Os florais de Bach à luz do paradigma transdisciplinar holístico

O diálogo entre a base teórica deixada pelo Dr. Edward Bach e a abordagem transdisciplinar.

Com o objetivo de apresentar a abordagem de cuidado integral, desenvolvido por mim ao longo dos últimos 10 anos, esse texto está assentado no diálogo e nas interseções entre os florais do Dr. Bach e a Abordagem Transdisciplinar Holística (ATH)[1].

Inicialmente, Dr. Edward Bach em seus estudos conseguiu mostrar que o cuidado e a cura podem ser acessíveis a qualquer indivíduo, propondo um método de tratamento sem efeitos colaterais, por meio do qual uma abertura da consciência para o autoconhecimento vem a ser a chave da mudança. Para isso, cabe ao indivíduo desenvolver um olhar amoroso e acolhedor para si mesmo, despertando a autoobservação a fim de desencadear um processo de tomada de consciência.

Dessa maneira, Dr. Bach desenvolveu um novo olhar para a relação entre saúde e doença, no qual a saúde representa o propósito de viver na presença do amor universal e a doença refere-se à separação entre a alma e a personalidade.

Aproximadamente 60 anos depois dos estudos do Dr. Bach, Basarab Nicolescu[2], em seu livro O Manifesto da Transdisciplinalidade[3] (1999, p.53) contribui de forma central para a construção dos pilares da transdisciplinaridade. Para ele, essa abordagem diz respeito ao que “está entre, através e além de qualquer disciplina” e estrutura-se por meio de três axiomas pautados na busca pela compreensão do mundo, procurando estabelecer uma convergência entre a ciência moderna e a tradição sapiencial, integrando o saber ao ser.

Segundo Nicolescu, os três axiomas são:

  1. A realidade é composta de múltiplos níveis, transcendendo a noção cientificista de uma realidade dual;
  2. A complexidade como princípio sustenta que os diferentes saberes das disciplinas conformam uma ecologia que articula, expande e cria contextos;
  3. A lógica do terceiro incluído, que não concebe a eliminação dos opostos, mas assume que eles coexistem, favorecendo o cruzamento de diferentes perspectivas.

O diálogo entre o conhecimento científico, a filosofia, a arte e os valores universais proposto pela ATH embasa-se, portanto, nesses axiomas e convida, na esfera do cuidado, à integralidade: consciência do corpo, da mente, das emoções e da alma no processo do autoconhecimento.

Entre a ATH e os estudos do Dr. Bach, é possível encontrar diferentes linhas que se conectam e estabelecer pontes com vistas à integração da visão, de escuta e da ação na realidade, a saber:

Diferentes níveis de realidade / Nova Medicina de Dr. Bach

Segundo a ATH, os diferentes níveis de realidade são divididos em: somente objetivo, objetivo e subjetivo, e apenas subjetivo, sendo que a realidade objetiva é fundamentada pela cientificidade e a realidade subjetiva manifesta-se no encontro com o sutil. Já os estudos do Dr. Bach assumem como níveis de realidade a medicina ortodoxa, o cuidado com as plantas, a homeopatia e o sistema floral. No diálogo entre essas abordagens, tem-se uma ponte entre os diferentes níveis de realidade – objetivo e subjetivo – direcionando o cuidado proposto pelos florais para um novo olhar fundado no amor em detrimento da agressão contra toda forma de adoecimento.

Nosso objetivo é perceber nossas falhas e empregar todos os esforços para desenvolver a virtude oposta; isso fará com que a falha desapareça como a neve se derrete sob a luz do sol. Não lutem com suas preocupações; com sua doença; com suas enfermidades; em vez disso, esqueçam-nas e concentrem-se na virtude que lhes é necessária. Dr. Edward Bach*

A Complexidade / Nova Medicina de Dr. Bach

A complexidade manifesta-se no sistema de florais de Bach por meio da visão integral que considera os aspectos físico, emocional, mental e espiritual na busca pela cura.

A doença do corpo, como a conhecemos, é o resultado, o produto final, o último estágio de algo muito mais profundo. A doença se origina acima do plano físico, mais próximo do mental. É o resultado de um conflito entre o nosso Eu espiritual e nosso Eu mortal. Então, enquanto estes dois Eus estiverem em harmonia, teremos perfeita saúde; porém, uma vez que há discórdia, ocorre o que conhecemos como doença. Dr. Edward Bach

A complexidade também está presente no nível da ação que a flor exerce sobre o indivíduo, uma vez que ela não trata só um sintoma, mas também tem a potência de despertar a essência do ser.

