Red Chestnut: Será que pensamentos negativos, mesmo que não expressos, geram algum impacto?

“Assim deve ser a atitude do pai para com o filho, do mestre para com o discípulo, e do amigo para com o amigo, distribuindo cuidado, amor e proteção tanto quanto possa ser necessário e benéfico, sem interferir, em momento algum, na evolução natural da personalidade, pois isto deve ser ditado pela Alma.”

Coletânea de Escritos de Edward Bach, página 160-174

Do que se trata?

Você acha difícil não se sentir ansioso por outras pessoas? Por exemplo: se seu marido tem que viajar de avião, sempre fica pensando que o avião pode cair; se seu filho sai à noite, você fica com medo de que ele sofra um acidente de carro, ou um assalto, ou de que beba muito …

Pensamentos negativos, mesmo que não expressos, têm um impacto poderoso. Por que não pensar positivo e confiar que todos nós conseguimos nos proteger e nos manter seguros?

É esta a lição que Red Chestnut nos ensina.

Planta

Red Chestnut é uma planta híbrida , tem um porte pequeno e flores vermelhas. Ela é fruto de um cruzamento entre A. hippocastanum, White Chestnut, outra planta do sistema Bach e A.pavia, o Red Buckeye do sul dos Estados Unidos.

Semelhante a White Chestnut, que lida com pensamentos repetitivos, Red Chestnut também tem pensamentos que não dão tranquilidade, mas estes pensamentos têm um foco: a preocupação excessiva com aqueles a quem ama.

Curiosidade

Conta a história que o Dr. Bach trabalhava no jardim de sua casa, quando se cortou. A reação de seus amigos foi de extrema preocupação com ele. E foi essa postura que mais incomodou o Dr. Bach: ele percebeu que o medo e a ansiedade de seus amigos em relação à sua condição fizeram com que a situação ficasse ainda pior. Um ou dois dias depois disto, ele encontrou Red Chestnut e preparou a essência pelo método de fervura.

Grupos

Red Chestnut  faz parte do grupo dos 19 Complementares, ou seja, é um estado que corresponde a respostas emocionais a eventos traumáticos.

Conheça outras essência do Grupo 2 – Medo

Essência Eu me sinto Eu busco
Mimulus Timidez e medos comuns (de adoecer, avião, bichos, escuro…)
Ousadia para enfrentar meus medos
Rock Rose Terror e pavor
Coragem e clareza mental
Aspen Medos inexplicáveis e pressentimentos ruins
Estabilidade e confiança
Cherry Plum Medo de perder o controle e cometer uma loucura
Uma mente calma e serena
Red Chestnut Medo de que algo ruim aconteça aos outros Acreditar no bem estar alheio

“Todo o medo deve ser eliminado; ele nunca deveria existir na mente humana, e somente é possível quando perdemos de vista nossa Divindade.” 

Dr. Edward Bach

Para o topo