Estética do bem-estar com mais consciência

Ao cuidarmos da estética e do bem-estar com mais consciência, aprofundamos o autoconhecimento e, de quebra, preservamos o planeta.

Qual foi a última vez que você tocou a sua pele com gentileza? Silêncio. Reflexão. E, sejamos francos, um certo embaraço. Corremos tanto, tanto, que esquecemos de nos ofertar cuidados tão simples como este. Não é verdade? Então, vem o Slow Beauty nos lembrar que podemos zelar pela beleza de forma orgânica e lúcida. Adepta desse movimento global, a jornalista Marcela Rodrigues, especialista em beleza natural, consumo consciente, herbalista e autora do site a Naturalíssima, garante que é possível encontrar uma maneira, como ela define,“mais responsável, desacelerada e gentil de cuidar da estética e do bem-estar, enfim, da beleza”.

Nas palestras, oficinas e workshops que ministra Brasil afora, Marcela amplia e aprofunda o tema, desvinculando o sentir-se belo com medidas pragmáticas e, não raro, invasivas.

“Beleza natural vai além de fórmulas e produtos. É sobre respeito a si mesma, à natureza, intuição, bem-estar e vitalidade. É cuidar desse corpo que nos possibilita viver essa vida. Acredito que a beleza inspira e empodera”.

Para muitas pessoas, acostumadas às mensagens publicitárias, que levam a beleza para o campo do consumo e lá estacionam, a proposta do Slow Beauty ainda soa enigmática. Afinal, como podemos nos aproximar dessa compreensão tão inspiradora? A resposta nos leva à intuição, que, segundo a especialista, é a raiz do autocuidado.

“Se me conheço bem, me toco, me ouço, sei qual é o autocuidado ideal para cada momento. Seja correr no parque, me dar de presente uma massagem, ler, meditar ou fazer uma máscara facial”, exemplifica.

Nascida e criada em Barra Mansa, interior do Rio de Janeiro, Marcela cresceu numa casa com quintal, onde se cultivava horta e as ervas eram parte do dia a dia, inclusive para a beleza. Assim, desde pequena, aplicava as receitas caseiras e misturinhas naturais indicadas por sua mãe.

“Era chá no cabelo, máscara de fruta no rosto, xarope natural”, ela lista.

Trouxe essa bagagem para São Paulo, onde mora desde 2009, e, na capital paulista, encontrou mais pessoas conectadas com seus ideais de sustentabilidade. Isso porque o Slow Beauty está diretamente ligado à preservação do planeta. Por isso, o conceito de “beleza limpa”.

“Em termos de cosméticos, são fórmulas livres dos principais ativos tóxicos que, segundos pesquisas e estudos, estão envolvidos em doenças, desequilíbrio hormonal e, claro, impacto negativo no meio ambiente. Mas é também um cuidado sem excessos, seja em questão de quantidade de produto, fórmulas ou geração de lixo. É sobre responsabilidade”, ressalta.

Por uma vida mais simples

A questão da saúde é central nesse modo de ver a beleza e ganha um viés holístico. Segundo Marcela, isso acontece porque, quanto mais nos informamos, mais adquirimos discernimento para guiar nossas escolhas em vários aspectos da vida.

“As pessoas têm percebido o quanto a grande indústria nos entope de fórmulas tóxicas. E, ao mesmo tempo, há um despertar da consciência que nos faz questionar o impacto da vaidade também no meio ambiente, na nossa autoestima, nos padrões de comportamento. Há uma busca por uma vida mais simples. E isso impacta em todo tipo de consumo”, ela reflete.

No trabalho que desenvolve, Marcela ainda estabelece uma ponte entre o resgate de saberes ancestrais, como chás, banhos, ervas medicinais, além de outras ferramentas milenares de cura, e o empoderamento feminino. “Sempre tive conexão com ervas, com o feminino, com os rituais. Acredito que, quanto ritualizamos, colocamos intenção e a magia acontece”, poetisa. Para ela, esses instantes sagrados despertam uma beleza que vem de dentro, que é fruto da autoestima, do auto-conhecimento, bem como da aceitação e da vitalidade.

Os rituais de autocuidado podem ser um convite para estarmos verdadeiramente presentes nesses momentos em que a atenção se volta para si mesmo, trazendo bem-estar, energia, intimidade e, como destaca a jornalista, até uma desconstrução do que é beleza. Ela explica melhor:

“Quando é cercado de presença e gentileza, o ritual possibilita tantos caminhos que a estética fica em último plano. Mas, claro, cuidar do corpo também é importante! Afinal é ele que nos traz sinais emocionais, que nos ancora nessa vida terrena. Cuidar do corpo é tão importante quanto cuidar da mente. Só que precisamos quebrar o excesso de cuidado que é fruto de padrões impostos pela sociedade e pela indústria”, defende.

Filha do interior, a pesquisadora extrai o melhor de ervas, sementes, flores e legumes. E, como boa jardineira, semeia seu lema:

“Sou do time: mais rituais, menos produtos”.

A seguir, Marcela indica quatro receitas naturais de beleza para o dia a dia:

Máscara facial secativa de fubá e hortelã para peles oleosas

Máscara facial para pele oleosa

Foto: Site anaturalissima.com.br

Ingredientes

1 colher (sopa) de fubá
2 colheres (sopa) de iogurte natural (ou leite de aveia para a versão vegana)
1 punhado de folhas de hortelã maceradas

Passo a Passo

Misture bem o fubá, o iogurte e as folhas de hortelã maceradas (deixe um punhado separado para fazer um chá). Aplique em todo o rosto e deixe agir por 15 minutos. Enquanto isso, faça um chá de infusão com as folhas de hortelã e deixe esfriar.

