Floral concentrado ou manipulado? As 5 perguntas mais frequentes

Descubra as diferenças entre as várias maneiras de tomar os florais de Bach

Floral concentrado ou manipulado?

Floral concentrado ou manipulado, diluídos, fórmulas, combinação de florais… Desde que o médico inglês Dr. Edward Bach encontrou essas essências, na década de 1930, elas se espalharam pelo mundo, ganharam adeptos e diferentes apresentações comerciais.

Nesse post, trouxemos as cinco dúvidas mais frequentes em nossos canais de comunicação, no que se refere às apresentações, ou diluições, dos florais de Bach.

Vamos lá:

1. Qual a diferença entre o floral estoque e o floral manipulado?

Antes de mais nada, é importante entender o que significa cada um desses termos. No livro Os Doze Remédios Curadores e os Sete Auxiliares, o Dr. Bach explica como são preparados os florais de Bach, desde a essência-mãe (ou matriz), passando pelo estoque concentrado e chegando ao frasco de tratamento ou floral manipulado. Dessa forma, temos as seguintes etapas:

I. A essência-mãe, ou matriz:

É aquela preparada pelo produtor dos florais de Bach. No caso da Healingherbs, a matriz é preparada a partir de plantas silvestres, próximo ao local onde elas crescem e foram colhidas. Além disso, em seu preparo são utilizados água de nascente e conhaque orgânico na proporção de 50% de cada um deles. A essência-mãe será usada no preparo do frasco de estoque concentrado.

Preparando a essência-mãe de Impatiens

II. O floral estoque concentrado:

Os laboratórios de florais são responsáveis por essa etapa ou diluição. Preenche-se um frasco com conta-gotas com conhaque, que atua como conservante, e acrescenta-se duas gotas da essência-mãe.  Dessa forma, a mistura consiste na diluição de 1 parte da essência-mãe para 400 partes de conhaque (1:400). Aqui, um dado importante: A Healingherbs prepara os florais de Bach seguindo rigorosamente as instruções do Dr. Bach. Por isso, o frasco de estoque possui apenas o conhaque e a essência-mãe, ou seja não se acrescenta água ao brandy. E por que? Segundo Julian Barnard, autoridade no assunto e diretor da Healingherbs:

Só assim conseguimos preservar a informação e a qualidade do estoque original.

Uma informação interessante é que um frasco de 10ml do floral estoque concentrado rende até 80 fórmulas manipuladas, pois ele possui aproximadamente 160 gotas e no preparo do frasco de tratamento, conforme você verá abaixo, são utilizadas duas gotas de cada essência.

Floral concentrado ou estoque

III. O frasco de tratamento ou floral manipulado:

Nesse terceiro passo, preenchemos um frasco de 30ml com um pouco de conhaque (que atua como conservante da mistura) e completamos com água mineral. Em seguida acrescentamos duas gotas de cada essência escolhida. Por exemplo: se estivermos trabalhando uma situação de medo e trauma, acrescentamos duas gotas do floral estoque Mimulus e duas gotas do floral estoque Star of Bethlehem. Farmácias homeopáticas ou de manipulação fazem esse preparo, bem como os terapeutas florais. Caso você tenha as essências, você pode misturá-las em casa. Se tiver dúvidas de como fazer, dê uma lida no post Como tomar os florais de Bach.

2. O efeito do floral concentrado é o mesmo do floral manipulado?

Diferente da abordagem alopática, quando se trata dos florais de Bach leva-se em consideração a qualidade da informação e não a quantidade ou concentração da mesma.

Portanto, sim, as duas diluições promovem o mesmo benefício.

3. E em relação à validade: as duas formas (concentrado e manipulado) duram o mesmo tempo?

Não. Como o estoque concentrado tem aproximadamente 40% de álcool (=teor alcoólico do conhaque), a mistura pode durar até cinco anos sem sofrer alterações, se você armazenar o frasco corretamente, ou seja, na posição vertical, em local fresco, seco e ao abrigo da luz.

No caso do frasco de floral manipulado, a quantidade de álcool é muito menor. Por isso, o líquido pode apresentar fungos depois de algumas semanas, ou até dias, caso seja exposto ao calor ou sofra uma contaminação por um agente externo, como o contato da boca com a cânula, ou um frasco que não tenha sido devidamente inativado, por exemplo.

4. Quando devo usar o floral estoque concentrado?

Em alguns casos, é prático ter o estoque em casa. Por exemplo: caso você utilize sempre os mesmos florais, é melhor ter a essência à mão. Assim, você não depende de terceiros para preparar sua fórmula quando precisar.

Nesse caso, Julian diz:

De acordo com as instruções do Dr. Bach, o floral estoque é preparado com conhaque: basta colocar duas gotas das essências escolhidas em um copo com água e beber a mistura durante o dia.

Por outro lado, caso vá usar a combinação de florais por um período menor, é mais econômico solicitar o preparo da fórmula numa farmácia de sua confiança. Se você não tiver o contato de estabelecimentos sérios que manipulam os florais, entre em contato pelo WhatsApp da Healing e nós podemos lhe ajudar.

5. O que são as fórmulas prontas encontradas em pontos de venda?

As fórmulas ‘prontas para uso’ são combinações de florais que abordam sintomas específicos. Por exemplo: fórmula para ansiedade, para medo… Normalmente, farmácias ou laboratórios fazem esses preparos. Essas fórmulas prontas abordam um sintoma de maneira geral. É um processo diferente daquele que o terapeuta floral desenvolve, pois esse profissional cria uma fórmula específica para o cliente, a partir do recurso terapêutico. Por isso, uma fórmula pronta para o medo pode conter diferentes essências que abordam esse tema, mas talvez não trate o trauma, que, em determinados casos, pode ser a raiz desse desequilíbrio. Sendo assim, nossa recomendação é que, ao optar pelos florais, considere fazer uma autoanálise para descobrir a origem do seu incômodo. No post Como escolher os florais de Bach? você encontra algumas dicas. Mas se achar difícil conseguir respostas, procure o auxílio de um terapeuta floral.

Para o topo