Óleo Essencial de Lavanda

O óleo essencial de lavanda (Lavandula angustifolia, Lavandula officinalis, Lavandula vera) tem um aroma floral doce. É o principal óleo para combater o estresse. Não por acaso, é o óleo mais consumido no mundo!

Planta

Para a produção desse óleo essencial, utiliza-se toda a planta, um arbusto pequeno e perene. A lavanda nativa é encontrada em diferentes países no sul da Europa, na África e alguns países asiáticos. A França produz o melhor óleo essencial de lavanda do mundo e é um dos maiores produtores dessa erva.

Quando usar

Estresse, insônia, tensão nervosa, tensão muscular, feridas e pancadas, coceiras…
São todas situações onde esse óleo essencial será o grande aliado, atenuando a ansiedade e tensão, ao mesmo tempo em que auxiliando processos de cicatrização da pele.
Quer um exemplo? No caso de insônia, 1 gota no travesseiro proporciona uma reparadora noite de sono. Por fim, lembre-se do óleo essencial de lavanda quando estiver buscando um colo, a calma, ou mesmo o resgate da serenidade e da harmonia.

Curiosidade

Quando quiser deixar o tratamento de qualquer óleo essencial mais suave e seguro, aplique-o combinado com o óleo essencial de lavanda, pois ele possui a qualidade de modular o efeito de outros óleos essenciais.
Por exemplo: no tratamento de frieira utiliza-se o óleo essencial de melaleuca. Esse, por sua vez, possui uma capacidade desidratante natural, que faz o local da aplicação ressecar. Dessa forma, podem ocorrer rachaduras na pele e reincidência do problema. Ao se combinar com o óleo de lavanda, esse efeito negativo do óleo essencial de melaleuca é amenizado.

Cuidados

Não se conhecem contraindicações para esse óleo essencial, podendo, inclusive, aplicá-lo diretamente na pele em doses mínimas: uma ou duas gotas no máximo.

Fonte: Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais: Terapias de Saúde e Beleza

Para o topo