Óleo Essencial de Laranja Doce

O óleo essencial de laranja doce (Citrus aurantium dulcis) tem um aroma cítrico, levemente doce que evoca memórias positivas relacionadas à saúde e felicidade, além de resgatar a leveza e a doçura infantil.

Planta

A laranjeira é uma árvore de pequeno porte, com uma ramificação intensa na copa. A planta prefere climas mais quentes. O Brasil é o maior produtor mundial de laranja e o óleo essencial, produzido aqui a partir da casca do fruto, é reconhecido como um dos melhores do mundo.

Quando usar

Equilibrante e revigorante, o óleo essencial de laranja doce age positivamente sobre o esgotamento físico e mental. Além disso, ele alivia o cansaço e minimiza o sentimento de ansiedade.
No ambiente, ele cria uma atmosfera envolvente, que oferece segurança e equilíbrio, auxiliando, inclusive, situações de medo, como por exemplo: medo do escuro, medo de dirigir…
Seu aroma combina com ambientes de trabalho, estudo e concentração.

Curiosidade

O óleo essencial de laranja doce é um excelente estimulante do apetite (principalmente de crianças com dificuldades para se alimentar) e da digestão. Além disso, ele age como um tônico estomacal e digestivo.

Cuidados

Se usar esse óleo na pele, evite expor a área de aplicação à luz solar, bem como usá-lo em composições de iodo ou formulações oxidantes fortes. Do mesmo modo, ele pode irritar a pele se aplicado em excesso.

Fonte: Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais: Terapias de Saúde e Beleza

Para o topo