Cuidar do ser integral

Cuidar do ser humano de maneira holística, integrando corpo, mente e espírito, é o propósito das PICS, cada vez mais acessíveis à população.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) estão cada vez mais presentes no dia a dia da população.

A humanidade avança em sua espiral evolutiva, ainda que os tempos sejam desafiadores. A compreensão da saúde para além do combate às doenças é uma prova desse salto. O Brasil, por exemplo, é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como um dos Estados Membros de referência em termos de implementação das Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas (MTCI), conhecidas por aqui como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Nacional de Saúde. Sim, temos motivos para comemorar!

Cuidar do ser humano de maneira holística, integrando corpo, mente e espírito, é o propósito das PICS, cada vez mais acessíveis à população. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece 29 recursos dessa natureza. Nos últimos anos, houve um aumento considerável no número de pesquisas científicas na área produzindo cada vez mais evidências neste campo e, consequentemente, atraindo o interesse tanto das pessoas quanto dos profissionais da saúde.

“Além de oferecerem um complemento à medicina convencional, as PICS são técnicas não invasivas, de baixo custo e que trazem em sua essência um cuidado mais humanizado, pois consideram o ser humano em sua totalidade e convidam as pessoas para a autorresponsabilidade”, opina Luciana Chammas, presidente da Healing.

Nesses tempos acelerados, as pessoas almejam o bem-estar e estão indo em busca disso. E as PICS são grandes aliadas nesse sentido, especialmente porque trazem em sua essência o autocuidado e a autorresponsabilidade: cada um passa a ser responsável pela própria saúde, fazendo escolhas saudáveis a partir da auto-observação e do autoconhecimento.

Formação confiável

A demanda por estes caminhos terapêuticos acarreta a existência de profissionais bem preparados para cuidar integralmente do ser humano. Nos últimos anos, a procura por profissões dentro das PICS aumentou consideravelmente. Tal cenário levanta a questão: É preciso ter um perfil ou uma aptidão específicos para atuar nessa área?

“Isso não requer qualquer ciência, apenas um pouco de conhecimento, compaixão e compreensão da natureza humana, coisas que quase todos nós possuímos”, afirmou o Dr. Bach na década de 1930.

Luciana Chammas concorda com o mestre e também compartilha sua visão, alinhada aos dias de hoje: “Acredito que pessoas dispostas a trabalhar com as PICS têm que ter um olhar amplo para o ser humano, ou seja, investigar suas dores e considerá-las, independente se manifestadas no corpo ou na alma. E, na nossa cultura, isso significa uma quebra de paradigma, pois normalmente dizemos que estamos doentes apenas quando o desequilíbrio se manifesta no corpo”.

Na prática, sabemos que as coisas estão bem mais interligadas do que supõe a nossa racionalidade.

“Para essas abordagens, somos um sistema único, que interage e sofre influências do meio. Tudo é importante: se estou feliz no meu trabalho, se vivo em harmonia com minha família, se tenho amigos, se me sinto emocionalmente equilibrada…”, ela complementa.

Como a grande maioria das PICS não é regulamentada – isso significa que não há uma grade curricular obrigatória -, o ideal é que aqueles que querem se profissionalizar busquem cursos de instituições sérias, com bons professores e carga horária que permita o aprofundamento no tema escolhido.

A Healing oferece cursos presenciais, a distância e semi-presenciais. As formações em diferentes práticas integrativas, tais como terapia floral, meditação, yoga e auriculoterapia, se dividem em dois grandes eixos: o autocuidado, ou seja, formações para aqueles que buscam conhecer novos meios de cuidar de si mesmos e também de pessoas próximas; e o aperfeiçoamento profissional, com formações que abordam temas voltados para a prática.

“Para a Healing, a questão do autoconhecimento é fundamental, pois não há como eu cuidar do outro sem antes cuidar de mim mesmo. Além disso, nosso corpo docente, uma equipe multidisciplinar, é formado por profissionais que são referência em sua área de atuação e o conteúdo dos cursos foi elaborado por especialistas no assunto. Promovemos ainda encontros e palestras online, onde podemos aprender e trocar experiências”, expõe Luciana.

Ampliação de saberes

Patricia Botelho, psicóloga com especialização em Antroposofia, tinha uma prévia experiência positiva com os florais. “Além dos medicamentos antroposóficos, já me tratei com florais por muitas vezes. Experimentei a eficácia destas essências e também dos medicamentos feitos de produtos naturais e minerais”, conta. Ela só estava esperando o momento certo para se aprofundar nessa abordagem. “Sempre quis fazer um curso de florais para aliá-lo ao trabalho do consultório e agora que foram incluídos nas PICS e tinha esta possibilidade de fazer online, chegou a hora”.

A credibilidade da Healing Herbs somada à possibilidade de estudar a distância, organizando o próprio tempo, foram fatores decisivos para a psicóloga, que recentemente concluiu o curso e está realizada.

“Gostei muito por ser um curso aberto, que apresenta várias referências, a visão do Dr. Bach, e por ser multimídia: traz vídeos, aulas com Julian Barnard, depoimentos, vários professores e documentários. A parte de aulas escritas tem uma diagramação e direção de arte bonita, bem acabada. As aulas são curtas, mas com conteúdo. Foi uma forma de estudar agradável. O assunto é muito interessante e bem explicado”, relata.

Segundo ela, o conhecimento adquirido acrescenta novas possibilidades à sua prática profissional. “Os florais são um instrumento muito útil na leitura anímica e funcionam rapidamente, podendo dar suporte ao trabalho psicoterápico. Além disso, o trabalho empático relacionado à assinatura da planta e o exercício de alinhamento do psicoterapeuta com o cliente, citado pelo Dr. Bach e outros profissionais, trazem uma sintonia fina ao trabalho do consultório e também ao autodesenvolvimento do próprio terapeuta”.

Assim como Patricia, muitos alunos elogiam o conteúdo e a tutoria sempre presente da equipe da Healing. Mas o mais gratificante é o que vem do coração. “Muitos dizem que os cursos promoveram uma grande mudança em suas vidas e que, a partir daquilo que aprenderam, passaram a ver a existência e seus desafios de outra maneira”, celebra Luciana.

Contato
Patricia Botelho
Tel. (11) 98141-1063
patbotelho@terra.com.br

Se quiser saber mais sobre os cursos, clique aqui. 

Para o topo