Mudanças sempre podem acontecer

Uma vibração mais alegre, segura e tranquila: essa foi a transformação que os florais trouxeram para uma Instituição de Longa Permanência para Idosos no interior de São Paulo.

No interior de São Paulo, uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (Ilpi) adota a terapia floral e a homeopatia nos cuidados com os moradores e colhe frutos maravilhosos – para o corpo e para os sentimentos.

Por muitas transformações tem passado o Lar de Ofélia, que atende cerca de 180 idosos, em Franca. A agitação e o barulho cederam lugar à suavidade das conversas. Os tons neutros da pintura, tanto da área interna como da fachada, abriram espaço para cores mais alegres, como lilás, verde e azul.

E as emoções turbulentas, cheias de tristeza profunda, desamparo e angústia, foram amenizadas para uma vibração mais alegre, segura e tranquila.

“Toda essa metamorfose vem acontecendo nos últimos anos, quando os florais foram introduzidos. Até mesmo a fisionomia das pessoas mudou”,

conta Rosa Helena Jacintho Silveira, empresária e terapeuta floral que, em 2014, propôs o tratamento complementar com os florais de Bach aos funcionários e residentes do lar – o Lar de Ofélia é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (Ilpi) da Fundação Espírita Judas Iscariotes que oferece diversos tipos de assistência social, principalmente às pessoas da terceira idade.

“Como eles estão divididos por setores, trabalhamos com florais diferentes para cada setor. Em um, por exemplo, ministramos o Five Flower, em outro, Larch e Star of Bethlehem”,

explica Rosa sobre as essências de Bach que tratam, respectivamente, do desespero, da autoconfiança e da cura dos traumas.

O trabalho voluntário da terapeuta vem sendo feito em conjunto com o Dr. Wagner Deocleciano Ribeiro, médico homeopata. Os florais e as homeopatias são ministrados em dose única a cada 15 dias.

“Houve muita melhora, tanto no aspecto físico quanto no emocional. O sucesso tem sido tão grande que inspirou outras instituições. Este ano, temos o projeto de estender o tratamento ao Hospital Psiquiátrico Allan Kardec, também de Franca.”

Ao lado, a terapeuta Rosa, na farmácia de florais e homeopatia da instituição. Com ela, o kit de florais de Bach, da Healingherbs, que usa para tratar das questões emocionais dos idosos.

CONTATO LAR DE OFÉLIA – WWW.FEJIFRANCA.WORDPRESS.COM

Gostou desse artigo? Se quiser receber por email a 5a. edição da revista Essência Healing, clique aqui.

Para o topo