A compulsão alimentar é um transtorno que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Ela se caracteriza por episódios recorrentes e incontroláveis de ingestão excessiva de alimentos em um curto período de tempo. E, depois dessas crises, surgem os sentimentos de vergonha, culpa e o descontrole emocional. As pessoas que enfrentam a compulsão alimentar podem comer ainda que não tenham com fome, ou mesmo continuar a se alimentar quando já estão satisfeitas. E, claro, esse comportamento pode levar a problemas de saúde, como obesidade, diabetes e doenças cardíacas.
Muitas vezes, esse distúrbio é desencadeado por um nível elevado de estresse, ansiedade ou depressão, o que explica a forte relação entre as emoções e o desequilíbrio.
Por isso, é importante que a pessoa procure ajuda para lidar com os fatores emocionais que podem estar contribuindo para o desenvolvimento deste transtorno.
Nesse roteiro de estudos, elegemos alguns alguns posts que tratam do assunto e propõem maneiras saudáveis de lidar com a alimentação e alternativas para lidar com as questões emocionais que podem estar nutrindo a compulsão alimentar.