Aceita um suco cheio de saúde?

Ricos em fibras, nutrientes e vitaminas, os sucos contribuem para o bom funcionamento do organismo e ainda amenizam diversos sintomas

Vivemos num país tropical, abençoado por frutas de todos os tipos, cores e aromas. Com elas podemos preparar sucos maravilhosos, que, aliados a ervas e vegetais, nos devolvem a vitalidade e ainda amenizam diversos sintomas (confira as receitas no final desta matéria). Que tal se abrir para novos sabores e tirar o melhor proveito desse poderoso manancial?

Os chamados sucos verdes, ricos em nutrientes e fibras, contribuem para a saúde dos sistemas cardiovascular, digestivo e imunológico, além de deixarem a pele e o cabelo mais vigorosos. “Os benefícios se devem aos fitoquímicos, minerais e vitaminas oferecidos pelos ingredientes utilizados nos sucos”, afirma  a nutricionista e naturopata Monica Symphoroso, de São Paulo.

Essas substâncias são absorvidas pelo organismo através das células intestinais (intestino delgado), seguindo para o sistema circulatório e nutrindo o corpo como um todo. Mas, como alerta a especialista, uma boa absorção só  irá   ocorrer  se a microbiota  intestinal  estiver  íntegra, ou seja,  com mais  bactérias   boas  do que ruins. Daí a importância de se seguir uma dieta saudável, capaz de manter a flora intestinal equilibrada e ativa.

A escolha das frutas, vegetais e hortaliças que irão para o copo e, posteriormente, para o organismo, é uma etapa importantíssima. Se a ideia é nutrir as células, a opção mais acertada são os alimentos orgânicos, pela ausência de agrotóxicos e outros produtos químicos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. A lógica é simples: um solo naturalmente tratado e um cultivo amigável elevam a qualidade dos alimentos produzidos e, consequentemente, a saúde de quem os ingere.

Para que a bebida fique ainda mais “viva”, algumas pessoas optam por acrescentar grãos germinados, tais como girassol, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, gergelim, grão-de-bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha-do-pará, amêndoas etc. Quando o broto rompe a casca, é o momento de maior potencial energético e nutritivo da semente. Mas para atingir esse ponto, é preciso seguir algumas etapas. Deixe os grãos na água de 12 a 24 horas e cubra o recipiente com um pano. Após esse tempo, lave as sementes para remover impurezas. Após a lavagem, escorra toda a água e cubra o recipiente novamente. Aguarde mais um pouco até os grãos germinarem.

Combinações apetitosas

De uns tempos pra cá, os sucos ganharam evidência. Hoje é fácil encontrar estabelecimentos especializados nessas bebidas vitaminadas. O chamariz dessas casas é o cardápio com mil e uma misturas. Os olhos crescem, a boca saliva. Queremos experimentar todas, não é mesmo? Mas, atenção, certas combinações geram fermentação e, por esse motivo, podem causar desconforto gastrointestinal.  Pregue um lembrete na porta da geladeira: melancia, melão, banana e laranja não funcionam bem juntos. De resto, fique atento à maneira como seu organismo reage às composições de sua preferência e respeite esses sinais.

O ideal é preparar e ingerir o suco em seguida, a fim de se preservar os nutrientes. De preferência, em jejum, para que o organismo aproveite melhor a riqueza oferecida pelos alimentos. E não há problema em congelar as frutas para facilitar o dia a dia na cozinha.

“O processo de congelamento das frutas ajuda a manter os nutrientes. Já aquelas bem maduras podem ser usadas em preparações como geleia, sorvetes e smoothie”, sugere Monica.

Como elas possuem frutose, um açúcar natural, não se deve adoçar os sucos. Nos mais azedos, se for inevitável, vale adicionar adoçantes naturais, como o stevia, melaço de cana, mel ou pouco açúcar, de preferência os mais saudáveis, como o açúcar de coco, mascavo e demerara.

Fique à vontade para caprichar nas composições, principalmente no início do dia. “Muitas pessoas não conseguem fazer  uma  refeição pela  manhã, então o suco seria uma  boa opção para se manter nutrido e com energia”, avaliza a nutricionista.

Independente da dieta, ela frisa, o importante é que o suco ofereça nutrientes. “Por se tratar de uma prática saudável, o valor calórico não deve ser levado em consideração, porque estamos falando de nutrição celular, de fitoquímicos, ou seja, minerais e vitaminas oferecidos  pelas  folhas, legumes, verduras e frutas”, reforça Monica.

Se sua saúde está em primeiro lugar, vale seguir o conselho da especialista e priorizar o que faz bem ao organismo como um todo. A seguir, ela indica receitas de sucos que vão ajudá-lo a obter mais bem-estar no dia a dia:

Inchaço

Duas fatias de melancia e ½ copo de água.

Duas fatias de abacaxi, 4 folhas de hortelã,  4 folhas de salsinha, um pedaço pequeno de gengibre e ½ copo de água.

Quatro morangos, duas fatias de abacaxi e ½ copo de água de coco.

Energia

Meia beterraba, 1 maçã, ½ cenoura, um pedaço pequeno de gengibre, 2 colheres (sopa) de semente de  girassol, 2 colheres (sopa) de painço germinado, ½ copo de água de coco.

Dor de estômago

Uma folha de couve manteiga, 1 maçã, ½ copo de água.

Fígado

Um limão,1 talo de aipo,1 xícara de chá de mamão papaya, 1/2 copo de água.

Anemia

½ Cenoura, ¼ beterraba com as folhas, 1 folha de couve manteiga, 1 limão.

Enxaqueca

Uma fatia de abacaxi, 1 talo de aipo, ½ pepino, ¼ de limão, 1 pedaço pequeno de gengibre.

Monica Symphoroso

Naturopata e nutricionista formada pela Universidade Paulista – São Paulo, pós-graduada em Fitoterapia e Suplemento na Nutrição Clínica e Esportiva pela Universidade Estácio de Sá – São Paulo. Atende há 18 anos na saúde integrativa, com foco na melhora da saúde, qualidade de vida e emagrecimento. Acredita que o sucesso do tratamento se dê por um processo holístico, que considera o indivíduo como um todo.
Contato

O Equilíbrio Total Nutri
(11) 99788-5446
www.oequilibriototalnutri.com

Para o topo