Florais para um masculino saudável

Cada vez mais abertos ao autocuidado e ao autoconhecimento, os homens estão encontrando nos florais  um caminho para trabalharem as questões do universo masculino e viverem melhor.

Por muito tempo, a sociedade impôs aos homens um ideal não só equivocado como desumano. “Não chore, seja forte, em qualquer circunstância”. Com isso, ficou entendido – e avalizado pela cultura – que homem é aquele que não se deixa dominar pelas fragilidades. Ele é o soberano que está no controle das situações, das outras pessoas e dos próprios sentimentos. Além disso, tem que estar sempre pronto para competir e sair vencedor, como um herói.

Mas, mudanças acontecem…

Felizmente, as coisas estão mudando. E para melhor. Cada vez mais o público masculino está admitindo que essa forma de se comportar e de compreender a vida vem cobrando um preço alto demais. A pressão pela performance invejável no trabalho, nos relacionamentos, na família e na vida social tem levado ao adoecimento, em suas incontáveis formas. Não vale a pena! Por isso, muitos estão se voltando para o autocuidado, estão aprendendo a pedir ajuda e a olhar para suas partes feridas ou negadas.

Os florais aparecem como uma alternativa terapêutica efetiva e natural, que têm despertado o interesse dos que estão dispostos a viver um processo de descobertas sobre si mesmos e de cura mais profunda. É o caso do promotor de vendas Robson Charles, de São Paulo. Há um ano, ele vem sentindo os efeitos da terapia floral e está muito satisfeito com a possibilidade de experimentar maior equilíbrio emocional.

“Sentia que precisava de ajuda profissional, mas nunca ia atrás efetivamente. Com o incentivo da minha namorada, adepta da terapia floral, acabei procurando essa linha por ser natural e por se combinar com o processo terapêutico”, ele conta.

No devido tempo, as transformações almejadas começaram a despontar. Charles, que passa o dia trabalhando de moto pela cidade, era estressado e nervoso. Com a ajuda do tratamento, se percebeu mais calmo e diferente. Para sua surpresa, os arroubos de impaciência deixaram de fazer parte do seu cotidiano. “Também vi desaparecer a sensação de agonia que me acompanhava a maior parte do tempo”, revela.

Confiante no processo, ele foi mais fundo. Enfrentou medos e inseguranças e remexeu no passado. Com o suporte da sua terapeuta, conseguiu olhar para a perda precoce da mãe e para os desdobramentos dessa ruptura, principalmente a necessidade exagerada de atenção, que acabava gerando cobranças indevidas nos relacionamentos. “Sinto que os florais estão me ajudando a entrar em contato com essas questões e a encontrar a paz. Tenho muita força de vontade para mudar e buscar a cura”, ele garante.

Yin e Yang

Assim como Charles, outros homens estão ampliando a compreensão sobre si mesmos nesse mundo em constante mutação. O terapeuta energético Prem Agni é testemunha desse movimento, já que promove rodas de conversa batizadas de Diálogo Masculino (DM).

Reconhecer o machismo, a agressividade, muitas vezes, fora de controle e o excesso de racionalização são atitudes primordiais, segundo Agni, para que a reformulação possa se iniciar. Felizmente, muitos estão conseguindo encarar essa herança ancestral.

“É bonito ver os homens se voltarem para as terapias alternativas mais sutis, como os florais, porque a mente masculina desequilibrada que prevalece em muitos e na sociedade de hoje não acredita nessas coisas”, pontua.

Mas será que basta acolher o lado feminino renegado, associado à sensibilidade, à compaixão e à colaboração, entre outros atributos? Essa integração é fundamental, mas, segundo o terapeuta, deve vir acompanhada da busca por um masculino saudável. “Muitos homens têm dificuldade de realizar, ganhar dinheiro, ir para a vida, porque negaram esses aspectos e perderam a força”.

Atualmente, Prem Agni está criando a Uniman – Universidade para o Masculino Equilibrado, com mais de 100 terapeutas homens e abrangência nacional. Uma significativa contribuição para esse tema tão urgente. Porém, não podemos esquecer, se almejamos uma sociedade mais equânime, nos moldes do símbolo Yin e Yang, temos que começar a modificar a maneira como educamos nossas crianças. Sim, menino não só pode como deve chorar sempre que sentir vontade. E esse é só o começo de uma linda revolução.

