Florais para transcender o narcisismo

As essências nos ajudam a equilibrar o desejo humano de ser reconhecido e a capacidade de contar com os próprios recursos

Na linguagem cotidiana, narcisista é aquele que só tem olhos para si. Vive para atender às suas necessidades e, com isso, acaba minando as relações e, consequentemente, o próprio desenvolvimento. Como é de se esperar, esse jeito de viver, excessivamente orientado pela própria imagem, traz boas doses de sofrimento.

Afinal, precisamos da troca, do dar e do receber genuínos, livres das cobranças e anseios da vaidade.

“A terapia floral vai buscar as causas desse sofrimento. As essências apoiam o processo terapêutico, ajudando o indivíduo a entrar em contato com a dor, entender por que ela está aí e que mudanças são necessárias, promovendo um novo nível de consciência e equilíbrio”, explica a terapeuta floral Lizete de Paula.

Uno com o todo

Se observarmos bem, o narcisista vive num estado de “solidão de alma”, como define Julian Barnard. Felizmente, o isolamento pode se transformar em “plenitude de alma”.

O indivíduo pode deixar de ser aquela pessoa que só fala de si, sem oferecer espaço ao que se passa com seus semelhantes, se for capaz de sentir a interligação de todas as coisas.

“Enquanto nos outros seres vivos essa conexão é inata, no ser humano precisa ser desenvolvida. A conexão com sua humanidade e dela com o todo”, lembra Lizete.

O amor é a base

Por trás da disposição de alma egocêntrica, não raro, está o desamor. “Amor que a pessoa nunca recebeu, amor que deu e foi rejeitado ou traído, amor usado para manipulá-la ou controlá-la.

Buscar o amor dentro de si é a grande proposta dos florais. O amor é a base do bem-estar na vida”, sintetiza a terapeuta.

Claro que todos nós, em alguma medida, somos narcisistas, tal qual nos conta o mito de Narciso. Belo jovem que rejeita o amor de uma ninfa e tem por castigo apaixonar-se pela própria figura refletida no riacho.

“O desenvolvimento do Eu necessita do autorreconhecimento para a formação da identidade. Se não nos reconhecemos, como podemos nos relacionar com o outro, que funciona sempre como um espelho, refletindo de volta nossa imagem?”, pondera Lizete.

Mas, alerta a especialista, não nos enganemos. Uma pessoa pode ser extremamente generosa e dedicada aos outros ou a uma causa social, quando, no fundo, está sendo movida por seu narcisismo. Almeja ser reconhecida por seus feitos. E, quando isso não acontece, ela se sente injustiçada e sofre.

Equilíbrio possível

O desafio da jornada humana é justamente dosar o quanto recorremos ao espelho alheio e o quanto contamos com os nossos referenciais internos. Até encontrarmos a desenvoltura para estar só e com o outro, ver e ser visto, falar e ouvir, validar e ser validado.

Você pode questionar: Como se perceber efetivamente parte de uma teia muito maior do que a ânsia por atenção e afirmação? Como bem lembra Julian Barnard, basta irmos ao campo para notarmos como cada planta, animal e inseto vive sua totalidade sem se separar da trama urdida pelo cosmos.

Ao invés de se afogar no rio, fascinado pela própria beleza, Narciso pode enxergar nas águas a matéria viva de todas as coisas.

Confira a seguir os florais de Bach que podem ser importantes para transcender o narcisismo, lembrando que cada ser é único e, portanto, precisa ser tratado de maneira singular.

Centaury: fortalece o Eu, para que a pessoa não necessite do reconhecimento dos outros para ser feliz e realizar seu trabalho.

Heather: indicada para aqueles que só falam de si. Ajuda a despertar a conexão com o todo.

Water Violet: auxilia o indivíduo a lidar com a condição de orgulho e com o isolamento.

Walnut: essência fundamental para permitir a mudança.

Lizete de Paula

Terapeuta floral desde 1990, Lizete de Paula é especialista em Terapia Floral  pelo HESFA/UFRJ, tendo feito cursos com pesquisadores internacionais e nacionais, no Brasil e no exterior.

Facilitadora credenciada pela Healingherbs para o curso Aprenda a usar os  Florais de Bach Healingherbs, também foi professora do Curso de Especialização em Terapia Floral do HESFA/UFRJ, turmas 2007, 2010 e 2013.

Atual presidente da Rioflor – Associação de Terapeutas Florais do Estado do Rio de Janeiro, realiza atendimentos e também atua como palestrante em eventos sobre Terapia Floral.

Para o topo