Enurese infantil: os florais de Bach que podem ajudar

Como os florais de Bach podem ajudar as crianças a lidar com seus temores?

Enurese infantil e os florais de Bach

O bebê cresceu e chegou a hora de tirar a fralda! Um passo importante e libertador para todos, certo? Nem sempre… Cada criança é única. Por isso, é impossível prever como se dará esse processo na prática: algumas crianças se adaptam facilmente, enquanto outras levarão mais tempo para controlar suas necessidades. Nesse sentido, os florais de Bach podem auxiliar pais e filhos a lidar com a enurese infantil, amenizando a ansiedade e as decepções que ocorrem nesse período.

A enurese infantil é um problema comum que afeta crianças em idade pré-escolar e escolar, caracterizado pela perda involuntária de urina. Embora possa ser frustrante tanto para a criança quanto para os pais, é importante ter em mente que essa condição pode ser tratada e superada.

Existem diversas causas possíveis para a enurese infantil, incluindo fatores genéticos, imaturidade do sistema urinário, desequilíbrios hormonais e problemas emocionais. Por isso, é fundamental buscar orientação médica para avaliar a situação e determinar o melhor curso de ação.

Caminhos possíveis

O tratamento da enurese infantil geralmente envolve uma abordagem multifacetada. Medidas comportamentais, como a criação de rotinas adequadas para ir ao banheiro antes de dormir, o estabelecimento de horários regulares para ingestão de líquidos, além de evitar iniciar o processo de desfralde nos meses mais frios do ano, podem ser eficazes. Além disso, é importante incentivar e apoiar a criança, evitando culpas ou punições, pois isso pode agravar o problema.

E o mais importante: lembrar que cada um é um, ou seja não é porque um irmão mais velho ou um primo se adaptaram rapidamente com a mudança, que todas terão respostas semelhantes. Por isso, a paciência, o apoio emocional e a compreensão dos pais e cuidadores são fundamentais nesse processo. Afinal de contas, para a criança é um grande passo: ela ganha autonomia, amadurece e percebe que já não é um bebê.

E com o tempo, a maioria das crianças supera a enurese infantil e conquista o controle completo da bexiga.

De qualquer forma, ao se deparar com essa questão, busque a orientação de um profissional de saúde para obter um diagnóstico adequado e um plano de tratamento personalizado. Com o suporte adequado, a enurese infantil pode ser superada, permitindo que a criança tenha uma vida saudável e livre desse desafio.

Como os florais de Bach podem ajudar as crianças e os pais na questão da enurese infantil??

Considerando que um dos fatores envolvidos nesse desafio são as questões emocionais, alguns florais de Bach podem auxiliar a criança nessa hora. Além disso, os pais devem manter a calma e evitar a ansiedade e a preocupação, sentimentos que geram impactos negativos nos filhos e aumentam a sensação de cobrança nos pequenos.

Para as crianças:

Walnut: essa essência floral sempre será útil nos momentos de mudança. Nesse caso, a criança está dando um salto em relação ao seu amadurecimento.

Cherry Plum: o floral de Bach que auxilia no autocontrole

Chicory: caso os pais percebam que a enurese infantil  esteja relacionada com a carência afetiva e é provocada para chamar a atenção.

Larch: o floral de Bach que desperta a autoconfiança, bem como a certeza do sucesso.

Gentian: é a essência de Bach que promove a perseverança, para que a criança não desista de tentar novamente quando o xixi escapar.

Star of Bethlehem: quando a enurese infantil teve como gatilho, um trauma.

Chestnut Bud: essa essência floral de Bach é muito útil quando a criança encontra dificuldade para aprender a segurar o xixi.

Honeysuckle: se os pais perceberem que a criança está com dificuldades para abandonar o passado, preferindo a fralda.

Para os pais:

Impatiens: cada um tem seu tempo. A essência ajuda os pais a entender que o tempo da criança é diferente. Saber respeitar o processo, com calma e tranquilidade, dá mais segurança à criança

Walnut: é um momento de mudança para os pais também: saber se adaptar às novas exigências do momento é uma postura importante.

Red Chestnut: O excesso de preocupação dos pais em relação aos filhos gera um impacto negativo. Sentir-se seguro em relação aos desafios da criança ajuda pais e filhos.

Dicas:

  • Muitas vezes, mais de um floral é indicado. Nesse caso, procure não misturar mais de seis essências na fórmula.
  • Os florais de Bach não são medicamentos e você pode usá-los com outras formas de tratamento. Caso a criança esteja passando por outros profissionais da saúde, lembre-se de discutir com ele o uso das essências.
  • Eles podem ser usados por crianças de todas as idades.
  • Você pode ministrar os florais às crianças pingando as gotas num copo com água, na comida ou no suco. Se preferir, prepare um spray de ambiente com algumas gotas de floral e adicione óleos essenciais. No caso dos bebês, acrescente algumas gotas dos florais de Bach na banheira.
  • Se quiser saber como preparar e tomar os florais de Bach, clique aqui.
  • Você também pode escolher as essências e mandar prepará-las em uma farmácia de sua confiança. Se quiser recomendações de farmácias que manipulam os florais, clique aqui e entre em contato pelo WhatsApp da Healing

Se quiser saber mais sobre os florais de Bach, clique aqui e baixe gratuitamente o ebook “As 15 Dúvidas Clássicas sobre os Florais de Bach”.

Para o topo