Cuide-se bem no outono

Com a chegada da nova estação, o corpo e o emocional são convidados a se afinarem às condições climáticas e subjetivas deste ciclo. Confira, a seguir, como a naturologia e a aromaterapia podem trazer mais conforto para os dias outonais.

A brisa fresca acarinhando a pele avisa: “É tempo de outonear”. Isso pode significar muitas coisas, dependendo da sensibilidade de cada um. Mas uma coisa é certa: o outono pede cuidados.

É certo que muita gente aprecia a meia-estação justamente por ela ser o momento em que a Terra se despede da exuberância do verão para dar lugar ao aconchego dos tons terrosos e ao desfrute dos dias amenos e azulados aqui no Hemisfério Sul.

E já que a dança cíclica da natureza é uma amostra da sua imensurável sabedoria, a naturologia, minha área de especialização, nos ajuda a atravessar a temporada das folhas ao vento da maneira mais cuidadosa possível.

Quando a luz se vai…

No outono os dias são mais curtos e, consequentemente, as noites mais longas, além de a temperatura ser mais branda. Essa combinação geralmente nos leva a sentir algumas necessidades de adaptação na rotina, principalmente no ciclo de sono e na alimentação. Com menos luz solar direta e aquele friozinho agradável, é comum nos sentirmos mais sonolentos e com mais apetite. Nosso corpo físico também tende a sofrer um pouquinho com o clima que é mais seco; sentimos mais sede e as partes do corpo mais expostas, como braços e rosto, tendem a ficar mais ressecadas. Algumas vezes até surgem fissuras que precisam de atenção, como na delicada pele dos lábios, por exemplo.  

Em alguns países do Hemisfério Norte o outono pode ser mais intenso, com dias mais nublados trazendo mais frio do que nos países tropicais, além de uma mudança considerável na paisagem, que fica mais vazia, com menos cor e brilho. Essas condições podem interferir no estado emocional e físico causando a chamada “Depressão sazonal” ou “Transtorno afetivo sazonal”. Uma vez instalado, esse quadro pode gerar sintomas como mudanças repentinas de humor tendendo à tristeza, a pessoa pode ficar mais calada e se afastar do convívio com as outras, se sente mais sonolenta, com falta de vitalidade e de vontade de realizar as atividades cotidianas. Além disso, pode sentir mais cansaço, dores musculares, entre outros desconfortos.

Outono lá fora e dentro de nós

O pragmatismo da vida moderna pode nos fazer esquecer, mas a verdade é que as estações do ano fazem parte do ciclo natural de vida na Terra para tudo e todos. Assim como acontece de maneira concreta na natureza, as quatro estações nos acompanham internamente ano após ano, nos influenciando de formas muito específicas. Pode reparar como o outono ressoa no seu Ser, convidando a um ritmo mais suave e tranquilizador, a um movimento de desapego comparado às folhas secas cumprindo mais uma etapa e se desprendendo dos galhos.

O outono também remete aos últimos frutos desse período sendo colhidos ainda de forma generosa simbolizando a importância de reconhecermos e nos sentirmos gratos pelo o que plantamos nas estações anteriores.

Já os animais se organizando para atravessar o inverno ilustram uma grande sabedoria interna que podemos introjetar e praticar. Enquanto eles tomam essas providências por puro instinto, nós podemos aproveitar o momento para refletir com clareza, tal qual o céu azul e límpido de outono, sobre o que queremos para o nosso futuro e do que precisamos para, num momento mais à frente, após o inverno, iniciarmos o novo semear.

Por isso é importante parar, respirar e refletir. Vale a pena nos sintonizarmos com o ritmo do outono e desvendarmos o que ele nos pede internamente. Lembrando que todos somos únicos e cada um responde à sua maneira a este ciclo.

Naturologia e Aromaterapia como fontes de equilíbrio

Sentindo mais frio?

Procure usar ou ter sempre à mão roupas adequadas e confortáveis para aqueles imprevistos de mudança do tempo, principalmente quando está fora de casa.

Para auxiliar a circulação sanguínea e ajudar no aquecimento do corpo, os óleos essenciais de Cravo e Canela são boas opções, desde que utilizados com consciência, em baixa dosagem. Além de tônicos do sistema circulatório, são muito úteis para ajudar na atenção e concentração ao longo do dia e também como estimulantes do sistema imunológico, importante fator nesta época, uma vez que ficamos mais propensos a gripes e resfriados.

Sentindo mais fome?

Alimente-se de forma consciente, sem exageros, procurando alimentos que sejam mais quentes como café, chás, sopas, caldos, molhos mais encorpados, castanhas, frutas secas, legumes, verduras e frutas da época que trarão mais energia. Pratos que utilizam especiarias como cravo, canela e gengibre também são boas opções.

