Sob as bênçãos das mãos e das flores

O reiki e a terapia floral, quando usados em conjunto, permitem às pessoas despertar as emoções reprimidas e tratá-las com amorosidade

Ao mesmo tempo que o universo das terapias integrativas e complementares se expande, cresce também o número de terapeutas adeptos da fusão de mais de uma prática de autoconhecimento e bem-estar em seus atendimentos. “Considero válido e importante todo tipo de terapia séria que visa ajudar o cliente”, reflete Eliana Leite Praça, fonoaudióloga e aconselhadora biográfica, de São Paulo.

No seu trabalho, Eliana faz uso dos florais de Bach e do reiki como instrumentos adicionais à sua prática terapêutica. Ela conta que, com base na observação da queixa da pessoa, tem condições de verificar qual dos dois complementos será de maior valia para ela.

“Tanto o tratamento com florais como o reiki auxiliam na construção do caminho de autopercepção e ajuda a entender a sua maneira de agir, sentir e pensar. Porém o reiki relaxa, possibilita a liberação de emoções e traz à tona sentimentos muitas vezes guardados e desconhecidos. O floral, por outro lado, trabalha de forma mais pontual com o sentimento que desabrochou”, explica.

O reiki, criado na década de 1930 pelo monge budista japonês Mikao Usui (veja quadro no fim desta reportagem), consiste em sobrepor as mãos sobre diferentes partes do corpo, sem tocá-lo, para transmitir energia a fim de resgatar o bem-estar e auxiliar no tratamento dos mais diversos tipos de problemas.

“Desde uma agitação mental, ansiedade, pânico e depressão até a queixa de algo físico, como uma enxaqueca ou outro tipo de dor”, conta Eliana.

Mas, para a profissional, o benefício mais importante que o reiki e os florais proporcionam é o resgate do equilíbrio entre corpo-mente-espírito, o que, no final, favorece uma melhor qualidade de vida.

“Ambos ampliam a consciência e facilitam o processo de cura”, conclui ela.

Para a mestre em reiki e terapeuta floral Ana Galvão, da capital paulista, o tratamento com as mãos e as essências florais vêm de uma mesma fonte: a do amor divino.

“São, portanto, ao mesmo tempo independentes e complementares, atuando no ser divino que cada pessoa traz em si. E o nosso trabalho como terapeuta é o de nos colocarmos disponíveis para as pessoas apresentando ferramentas que abrem caminho para que o nosso semelhante possa reencontrar com sua alma, com sua verdade.”

Para comprovar os efeitos positivos das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), inúmeras pesquisas vêm sendo realizadas. Uma delas foi feita para verificar o uso do reiki no alívio de sinais e sintomas biopsicoemocionais relacionados à quimioterapia. A busca foi realizada nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), CINAHL, Cochrane, Embase, PubMed e Scopus – até setembro de 2018.

Sete artigos atenderam os critérios de conclusão levando em conta que os sintomas mais estudados foram ansiedade, dor, fadiga, estresse, depressão e humor. A conclusão final diz:

“As pesquisas analisadas apresentam evidências que o reiki pode ser benéfico no alívio dos efeitos colaterais da quimioterapia. Os pacientes que receberam o tratamento com o reiki relataram melhora no bem-estar geral e de alguns sintomas, como dor, fadiga, estresse, ansiedade. O que sugere que esta prática pode ser introduzida na prática assistencial ou recomendada a pacientes submetidos a quimioterapia ambulatorial.”

Como se vê, o reiki e a terapia floral têm ampliado os benefícios de cura tanto para os profissionais quanto para quem procura por tratamento. São as bênçãos das mãos e das flores.

Curiosidades sobre a terapia floral e o reiki

  • A terapia floral nasceu na Inglaterra na década de 1930 com o médico inglês Edward Bach, e o reiki no Japão, também na década de 1930, com o monge budista Mikao Usui.
  • O reiki é aplicado com a imposição das mãos e os florais podem ser tomados ou aplicados em cremes, géis e outras loções e borrifados no ambiente.
  • Os florais são feitos com essências das flores e o reiki (rei = energia vital do Universo; ki = energia que mantém vivo nosso corpo físico) se utiliza da energia vital do Universo.
  • Os florais atuam sobre as emoções e o reiki age nos centros energéticos do corpo.

Contatos: Ana Galvão – ana.tranquilitas@hotmail.com, Eliana Leite Praça – semin.bioflor@gmail.com

Para o topo