o desafio de recomeçar em uma nova profissão e abrir o próprio negócio.

Atualmente, a Aromalife oferece produtos de aromaterapia com qualidade assegurada e preço justo para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas, tornando a aromaterapia mais conhecida e acessível.

Contato

Aromalife

(11) 5082-2128 / 5573-1965

www.aromalife.com.br

Se interessou pelo tema? Então, saiba como lidar com as mudanças corporais na menopausa  e como respeitar suas necessidades nutricionais nesta entrevista com a nutricionista Sophie Deram. Clique aqui!

Para o topo