Sim! Os florais de Bach são seguros para crianças
Os florais de Bach podem ajudar na infância?
Uma pergunta comum nos nossos canais de comunicação, normalmente enviada por mães angustiadas, é se os florais de Bach são seguros para crianças. A resposta é sim! Eles representam uma maneira suave, segura e eficaz de terapia complementar.
Preparados a partir de partes das plantas, por meio de métodos que não carregam quimicamente a água, essas essências têm se mostrado uma alternativa natural que pode facilitar o equilíbrio emocional dos pequenos.
A próxima pergunta frequente…
Uma outra questão, que normalmente sucede à primeira, é: em quanto tempo percebe-se os efeitos dos florais?
No caso das crianças acontece um fato curioso: com frequência, as crianças respondem rapidamente aos florais de Bach. Por que?
Vários são os motivos que jogam a favor da infância:
- Menor carga emocional: Com menos experiências de vida e traumas acumulados, as crianças tendem a reagir positivamente a intervenções como os florais.
- Maior sensibilidade: Elas são mais sensíveis às mudanças em seu ambiente emocional, o que facilita a resposta a tratamentos que buscam esse equilíbrio.
- Menos resistência: Crianças geralmente têm uma aceitação mais natural de tratamentos alternativos, em outras palavras, não têm preconceitos. Apenas acolhem as informações dos florais.
- Foco no aqui e agora: Por viverem no momento presente, as crianças podem reagir de maneira mais imediata às mudanças proporcionadas pelos florais.
- Desenvolvimento emocional: O sistema emocional das crianças está em formação, o que as torna mais receptivas a intervenções que promovem equilíbrio.
E quais as questões mais comuns para os pequenos?
De traumas a medo, timidez a ciúmes, os florais de Bach são utilizados para tratar uma variedade de questões emocionais e comportamentais em crianças.
Veja abaixo, uma lista de situações comuns aos pequenos e as essências que podem ajudá-los:
- Ansiedade e Medo: o floral de Bach Mimulus para medos comuns, como o medo de animais. Se a criança não consegue verbalizar seus temores, acrescente o floral de Bach Aspen.
- Tristeza e apatia: O floral de Bach Wild Rose pode ser benéfico para crianças que se sentem desmotivadas e apáticas. Muitas vezes, a essência também se mostrou útil aos pequenos com pouco apetite.
- Falta de Concentração: O floral de Bach Clematis pode ajudar crianças com dificuldades em manter a atenção. Para situações em que há também a dificuldade de aprendizado, o floral de Bach Chestnut Bud pode ser um bom aliado.
- Impulsividade e Agitação: O floral de Bach Impatiens promove calma e paciência em crianças muito inquietas. Além disso, o floral de Bach Vervain auxilia aquelas que são barulhentas e demonstram um entusiasmo exacerbado.
- Dificuldades de Socialização: O floral de Bach Larch pode aumentar a autoconfiança de crianças, enquanto o floral de Bach Mimulus auxilia na timidez.
- Problemas de Sono: O floral de Bach White Chestnut pode ser útil para crianças com dificuldades para dormir. Além disso, o floral de Bach Vervain também pode ser usado. Se os pais percebem que há certa carência e dificuldade para ficar sozinho, o floral de Bach Chicory é uma excelente pedida.
- Reações a Mudanças: O floral de Bach Walnut ajuda na adaptação a novas situações: mudança de escola ou a chegada de um irmãozinho, bem como tirar a frauda ou largar a chupeta.
- Comportamento Desafiador: O floral de Bach Holly promove harmonia e empatia em crianças com comportamentos difíceis, como ciúmes, raiva e agressões.
Considerações Finais
Por fim, embora os florais de Bach possam ser uma ferramenta útil, é essencial lembrar que eles não substituem o acompanhamento profissional adequado, especialmente em condições mais graves.
Dessa forma, consultar um profissional qualificado em terapia floral pode ajudar a escolher as essências mais apropriadas para cada criança.
Isso garante que a utilização dos florais de Bach seja, ao mesmo tempo, segura e adequada à situação específica daquele ser.