Os florais de Bach e a depressão

Os florais de Bach são uma terapia complementar que pode ajudar na gestão de sintomas de depressão.

Os florais de Bach e a depressão

A depressão é um transtorno mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela é caracterizada por sentimentos persistentes de tristeza, desesperança e desespero, bem como uma perda geral de interesse em atividades que antes eram consideradas agradáveis. Os florais de Bach, como uma terapia complementar, podem ser grandes aliados e ajudar na gestão de sintomas de depressão.

Embora a depressão seja uma condição comum, ela ainda é frequentemente mal compreendida. Muitas pessoas acreditam que a depressão é apenas um sentimento temporário de tristeza, mas isso não é verdade. A depressão é uma condição séria que pode afetar significativamente a vida de uma pessoa.

Os sintomas da depressão podem variar de pessoa para pessoa, mas incluem aspectos como perda de apetite, problemas de sono, fadiga, dificuldade de concentração e pensamentos de morte ou suicídio. A depressão também pode causar dor física, como dores de cabeça, dores musculares, além de problemas digestivos.

Florais para a depressão, ou tristeza profunda

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o objetivo dos florais de Bach é equilibrar as emoções negativas, restaurando a harmonia e a paz interior. Mas essa é uma terapia complementar, ou seja, ela não substitui o tratamento médico convencional, mas pode ser um complemento valioso.

Dessa forma, os florais de Bach são uma terapia complementar que pode ajudar na gestão das manifestações de depressão. Desenvolvida pelo médico britânico Edward Bach na década de 1930, essa terapia consiste no uso de essências florais diluídas em água para restaurar o equilíbrio emocional e mental.

Existem 38 essências florais de Bach, cada uma destinada a tratar um estado emocional específico.

Abaixo, criamos uma lista de florais de Bach que trabalham emoções ligadas à depressão.

  1. Gorse: indicado para pessoas que perderam a esperança e acreditam que nada mais pode ser feito para aliviar o desolação. A essência resgata o otimismo.
  2. Mustard: para aqueles que experimentam uma melancolia e tristeza profunda sem razão aparente. A essência recupera a alegria.
  3. Sweet Chestnut: para pessoas que sentem desespero extremo e sem saída. Esse floral promove a força e o consolo e afasta a angústia mental profunda.
  4. Gentian: indicado para quem se sente desanimado após uma decepção ou desafio. O floral estimula a fé para que a pessoa não desista e tente novamente.
  5. Wild Rose: para lidar com a apatia, a falta de amor e interesse pela vida. A essência resgata o entusiasmo pela existência.
  6. Star of Bethlehem: para a dor do trauma. Esse floral atua como um bálsamo, auxiliando no processo de cicatrização das feridas causadas pelo evento traumático.
  7. Pine: quando a tristeza está ligada a sentimentos de culpa. O floral promove o autoperdão, que possibilita enfrentar o futuro com mais leveza.
  8. Olive: para a exaustão. A essência trabalha a vitalidade e a força.
  9. Walnut: quando há a necessidade de proteger os pensamentos das influências do meio, como se o ambiente ou pessoas próximas estivessem emanando sentimentos de tristeza profunda. A essência promove a proteção, para que não se contagie por essa infelicidade.
  10. Clematis: quando há a perda de foco e dificuldade para se concentrar. A essência resgata a atenção e o empenho nas atividades.
  11. Crab Apple: quando há sentimentos de baixo auto-estima. A essência promove o amor próprio e a valorização pessoal.

Além disso, o composto emergencial Five Flower (rescue remedy), que contém uma combinação de cinco essências florais, é uma boa dica para ajudar a aliviar os sintomas provocados pela depressão.

Como selecionar e tomar os florais de Bach?

Em primeiro lugar, selecione os florais de Bach a partir das dicas acima, tendo como referência as suas emoções. O ideal é não colocar muitas essências na sua fórmula. O Dr. Bach recomendava até seis florais.

Os florais podem ser diluídos em água e tomados diretamente. Você também pode solicitar a uma farmácia da sua confiança que prepare seu frasco de tratamento. A indicação mais usual de uso é de quatro gotas, quatro vezes ao dia. Se quiser mais detalhes de como preparar e tomar os florais de Bach, clique aqui.

Se tiver dificuldades para encontrar os florais mais adequados para o seu estado emocional, procure a ajuda de um terapeuta floral.

Por fim, é importante lembrar que a depressão não é uma fraqueza ou algo que uma pessoa pode simplesmente superar por conta própria. É uma condição médica que requer tratamento. O tratamento para a depressão geralmente envolve uma combinação de medicamentos, terapia e mudanças no estilo de vida.

Portanto, se você está sofrendo de depressão, é importante procurar ajuda profissional e seguir as orientações do seu médico. Os florais de Bach podem ser uma ferramenta complementar útil para ajudá-lo a superar esse desafio emocional e voltar a desfrutar da vida plenamente.

Leia nesse post a diferença entre tristeza e depressão, bem como as principais características da nossa sociedade que compõem o quadro da depressão.

Para o topo