Gotas de Flor com Amor: o legado de Bach como alicerce na inclusão social
Um trabalho alicerçado no legado do Dr. Edward Bach
O nome da instituição é uma clara alusão à terapia floral, simbolizando a esperança e o amor que permeiam o trabalho que acontece na instituição desde 1993. Foi nesse ano que Denise Robles, psicóloga e terapeuta floral, inconformada com a exclusividade dos florais de Bach, resolveu criar uma iniciativa social que cuidasse de crianças em situação de rua com o legado do Dr. Edward Bach.
Uma ação que nasce da compaixão e seus impactos no mundo
Segundo Rodrigo Robles, presidente do Programa Social Gotas de Flor com Amor, a missão da ONG é atender crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, respeitando a individualidade de cada um. A instituição busca transformar a vida desses jovens através de um atendimento que considera o ser humano de forma holística. Ou seja, no Gotas as crianças aprendem por meio da arte, cultura, esporte, lazer, espiritualidade, meio ambiente e um forte senso de comunidade.
Atualmente, o Gotas atende 130 crianças de 6 a 14 anos, residentes na região da Avenida Jornalista Roberto Marinho, na Zona Sul da capital paulista. Os trabalhos incluem oficinas com temas como valores humanos e meio ambiente, por exemplo. Terapeutas florais voluntários realizam atendimentos coletivos e individuais, sempre que as famílias demonstram interesse. Ao mesmo tempo, empresas parceiras doam os florais (solução estoque) para que as crianças recebam seu frasco de tratamento.
O impacto do Gotas na comunidade é visível. Muitas das famílias atendidas expressam um desejo genuíno de mudar suas circunstâncias. E pelo jardim do Gotas já passaram crianças que se tornaram, entre outros, advogados, especialistas em logística e professores. Essa é uma demonstração de que, com apoio e dedicação, é possível transformar vidas.
Rodrigo compartilha que sua maior satisfação é ver a equipe engajada e o brilho nos olhos das crianças ao participarem das atividades. Ele destaca que, após mais de 30 anos de trabalho, os frutos colhidos são intangíveis sob o ponto de vista financeiro, mas extremamente valiosos em termos de mudança social.
Muito além do jardim…
Recentemente, a terapeuta floral e coordenadora da Terapia Floral no Gotas, Lucia Albuquerque, realizou uma atividade lúdica para explicar o preparo dos florais.
Segundo ela, a iniciativa de falar sobre o trabalho do Dr. Bach nasceu a partir das perguntas que as crianças faziam em relação às essências:
- Como os florais são feitos?
- Por que eles têm esse gosto?
Dessa forma, ela com a equipe de terapeutas que atendem na instituição, falaram sobre o Dr. Edward Bach e seus métodos de preparação da essência-mãe. E para ilustrar, usaram uma vasilha com água e flores colhidas no jardim. A atividade foi um sucesso! Segundo ela, todos se mostraram muito curiosos sobre o processo de preparo dos florais. Algumas crianças até comentaram que poderiam fazê-los em casa! 😊
Após a explicação, a terapeuta convidou as crianças a desenhar um Girassol a partir de flores que ela havia levado. O resultado foi um trabalho artístico onde adolescentes usaram tinta e crianças menores, lápis de cor.
Segundo Lucia:
Foi a primeira vez que realizamos essa atividade conjunta, e o resultado foi extremamente positivo, motivando a ideia de novas ações. Observamos comportamentos variados, como medo de não conseguir desenhar e tentativas de copiar colegas. Percebemos também que, apesar de termos solicitado apenas o desenho do Girassol, foram colocados outros elementos bem significativos, como por exemplo, Girassol com rosto (feliz, triste, zangado), pétalas de outras cores, Girassol com forma de pessoa, o centro da flor no formato de um olho. Enfim trouxeram conteúdos psíquicos inconscientes que servirão como guia nos atendimentos com a terapia floral.
Os desenhos feitos pelas crianças serão expostos em um evento para os pais.
Além de Lucia, participaram dessa atividade as terapeutas Eunice Parodi, Fabiana Bueno Otoni e Magda Moraes.
Mas nem tudo são flores…
A sustentabilidade financeira do Gotas é garantida por meio de convênios com a prefeitura de São Paulo, doações de pessoas físicas e jurídicas, bem como bazares e participação em eventos.
Essa diversidade de fontes de financiamento é fundamental para a continuidade das atividades. Porém, ela não garante novos planos, como o atendimento de adolescentes e jovens de 15 a 18 anos com foco na preparação para o mercado de trabalho através de valores humanos, um programa que Rodrigo tem como meta para um futuro próximo.
Para contornar parte desse desafio, a instituição implementou uma campanha de apadrinhamento, onde padrinhos estabelecem um relacionamento com as crianças, mostrando que existem diversas realidades possíveis.
Por fim, Rodrigo conclui com um convite para aqueles que desejam apoiar ou se envolver com as causas sociais do Gotas:
Deixe o bichinho do social picar você e não se arrependerá. Juntos somos mais fortes.
O Gotas de Flor com Amor é um exemplo inspirador de como a compaixão e o altruísmo podem gerar mudanças significativas na sociedade, plantando sementes de esperança e amor em cada ação.
Que tal colaborar com o Gotas e manter vivo o propósito de semear o legado de Bach na busca por um mundo mais saudável, justo e responsável?
Você pode fazer doações ou se tornar voluntário, criando uma rede de apoio que pode transformar vidas.
Para apoiar o Gotas de Flor com Amor, você pode fazer sua doação diretamente no Pix 71740732000166 (CNPJ) ou chamar o Rodrigo pelo WhatsApp (1) 98879-2324. Uma oportunidade para conversar sobre voluntariado, ações pontuais e outras atividades.