Florais fortalecem cuidadores em Pombos

Neste município pernambucano, profissionais da Saúde ligados ao Projeto Cura-te a Ti Mesmo puderam se estruturar física e emocionalmente para cuidar dos efeitos da pandemia na população.

Poucos meses antes de a Covid-19 desafiar os limites físicos, mentais e emocionais do ser humano, o Projeto Cura-te a Ti Mesmo havia levado a sabedoria dos Florais de Bach a profissionais da Saúde do município de Pombos, localizado a 58 Km do Recife. Naquele momento, eles não podiam imaginar quão valiosa seria aquela ferramenta de cura à qual estavam sendo apresentados num contexto de “normalidade”. Hoje, passados dois anos de enfrentamento da pandemia, esses cuidadores não têm dúvidas acerca da importância do cuidado sutil para a saúde integral.

O Projeto Cura-te a Ti Mesmo nasceu do entendimento de que quem cuida precisa, antes de tudo, se cuidar. Manter-se são para ter condições de ajudar outras pessoas, compreendendo os próprios sentimentos e, a partir de seu centro, ser capaz de melhor assistir aqueles que necessitam de auxílio.

Por isso, o Projeto oferece capacitação em terapia floral a profissionais de saúde do SUS graças à parceria entre o Instituto Healing, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Centro Acadêmico Vitória, o Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lapics), a fundação inglesa The Twelve Healers Trust e os municípios e/ou instituições ou programas ligados ao SUS. Conheça mais detalhes sobre o Projeto.

O curso piloto, realizado em outubro de 2019, na cidade de Pombos, teve entre seus participantes a terapeuta ocupacional Emanuela Cavalcante Lopes, que atua na Coordenação de Saúde Mental do município. Diretamente envolvida com os cuidados destinados à população ao longo dessa crise sanitária sem precedentes, ela nos dá uma ideia da importância dos florais como recurso terapêutico em tempos extremos, sobretudo numa localidade afetada por uma série de limitações.

Florais: suporte terapêutico na crise

“Trabalhar com saúde mental num município de pequeno porte é sempre um desafio porque existe muita demanda para psicoterapia, pessoas em intenso sofrimento, e nós, muitas vezes, não conseguimos dar conta por não dispormos de uma rede ampliada de cuidados”, ela contextualiza.

Felizmente, desde a implantação do Projeto Cura-te a Ti Mesmo, os florais ganharam um espaço significativo no sistema de Saúde de Pombos. “Se tínhamos uma demanda que já era reprimida, avalie hoje como estaríamos se não fossem os florais”, ela desabafa. Atualmente, os atendimentos com terapia floral são realizados no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Centro de Reabilitação da cidade. São atendidas, em média, 50 pessoas por mês, levando em conta a variação entre pacientes novos e os que fazem manutenção.

Graças aos Florais de Bach, conta Emanuela, os profissionais da Saúde capacitados pelo Projeto estão conseguindo lidar muito bem com os efeitos emocionais da pandemia, principalmente com as demandas relacionadas à ansiedade e ao medo. Confira os florais que podem ajudar nessas situações.

Lá em Pombos, muitas pessoas chegaram ao atendimento sentindo pavor, como também vivenciando o luto pela perda de entes queridos.  São muitos traumas a serem cicatrizados nesse momento de extrema vulnerabilidade e incertezas. Daí a relevância de um olhar que contemple o ser humano em suas múltiplas camadas. “Estamos vivendo esses quadros com muita intensidade agora e os florais têm sido uma ferramenta potente para esse cuidado no nosso município”, ela assegura.

Devido a essa possibilidade de cuidado integral, que em Pombos também é associada à auriculoterapia, boa parte dos casos pôde ser manejado sem a necessidade de encaminhamento para tratamentos medicamentosos com psiquiatras. Mas, claro, quando é necessário os pacientes são devidamente direcionados aos cuidados de médicos e psicoterapeutas. “Os florais e a auriculoterapia têm sido ferramentas importantíssimas, inclusive, para os profissionais de saúde durante a pandemia, para que pudéssemos suportar o processo que estamos vivendo”, ressalta Emanuela. Saiba mais sobre a auriculoterapia.

Consciência e autorresponsabilidade

Pois bem, como os florais atuam no campo sutil, a curiosidade nos leva a indagar: Quais são as transformações mais perceptíveis entre os pacientes do SUS que residem em Pombos, para além da melhora da ansiedade e do medo? Emanuela destaca dois pontos fundamentais para o crescimento interior: consciência e autorresponsabilidade.

“Percebo uma conscientização maior do termo ansiedade, que é bastante generalista. Mas, quando a gente cuida com os florais e vai a fundo, as pessoas começam a perceber o que é a sua ansiedade, por que está sentindo tudo aquilo. É um processo de conscientização e de autorresponsabilização, que é muito mais fácil de ser aflorado quando cuidamos com as essências”, relata a terapeuta.

Esse despertar, segundo ela, aponta para um amadurecimento emocional. No sentido de que, ao invés de depositar em causas externas a responsabilidade pela sua condição, seja o sistema de Saúde, o médico ou o terapeuta, o indivíduo passa a assumir a responsabilidade por sua saúde e por seu estado emocional. Um ato que é intransferível. Afinal, é o nosso curador interno quem entra em ação para nos conduzir pelos caminhos da cura, buscando e aceitando auxílio sempre que necessário. E, principalmente, fazendo o que precisa ser feito pelo próprio bem-estar todos os dias.

Conquistas do autocuidado

Emanuela, pessoalmente, tem se cuidado com uma combinação de terapias: autoconhecimento, florais, auriculoterapia, reiki e biomagnetismo. Nessa mescla ela tem encontrado a base de sustentação para lidar em seu dia a dia profissional com o aumento de doenças e do sofrimento humano. É assim que ela tem mantido o equilíbrio para se sentir bem consigo mesma, além de entregar o melhor para aqueles que cruzam seu caminho.

“Quando a gente começa a se perceber de outra forma, a reconhecer aquilo que a gente tem de potencialidade e de fragilidade, isso termina por melhorar a relação com a gente mesmo e com os outros. Porque a partir do momento em que eu me reconheço e me aceito, consigo fazer algumas modificações e o outro percebe isso de forma muito clara”, ela partilha.

Isso não significa que a escolha consciente pelo autoconhecimento e pelo autocuidado seja uma trilha florida em dias de sol e céu azul. Quando remexemos nossa interioridade, precisamos encarar desafios, pois também somos constituídos de zonas escuras e turbulentas. Entretanto, segundo a experiência da terapeuta, vale muito a pena perseverar e ir além do que nos amedronta ou ameaça.

“Os florais são divinos. Sou uma pessoa hoje muito diferente da que eu era antes de fazer uso deles. Inicialmente vivi um momento de grande inquietude, porque na verdade eu não me reconhecia – embora eu achasse que sim -, mas, quando as coisas se acalmaram, percebi o quanto foi importante eu me reconhecer e modificar algumas questões minhas. Isso se reflete até hoje em bênçãos na minha vida. Em mudanças em todos os quesitos, como profissional, esposa, mãe. Sou muito grata pela oportunidade de ter conhecido a riqueza dos florais”, celebra a terapeuta.

Para o topo