Os florais de Bach e o medo infantil

Como os florais de Bach podem ajudar as crianças a lidar com seus temores?

Os florais de Bach e o medo infantil

Medo de animais, do escuro, de monstros … É natural as crianças passarem por uma etapa da vida onde, para elas, o mundo tem seus perigos. Esse sentimento pode surgir devido a fatores individuais, como a personalidade, experiências passadas, ou ainda como uma reação às influências do ambiente em que ela está inserida. Nesse post vamos falar sobre alguns florais de Bach que podem auxiliar as crianças a lidar com o medo infantil.

O medo na infância é uma experiência comum e faz parte do amadurecimento emocional das crianças. Mas, é importante entender que o temor é uma resposta natural do organismo a situações percebidas como ameaçadoras, e pode variar de uma criança para outra.

De qualquer forma, ele desempenha um papel crucial no desenvolvimento, pois permite que elas aprendam a identificar situações perigosas e a buscar proteção. No entanto, quando se torna excessivo ou interfere nas atividades diárias, é importante prestar atenção e oferecer suporte adequado.

Como ajudá-las?

Tanto os pais como os cuidadores desempenham um papel fundamental quando seus filhos passam por fases onde o medo os atormenta. Assim, é importante validar os sentimentos da criança e mostrar empatia, encorajando-a a expressar suas apreensões abertamente. Do mesmo modo, conversar sobre seus receios e fornecer informações adequadas sobre as situações pode ajudar a diminuir a ansiedade dos pequenos.

Criar um ambiente seguro e acolhedor é fundamental. Estabelecer rotinas, fornecer apoio emocional, bem como incentivar a criança a enfrentar gradualmente seus temores, respeitando seu ritmo, são estratégias eficazes. Além disso, ler histórias que abordem o tema do medo de forma positiva e encorajadora também pode ajudar.

Em alguns casos, quando o medo persiste e interfere significativamente na vida da criança, pode ser necessário buscar a orientação de um profissional de saúde mental. Um psicólogo ou terapeuta infantil pode fornecer estratégias adicionais para ajudar a criança a lidar com seus anseios de forma saudável e superá-los.

Enfim, é importante lembrar que o medo na infância é uma parte normal do desenvolvimento. Portanto, com o apoio adequado e o tempo, a maioria das crianças é capaz de superar seus temores e desenvolver habilidades de enfrentamento eficazes, fortalecendo sua resiliência emocional.

Quais os florais de Bach indicados para o medo infantil?

Por se tratarem de essências que abordam questões emocionais, os florais de Bach representam um grande aliado quando o assunto é o medo infantil.

Abaixo, elencamos algumas essências que podem auxiliar as crianças a lidar com seus receios e fortalecer sua coragem.

Aspen: quando a criança não consegue dar nome a seus temores, ou seja, ela relata receios, mas não é capaz de identificar o que exatamente provoca esse sentimento. Essa essência também pode ser ministrada quando a criança diz ter medo do escuro.

Mimulus: esse floral pode ajudar a criança quando ela consegue verbalizar seus temores: medo de insetos, medo de ladrão, medo de se afastar dos pais… O floral de Bach Mimulus também pode auxiliar crianças tímidas.

Rock Rose: essa essência de Bach aborda o pânico e as fobias. Ele é muito útil para terrores noturnos ou quando a criança acorda no meio da noite com pesadelos.

Star of Bethlehem: ministre essa essência caso o medo infantil tenha a sua origem em traumas.

Chicory: lance mão do floral de Bach Chicory se perceber que o medo é uma maneira de chamar a atenção para ter os pais por perto. A essência trabalha a carência afetiva.

Walnut: as crianças são muito sensíveis. esse floral de Bach trabalha a proteção. Muitas vezes, o medo pode nascer de um ambiente de brigas, ou mesmo de um meio onde se fala muito sobre a violência.

Dicas:

  • Muitas vezes, mais de um floral é indicado. Nesse caso, procure não misturar mais de seis essências na fórmula.
  • Os florais de Bach não são medicamentos e você pode usá-los com outras formas de tratamento. Caso a criança esteja passando por outros profissionais da saúde, lembre-se de discutir com ele o uso das essências.
  • Eles podem ser usados por crianças de todas as idades.
  • Você pode ministrar os florais às crianças pingando as gotas num copo com água, na comida ou mesmo no suco. Se preferir, prepare um spray de ambiente com algumas gotas de floral e adicione óleos essenciais. No caso dos bebês, acrescente algumas gotas dos florais de Bach na banheira.
  • Se quiser saber como preparar e tomar os florais de Bach, clique aqui.
  • Você também pode escolher as essências e mandar prepará-las em uma farmácia de sua confiança. Se quiser recomendações de farmácias que manipulam os florais, entre em contato pelo WhatsApp da Healing

Se quiser saber mais sobre os florais de Bach, baixe gratuitamente o ebook “As 15 Dúvidas Clássicas sobre os Florais de Bach”.

Para o topo