A seguir, a terapeuta floral Regina Helena Barbosa comenta os florais de Bach mais indicados para algumas questões que afligem os homens nos dias de hoje. “As essências sugeridas para as situações aqui descritas não esgotam o rol de peculiaridades de cada pessoa. Nesse sentido, outras essências podem ser agregadas a cada caso”, ela destaca.

1 – Lidar com a agressividade

A pressão no trabalho ou no ambiente familiar nem sempre é enunciada. Por não conseguirem expressar a raiva causada pela tensão constante, os homens, em geral, têm dificuldade para lidar com a agressividade e com o ímpeto de explosão. As essências florais para colaborar nesse caso são:

Holly – Para transformar a raiva, ciúme e inveja, trazendo a compreensão e a generosidade com o outro.

Impatiens – Para a irritabilidade decorrente da lentidão do outro. A essência ajuda a pessoa a aceitar que cada um tem seu próprio ritmo.

Cherry Plum – Para atitudes impulsivas e explosões de raiva, trazendo calma e felicidade mental.

2 – Enfrentar a insegurança

A insegurança traz à tona o sentimento de não ser bom o bastante. Com isso, o medo de fracassar pode até paralisar as ações de risco. As essências favoráveis são:

Larch – Para os indivíduos que não acreditam na própria capacidade ao comparar-se com os outros. A essência irá resgatar sua auto-valorização.

Cerato – Para aqueles que não confiam em si mesmos, dependendo da opinião e dos conselhos alheios. A essência irá fortalecer a escuta interior.

3 – Deixar os sentimentos aflorarem

A forma como se lida com a dor emocional reprimida pode resultar em doenças. Emoções como raiva, mágoa e culpa, entre outros fatores, podem resultar em desequilíbrios. As essências mais propícias são:

Agrimony – Para aqueles que não gostam de discussões e brigas e ficam atormentados, procurando estímulos para suportar o que a vida impõe. Costumam esconder seus problemas atrás de uma máscara de alegria. A essência auxilia na restauração da paz, da sinceridade e da autenticidade.

Willow – Para indivíduos com dificuldade em aceitar adversidades, tornando-se amargos e ressentidos. A essência vai ajudar a dissolver ressentimentos e a sensação de ter sido injustiçado pela vida.

4 – Acolher as fragilidades

Há circunstâncias difíceis da vida em que a pessoa necessita de imediato acolher as próprias fragilidades. Para tanto, vale recorrer aos seguintes compostos:

Centaury Colabora com aqueles que apresentam uma natureza submissa, sempre prontos para servir e agradar aos outros em detrimento da sua própria vontade. A essência auxilia no estabelecimento de limites para o outro, ou seja, a capacidade de dizer não quando necessário sem temer desagradar.

Sweet Chestnut – Para aqueles momentos em que a angústia parece ser insuportável. A essência gera fortalecimento, liberando o aperto no peito e o desespero.

Five Flower – Resgata o equilíbrio emocional em situações de emergência e muito estresse.

5 – Fortalecer-se perante as cobranças do externo

Dentre os tipos de personalidade, existe aquela que se deixa influenciar demasiadamente por ideias e posicionamentos de terceiros. Tal processo acaba tornando a própria individualidade vulnerável. As essências florais indicadas são:

Walnut – Em períodos de mudança de emprego, residência ou separação, ajuda a promover adaptação ao novo. Também traz proteção para aqueles que se sentem vulneráveis diante de ideias ou personalidades fortes. Em suma, a essência fortalece a individualidade.

Elm – Para indivíduos capazes, mas que, em certas ocasiões, sentem que lhe faltam forças para cumprir suas tarefas, como se elas fossem um peso maior do que podem suportar. A essência ajuda a retomar a força e o que é de responsabilidade da pessoa.

Contato

Prem Agni
agniprem7@gmail.com
(11) 99677-5747

Para o topo