Alunos de enfermagem entram em contato com o legado do Dr. Bach

Alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás fazem a formação do curso de florais de Bach da Healingherbs, promovido pelo Instituto Healing

Quando pessoas que compartilham o mesmo sonho se juntam para criar algo, o resultado tem grande chance de ser muito positivo. Ainda mais quando esse sonho é em nome do bem-estar coletivo. Foi isso o que ocorreu com a união da Healing, da terapeuta floral Antonieta Bonifácio dos Reis e da professora Calíope Pilger.

Tudo começou quando Calíope, que ministra aulas no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Catalão- GO, convidou Antonieta para fazer a palestra intitulada Florais de Bach – Uma Ferramenta em Autocuidado. Dessa palestra, surgiu o interesse em convidar a terapeuta a dar o curso de formação em florais de Bach aos alunos da Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Complementares (LAPIC) e para aqueles que trabalham em serviços comunitários na cidade.

“Para mim, o objetivo de ter dado esse curso foi também a necessidade de levar o legado de Edward Bach para mais pessoas, com um valor que pudessem pagar, e que expandiria o uso de florais na comunidade e pela universidade”, explica Antonieta, facilitadora do curso de florais de Bach da Healingherbs.

Com a ajuda da Healing, o curso pôde acontecer. “Nós representamos no Brasil o curso social de Florais de Bach. Esse curso já foi ministrado para mais de mil pessoas, na sua maioria agentes comunitários de saúde situados na periferia das grandes cidades, na região norte do Brasil e em regiões afastadas dos grandes centros. E esse é o objetivo do curso: fazer com que os florais cheguem até populações menos favorecidas. Nesse processo, nós preparamos o material que será utilizado em sala de aula, repassamos para o grupo a preço de custo e emitimos os certificados pelo Instituto Healing”, explica Luciana Chammas, diretora executiva da Healing.

Acomodados em uma escola de ioga – local cedido pela dona do espaço, que é amiga de Calíope –, durante dois fins de semana, 19 alunos, de 21 a 40 anos, puderam adentrar profundamente nos ensinamentos do Dr. Bach e de todo o sistema floral criado por ele. Além disso, fizeram várias atividades, como meditação e dança circular, para que o autoconhecimento de cada um dos participantes também fosse trabalhado.

“Fizemos vários momentos de reflexões pessoais e coletivas. Se eu tivesse que elencar algo em específico, que mais me tocou, seria a possibilidade de autoconhecimento a mim ofertada. Consegui terminar o curso com uma visão mais humana e ampla sobre mim mesmo, o que me deixou extremamente feliz. A partir de uma visão mais integral sobre quem sou, consegui também enxergar os outros de uma forma maior”, conta Gabriel Vieira de Aguiar, aluno do 9º período do curso de Enfermagem.

Para Luciana, essa é uma das belezas do curso, que tem como foco o autoconhecimento e a assinatura da planta. “É como sempre digo, não há como cuidar do outro sem antes cuidar de si mesmo. E é muito bonito ver nesses cursos sociais a alegria das pessoas ao se encontrarem numa essência ou numa descrição da assinatura da planta. Como, normalmente, já são cuidadores, eles rapidamente começam a pensar em pessoas que poderão ajudar. É um trabalho muito rico e gratificante”, diz ela.

Os benefícios do curso ministrado por Antonieta não param de render bons frutos. Foi organizada uma agenda semanal de atendimento com os florais no laboratório de PICs do curso de Enfermagem.

“E outro ponto muito importante que o curso proporcionou foi a realização de pesquisas que envolvem os florais de Bach, pois já estamos finalizando um projeto de pesquisa, que iremos encaminhar para o comitê de ética, com o objetivo de avaliar o efeito dos florais de Bach no sono, nível de ansiedade e qualidade de vida de acadêmicos, funcionários e professores da universidade. Esta é a primeira pesquisa, pois o objetivo é realizar outras com a terapia floral”, conta Calíope.

Para Antonieta, esse investimento em pesquisa é a realização de um dos seus objetivos em levar o curso à Catalão.

“Além da expansão dos florais de Bach, por trabalhar com projetos de pesquisa em PICs, queria agregar também um projeto de pesquisa na universidade sobre estresse e doenças crônicas e os florais de Bach”, explica ela.

O sonho compartilhado por Antonieta, Calíope e Luciana, representando a Healing, revela que ao dar início a uma iniciativa tão humana, os resultados podem ultrapassar qualquer previsão e modificar a vida de inúmeras pessoas. Após o curso, Gabriel e alguns colegas passaram a estruturar, através de um projeto de extensão vinculado ao curso de enfermagem da UFG-Regional Catalão, atendimentos de florais de Bach gratuitamente. “E tenho utilizado os florais em meu Estágio Curricular Obrigatório em Atenção Básica. Meu projeto de intervenção na unidade está associado ao uso de PICs com os profissionais locais a fim de sensibilizá-los para a importância de tais ferramentas no cuidado.

“O feedback é incrível, os mesmos profissionais relatam a relevância desta prática e ainda se articulam para trazer pacientes e familiares para serem atendidos também”, explica ele. Calíope, por sua vez, diz que, como professora das disciplinas Promoção da Saúde e Espiritualidade e Saúde, e trabalhando com as PICs na universidade, percebe cada vez mais a importância das ferramentas de cuidado que envolvem a promoção da saúde e prevenção de doenças.

“E vejo a terapia floral como uma potente ferramenta de cuidado, pois a partir das experiências relatadas pelos terapeutas florais (acadêmicos e voluntários) das consultas realizadas no laboratório de PIC do curso de Enfermagem, os florais foram muito importantes para a manutenção da saúde e bem-estar dos alunos, professores e comunidade externa que receberam a terapia floral.”

CONTATOS

Antonieta Bonifácio dos Reis: (62) 98259-0440
Calíope Pilger: caliopepilger2009@gmail.com. Tel: (64) 3441-5330

Para o topo