Ao passar o tempo de aplicação da máscara, remova com água corrente. Depois, borrife o chá de hortelã (frio ou gelado!) direto no rosto ou aplique com a ajuda de uma toalhinha ou disquinho de crochê.

Após remover a máscara com água, borrife ou passe (com uma toalhinha) o chá de hortelã frio ou gelado na pele.

Esfoliante corporal de café, com efeito anticelulite

Esfoliante caseiro

Foto: anaturalissima.com.br

Ingredientes

Pó de café: além da textura em pó promover uma esfoliação bem suave, o café tem propriedades termogênicas que atuam direto na circulação (o desequilíbrio desta função é uma das grandes causas da celulite).

Açúcar cristal: (a ação dele é a líder desse trio que remove as células mortas).

Azeite: Ele dá a textura cremosa que une os dois ingredientes, evita que o açúcar arranhe a pele, hidrata e faz a função de carreador do óleo essencial. Mas você também pode usar óleo de semente de uva, abacate, amêndoas, gergelim. Desde que seja 100% vegetal.

Óleo essencial: como lavanda (anti-inflamatório), laranja-doce (depurativo) e junípero (diurético) têm efeito desintoxicante e ativam a circulação. Escolha um deles e pingue quatro gotas em um potinho de 50 ml.

Passo a passo

Para não errar na mão e criar uma fórmula líquida demais (a sujeira sob o chuveiro será maior e os grãos de açúcar podem machucar a pele), coloque primeiro o café e o açúcar. Misture os dois.

Aos poucos, vá adicionando o óleo de sua preferência e misture. Quando conseguir uma textura bem pastosa, você criou o seu esfoliante.

O importante é conseguir uma textura bem cremosa, na qual os grãos de açúcar se destaquem. Afinal, eles serão os protagonistas na missão de remover células mortas.

Sérum Facial, com efeitos regenerador e antioxidante

Serum facial natural

Foto: anaturalissima.com.br

Ingredientes

1 frasco de vidro âmbar 30 ml
30 ml de óleo vegetal de semente de uva
5 gotas de óleo essencial  de gerânio
3 gotas de óleo essencial de olíbano

As funções: o óleo de semente de uva é rico em ácido linoleico (ômega 6), vitamina E e antioxidantes. O gerânio, além das propriedades sutis ligadas ao amor-próprio, autoestima e carinho na alma, é um regenerador celular. Da mesma forma, o óleo essencial de olíbano também é muito associado à capacidade de melhorar o aspecto da pele.

Indicado para: todo os tipos de pele, sobretudo as maduras. Peles mais jovens, troque o olíbano pelo óleo essencial de lavanda.

Como fazer: coloque o óleo vegetal no frasco, mas não deixe transbordar. Pingue os óleos essenciais escolhidos, tampe e agite por 10 segundos. Deixe descansar em uma base plana por 5 minutos. Está pronto. O prazo de vencimento vai de acordo com a validade da matéria-prima usada (então verifique as datas de todos os óleos). Guarde num local longe do calor e da luz do sol.

Como usar: aplique, diariamente, com a pele limpa, cerca de 4 gotas do sérum. Evite o exagero! Ao aplicar, faça movimentos circulares e ascendentes com bastante delicadeza.

Dica extra: quando vou fazer qualquer um dos meus cosméticos, crio um ambiente holístico e propício para boas energias: coloco uma música agradável, acendo incensos ou borrifo um aromatizador no ambiente. Em cada passo da receita, mentalizo coisas boas e agradeço a natureza.

Chantilly corporal para peles secas

Chantilly corporal

Foto: anaturalissima.com.br

Ingedientes

80g de manteiga de karité
120g de manteiga de cacau
100g de óleo de coco
80 g de óleo vegetal (semente de uva, castanha ou jojoba)
20 gotas de óleo essencial (laranja-doce ou lavanda)

Passo a passo

Junte as manteigas e o óleo de coco em um refratário de vidro.
Derreta tudo em banho-maria. Mas não deixe ferver!
Adicione o óleo vegetal e misture.
Leve à geladeira por três horas ou até endurecer.
Bata até a mistura ganhar a consistência de um chantilly super hidratante.
Adicione o óleo essencial.
Guarde em potes de vidro esterilizados e longe da umidade. 

Marcela Rodrigues

Marcela Rodrigues

Fluminense vivendo em São Paulo, ama um pé na terra, mas também a rotina cultural da cidade grande. Jornalista de comportamento, beleza e bem-estar há quase uma década, também já escreveu sobre nutrição e bem-estar para as maiores revistas do ramo no País.

Fundou o a Naturalíssima em 2014, um dos blogs pioneiros no tema, para compartilhar seus achados em uma jornada natural. O blog virou uma plataforma de conteúdo, ganhou instagram, YouTube, Newsletter e projetos especiais. No site o conteúdo aponta caminhos para uma beleza holística e consciente, além de soluções para conquistar bons (e sustentáveis) hábitos de bem-estar no dia a dia. Nas outras redes, há espaço para experiências pessoais.

Nos últimos anos, Marcela tem estudado aromaterapia, alimentação consciente e desenvolvimento sustentável. Se formou como instrutora de hatha yoga e meditação, entre outras terapias holísticas. Segue pesquisando beleza natural e ancestralidade feminina, habilidades que se somam às rodas de conversa, vivências e workshops que realiza com o intuito de promover o desenvolvimento humano por meio de práticas de autocuidado e ligação com a sustentabilidade.

Além do conteúdo exclusivo para o anaturalissima.com e das vivências, cria conteúdo personalizado para marcas conscientes e dá consultoria de comunicação ética e de beleza natural.

Contatos
www.anaturalissima.com
anaturalissima@gmail.com
Instagram: @anaturalissima
You Tube: aNaturalíssima

Para o topo