A saúde e a doença para o Dr. Bach

Será que sentimentos como tristeza, medo, raiva podem afetar nossa saúde? Vamos ver como o Dr. Bach, que descobriu os florais, pensava a esse respeito?

Até 1978 acreditava-se que a saúde era ausência de doenças. A partir da conferência de Alma-Ata, na antiga União Soviética, organizada pela Organização Mundial da Saúde, esse conceito mudou e ganhou novas dimensões que condicionam a saúde a aspectos físicos, mentais e sociais. Nesse artigo, vamos mostrar que na década de 1930, o Dr. Edward Bach, já abordava a saúde num aspecto mais amplo.

Você já ficou doente depois de passar por uma situação difícil e estressante? Pergunte a pessoas próximas e veja se elas têm respostas semelhantes. Talvez fique claro que isso é mais comum do que a gente imagina.

O Dr. Bach, o médico inglês que descobriu os florais, percebeu que existia uma relação entre os desequilíbrios emocionais e o adoecimento.
Olha o que ele fala a este respeito:

“A doença do corpo, como a conhecemos, é o resultado, o produto final, o último estágio de algo muito mais profundo. A doença se origina acima do plano físico, mais próximo do mental. É o resultado de um conflito entre o nosso Eu espiritual e nosso Eu mortal. Então, enquanto estes dois Eus estiverem em harmonia, teremos perfeita saúde; porém, uma vez que há discórdia, ocorre o que conhecemos como doença.”

É claro que existem outras condições que podem desencadear as doenças: fatores genéticos, uma alimentação ruim, o estresse, mas ainda assim, percebemos que muitas vezes ela começa bem antes de a sentirmos no corpo.

Em seus escritos, o Dr. Bach fala sobre esse assunto e reforça a necessidade de usarmos remédios para fortalecer o corpo físico, quando a doença chegou a esse estágio. Ao mesmo tempo, ele questiona aqueles momentos em que há uma epidemia de gripe e nem todos ficam doentes. O que há por trás disso? Será que essas pessoas que não adoecem nessas situações estão mais fortes, não apenas física, mais emocionalmente também? Pode ser…

Então, da próxima vez que cair doente, faça uma reflexão e veja se descobre o que pode ter provocado a sua doença. Tente entender quando foi que aquela doença começou. Esse é um exercício que nos faz conhecer mais sobre nós mesmos. E é o primeiro passo para transformar nossas emoções, e, assim, viver com mais harmonia e saúde.

Vale o desafio, não vale?

Por Luciana Chammas

Para o topo