A finalidade destes remédios é elevar nossas vibrações e abrir nossos canais para receber nosso Eu Espiritual, inundando nossas naturezas com aquela virtude da qual necessitamos em particular, eliminando a falha que está nos afetando. Estes remédios, assim como a bela música, ou qualquer coisa gloriosamente exaltante, podem elevar nossas naturezas, aproximando-nos de nossas Almas e, através dessa ação, trazer-nos paz e alívio para nosso sofrimento. Dr. Edward Bach.

A complexidade é, portanto, um convite a olhar para a doença para além da visão reducionista que a vê apenas pela sua manifestação física e que engendra intervenções agressivas para controlá-la.

A lógica do terceiro incluído / Nova Medicina de Dr. Bach

Para cuidar do processo de adoecimento do indivíduo é necessário perceber os seus diferentes estados de consciência, abarcando as dimensões espirituais, emocionais e mentais, englobando o meio onde ele vive, suas relações familiares, suas raízes, que contém indicativos para se chegar à verdadeira causa da doença.

A doença é, em sua essência, o resultado do conflito entre a Alma e a Mente, e apenas será erradicada por meio de esforços espirituais e mentais. …  Qualquer esforço voltado apenas ao corpo só pode reparar o dano superficialmente e nisso não há cura, já que a causa ainda está operando e pode, a qualquer momento, demonstrar sua presença de outra forma. Dr. Edward Bach.

A partir dessa lógica, a planta passa a ser um agente do processo de cura, na medida em que traz consigo a informação que pode despertar a consciência no indivíduo no curso do seu caminho de autoconhecimento. Dessa forma, o terceiro incluído está na conexão que o sujeito estabelece com a informação trazida pela flor e os efeitos que ela produz tanto no corpo, quanto na consciência.

Quase todos nós temos alguma característica que está em desarmonia, como depressão, preocupação, medo, etc. Estas Plantas afastam essa característica e, ao fazê-lo, não apenas fecham a porta para a entrada de doenças, mas tornam nossas vidas mais felizes, mais alegres e mais úteis. Dr. Edward Bach.

Dessa maneira, o sistema de florais dialogado com a ATH reforça e potencializa o novo olhar que o Dr. Bach estruturou entre as diferentes formas de cuidar, através dos métodos já existentes (alopatia, bacteriologia, imunologia, homeopatia, herbalista) em busca de algo que está, portanto, além.

As Plantas mencionadas podem ser empregadas em conjunto com qualquer tratamento ortodoxo, ou acrescentadas a qualquer prescrição, e irão acelerar e ajudar em todos os tipos de casos, agudos ou crônicos. Dr. Edward Bach.

Por fim, é importante também considerar os paralelos existentes entre a atitude transdisciplinar, fundamentada nos pilares do rigor, da abertura e tolerância, e o sistema de florais. Dr. Bach utiliza-se do rigor na sua trajetória como médico, homeopata e herbalista, produzindo pesquisas que o levaram à construção da nova medicina com os florais. Já a abertura em sua trajetória manifesta-se por meio do seu movimento de busca pelo inesperado e desconhecido, abrindo-se para novas possibilidades de cuidar. A tolerância revela-se por meio do conhecimento adquirido em suas pesquisas e em sua trajetória profissional, além de nos mostrar o respeito a cada etapa desse caminho.

Conclui-se que na busca por um cuidado menos agressivo e mais integral, Dr. Bach desenvolveu uma visão holística, por meio da qual a natureza está integrada aos seres vivos e suas relações, sendo as flores um caminho para o autoconhecimento, que desperta a consciência acerca da “essência” do ser.

As pontes exploradas nessa abordagem estruturam-se, portanto, entre o mundo acadêmico, representado pelos estudos que embasam a ATH e o método sintetizado do sistema de florais do Dr. Bach, permitindo construir uma abertura para uma nova forma de cuidar, que integra uma visão cientifica, cultural, social e espiritual.


[1] O material completo que apresenta esta abordagem foi objeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de pós-graduação em Desenvolvimento Humano Integral na Abordagem Transdisciplinar Holística, realizado na Universidade da Paz (UNIPAZ/RJ) em parceria com a Universidade São Judas Tadeu.

[2] Nascido na Romênia, Basarab Nicolescu é físico teórico honorário do Centre National de la Recherche Scientifique, Laboratoire de Physique Nucléaire et de Hautes Énergies, Université Pierre et Marie Curie, Paris

[3] NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Triom : São Paulo, 1999.

Graduada em Ciências Biológicas pela UNIG (1982) com especialização em Abordagem Transdisciplinar pela UNIPAZ (2012).

Facilitadora da Healingherbs com cursos de florais na UNIPAZ do Rio de Janeiro e Brasília.

Contato: (21) 98656-0808 – contatorosmarinus@gmail.com

Para o topo