Quais os florais de Bach para agitação infantil?

Os florais de Bach que ajudam no resgate da calma e serenidade.

Agitação infantil e os florais de Bach

Lidar com a agitação infantil é um desafio para pais, cuidadores e professores. Não é à toa que essa seja uma das perguntas mais frequentes em nossos canais de comunicação: quais os florais de Bach para agitação infantil?

Nesse post, abordamos o assunto e damos algumas dicas de quais essências podem ajudar crianças agitadas no seu encontro com a serenidade.

Crianças saudáveis são ativas

É natural que os pequenos corram, brinquem, gritem. Diferente dos adultos, na infância as emoções são expressas espontaneamente e com todo o corpo: quando alegre, a criança não apenas sorri, mas balança os bracinhos, dá pulinhos… É pura emoção. Mas e quando o excesso de agitação compromete os estudos, o sono e a integração dos pequenos?

Quando muito agitadas, elas talvez apresentem um nível de energia e atividade física maior do que o comum. Essa excitação pode ser um traço natural da sua personalidade ou, em alguns casos, estar relacionada a fatores como a falta de estímulos adequados, mudanças na rotina, estresse, ansiedade ou até mesmo alguma alteração neurológica, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Cuidar de crianças agitadas costuma ser um grande desafio, mas existem estratégias que podem ajudar a canalizar essa energia de maneira positiva. É importante proporcionar um ambiente seguro e estimulante, onde ela possa explorar, brincar e gastar energia de forma saudável. Atividades físicas e esportivas também são ótimas opções para canalizar todo esse vigor e promover o desenvolvimento motor.

Clique aqui e leia mais sobre a importância do brincar e os sintomas que aparecem nas crianças que não brincam.

Além disso, estabelecer rotinas consistentes e previsíveis faz com que elas se sintam mais seguras e reduzam a agitação. Definir limites claros e estabelecer regras também é importante para que elas entendam quais comportamentos são adequados e, ao mesmo tempo, transformar aqueles que são inoportunos. É fundamental elogiar e reforçar positivamente os momentos em que ela consegue se acalmar ou se engajar em tarefas mais tranquilas.

A saúde emocional da criança também deve ser considerada

É importante considerar a saúde emocional dos pequenos, pois a agitação pode ser um sintoma de ansiedade, estresse, ou até mesmo carência afetiva. Por isso, é fundamental estar atento às emoções e necessidades dos pequenos. Sob essa ótica, os florais de Bach podem auxiliar pais e filhos na busca pela serenidade. Além disso, oferecer momentos de relaxamento, como leitura de histórias, práticas de respiração ou atividades calmantes, são programas que normalmente promovem o equilíbrio e a tranquilidade.

Ainda assim, se a agitação infantil persistir e interferir significativamente no dia a dia do seu filho, busque a avaliação de um profissional de saúde, como um pediatra, psicólogo infantil ou um terapeuta. Eles poderão fazer uma análise mais aprofundada da situação, identificar possíveis causas subjacentes, bem como oferecer orientações e tratamentos adequados, se necessário.

Lidar com crianças muito agitadas requer compreensão, paciência e um ambiente adequado para que elas possam expressar sua energia de forma saudável. Dessa forma, é possível ajudá-las a encontrar estabilidade e desenvolver habilidades de autorregulação, contribuindo para o seu crescimento e bem-estar.

E quais os florais de Bach são indicados para a agitação infantil?

Observe a criança, converse com ela e veja, na lista abaixo, quais essências e sintomas estão relacionados com o comportamento inadequado.

Impatiens: se a criança é impaciente e quer tudo no seu tempo, esse floral de Bach pode ajudá-la a se acalmar e aprender a respeitar o ritmo do outro.

Vervain: crianças com esse temperamento são entusiasmadas. Mas se a euforia e a excitação passam da conta, Vervain auxilia os pequenos a reencontrar o equilíbrio e a tranquilidade.

Walnut: Muitas vezes, a agitação infantil é reflexo de um ambiente tumultuado. Nesse caso, Walnut age como um escudo protetor, que mantém a criança preservada do excesso de animação.

Aspen: essa essência é útil sempre que a inquietação tem sua origem em medos que a criança não conseguem verbalizar.

White Chestnut: se a criança está com uma mente agitada ou ideias fixas, o floral pode auxiliá-las a resgatar uma mente tranquila.

Chicory: vale checar se a agitação não é uma forma de chamar a atenção. Nesse caso, Chicory é o floral que pode ajudar crianças que sentem carência afetiva.

Star of Bethlehem: essa é uma essência que trabalha os traumas. Se você acredita que a agitação do seu filho é decorrente de algum trauma, esse floral pode ajudá-lo a digerir o mal-estar que ele ainda sente.

Dicas:

  • Muitas vezes, mais de um floral é indicado. Nesse caso, procure não misturar mais de seis essências na fórmula.
  • Os florais de Bach não são medicamentos e você pode usá-los com outras formas de tratamento. Caso a criança esteja passando por outros profissionais da saúde, lembre-se de discutir com ele o uso das essências.
  • Eles podem ser usados por crianças de todas as idades.
  • Você pode ministrar os florais às crianças pingando as gotas num copo com água, na comida ou no suco. Se preferir, prepare um spray de ambiente com algumas gotas de floral e adicione óleos essenciais. No caso dos bebês, acrescente algumas gotas dos florais de Bach na banheira.
  • Se quiser saber como preparar e tomar os florais de Bach, clique aqui.
  • Você também pode escolher as essências e mandar prepará-las em uma farmácia de sua confiança. Se precisa de recomendações de farmácias que manipulam os florais, entre em contato pelo WhatsApp da Healing

Por fim, se tiver dúvidas sobre os florais de Bach, baixe gratuitamente o ebook “As 15 Dúvidas Clássicas sobre os Florais de Bach”.

Para o topo