Para ajudar a regular um pouco este apetite, se sente que ele está exagerado, o óleo essencial de Grapefruit é útil nos casos de compulsão alimentar. Ele também nos remete a uma sensação de felicidade, acolhimento e entusiasmo.

Sentindo a pele mais ressecada?

Procure tomar mais água e cuidar da pele com carinho. Tome banhos mornos, pois a água muito quente pode piorar o ressecamento. Você pode fazer todos os dias após o banho uma automassagem com cremes hidratantes. E antes de sair de casa não se esqueça de proteger seu rosto, utilizando protetor solar, que também tem propriedades hidratantes, e o tradicional “batom de cacau” ou protetores labiais com FPS (proteção solar).

O óleo essencial de Gerânio é muito indicado para peles ressecadas, como um manto de proteção, ele revitaliza e hidrata. Da mesma forma, o óleo vegetal de Rosa Mosqueta, pode ser usado puro na pele ou como base para diluir outros óleos essenciais.

Alguns protetores labiais contêm em sua fórmula esse óleo vegetal, uma boa indicação para o cuidado ampliado para todas as partes expostas que sofrem com o frio.

Sentindo mais sono?

Organize seus horários para que possa ter um sono mais agradável e reparador. Tente manter uma rotina à noite, com menos fatores estimulantes como alimentos mais difíceis de digerir e luzes artificiais e/ou eletrônicas. Prepare seu quarto com uma luz mais amena e sua cama para que seja confortável e quentinha, um momento aconchegante só seu.

Para uma boa noite de sono, conte com a ajuda do óleo essencial de Lavanda, um clássico muito agradável e recomendado para acalmar e tranquilizar. Uma gotinha dele no travesseiro, simples assim, sem exageros, para proporcionar relaxamento físico e mental.

Sentindo mais tristeza?

Nesse caso é importante notar se existem os sintomas da depressão sazonal e procurar auxílio especializado se necessitar. Procure se envolver verdadeiramente com sua família, amigos, comunidade e conhecidos, mantendo quem você ama por perto. Quando percebemos que não estamos sozinhos, encontramos força e motivação para nos cuidarmos e nos ajudarmos mutuamente. O óleo essencial de bergamota é muito recomendado para esse período, pois traz a sensação de conforto e calor humano.

Quando a tristeza vem acompanhada de falta de apetite e a vida parece mais cinza, o óleo essencial de Laranja Doce é excelente para trazer leveza e alegria de viver. É como um raio de sol bem iluminado, restaurando o bem-estar e a fome.

Reflexão outonal

E como sugestão de melhor aproveitamento simbólico e emocional desta estação, acredito que um exercício simples de reflexão pode ajudar:

Pense sobre o último ano e tente se lembrar do que você realizou, do que você teria plantado e cuidado para que desse frutos de alguma forma. Pode ser um conhecimento, um trabalho, um relacionamento, uma mudança ou mesmo novos hábitos. Quais foram os resultados? O que conseguiu colher de tudo o que plantou? Independentemente de ter resultados positivos ou não, agradeça com sinceridade por tudo o que passou e por tudo o que fez, não precisa se julgar e/ou condenar porque algo não deu certo, seja por qual motivo for. Tudo é oportunidade de aprendizado.

Agora pense no momento presente, como se tivesse uma página em branco à sua frente: o que não foi bom para você e gostaria de deixar ir, de desapegar? E o que você gostaria de manter e/ou plantar assim que possível?

Diferente daquela lista de início de ano em que fazemos muitas promessas, agora é um momento apenas de reflexão ancorada em sua sabedoria interna. Você sabe o que é bom ou não para você, assim como sabe também o que precisa fazer para realizar seus objetivos e ter uma boa colheita no futuro dentro do que é possível para você, na sua realidade.

Aproveite este momento de reflexão sincera e comece a planejar suas próximas estações, não se esquecendo de se permitir viver um momento de cada vez, ouvindo e cuidando de si.

Gostou desta matéria? Então, saiba como a aromaterapia e os Florais de Bach podem se unir para um bem-estar mais profundo e transformador.

Bruna Vannucchi

Naturóloga formada pela Universidade Anhembi Morumbi desde 2010. Atualmente, trabalha com atendimentos em Naturologia em consultório particular e coordena os cursos da Healing. Também atua como facilitadora de cursos e palestras sobre as Práticas Integrativas e Complementares e realiza pesquisas científicas na área.

Contato

(11) 97077-5529

bruna_naturologia@hotmail.com

tags
Para o topo