Sob as bênçãos das mãos e das flores

O reiki e a terapia floral, quando usados em conjunto, permitem às pessoas despertar as emoções reprimidas e tratá-las com amorosidade

Ao mesmo tempo que o universo das terapias integrativas e complementares se expande, cresce também o número de terapeutas adeptos da fusão de mais de uma prática de autoconhecimento e bem-estar em seus atendimentos. “considero válido e importante todo tipo de terapia séria que visa ajudar o cliente”, reflete Eliana Leite praça, fonoaudióloga e aconselhadora biográfica, de São Paulo.

No seu trabalho, Eliana faz uso dos florais de Bach e do reiki como instrumentos adicionais à sua prática terapêutica. ela conta que,
com base na observação da queixa da pessoa, tem condições de verificar qual dos dois complementos será de maior valia para ela.

“Tanto o tratamento com florais como o reiki auxiliam na construção do caminho de autopercepção e a ajuda a entender a sua maneira de agir, sentir e pensar. porém o reiki relaxa, possibilita a liberação de emoções e traz à tona sentimentos muitas vezes guardados e desconhecidos. o floral, por outro lado, trabalha de forma mais pontual com o sentimento que desabrochou”, explica.

O reiki, criado na década de 1930 pelo monge budista japonês Mikao Usui
(veja quadro no fim desta reportagem), consiste em sobrepor as mãos sobre
diferentes partes do corpo, sem tocá-lo, para transmitir energia a fim de resgatar o bem-estar e auxiliar no tratamento dos mais diversos tipos de problemas.

“Desde uma agitação mental, ansiedade, pânico e depressão até a queixa de algo físico, como uma enxaqueca ou outro tipo de dor”, conta Eliana.

Mas, para a profissional, o benefício mais importante que o reiki e os florais proporcionam é o resgate do equilíbrio entre corpo-mente-espírito, o que, no final, favorece uma melhor qualidade de vida.

“Ambos ampliam a consciência e facilitam o processo de cura”, conclui ela.

Para a mestre em reiki e terapeuta floral Ana Galvão, da capital paulista, o
tratamento com as mãos e as essências florais vêm de uma mesma fonte: a do amor divino.

“São, portanto, ao mesmo tempo independentes e complementares, atuando no ser divino que cada pessoa traz em si. E o nosso trabalho como terapeuta é o de nos colocarmos disponíveis para as pessoas apresentando ferramentas que abrem caminho para que o nosso semelhante possa reencontrar com sua alma, com sua verdade.”

O despertar dessa espiritualidade – que não tem conexão com qualquer tipo
de religião, mas com o fato de lembrar os pacientes que, além das faculdades mentais e psíquicas, reside uma essência divina em cada ser – ficou constatado na pesquisa de doutorado do psicobiólogo ricardo Monezi,
da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Foram avaliados os efeitos da prática do reiki em idosos com estresse. Eles foram divididos em dois grupos. O Grupo placebo recebeu a imposição das mãos de pessoas que nunca tiveram contato com a técnica e o Grupo reiki recebeu a aplicação de reiki. após oito semanas, as conclusões apontaram que ambos os grupos tiveram resultados positivos, mas a performance superior foi a do Grupo reiki. por meio de um aparelho, o eletrofisiógrafo, a temperatura, o nível de tensão muscular e a eletricidade natural do corpo foram medidos.

E foi detectado que a fisiologia das pessoas indicava um estado de relaxamento, com menos tensão. Mas, além do aspecto físico, a questão espiritual também surpreendeu o pesquisador.

Muitos dos idosos do Grupo reiki quiseram, após a pesquisa, saber onde poderiam aprender a técnica. O fato demonstra que a forma sutil
dos tratamentos com as terapias complementares tem feito com que tanto
profissionais quanto clientes tornem-se ainda mais fãs desse tipo de cuidado com a saúde integral. e o reiki e a terapia floral têm estimulado e ampliado esse universo, com as bênçãos das mãos e das flores.

Curiosidades sobre a terapia floral e o reiki

  • A terapia floral nasceu na Inglaterra na década de 1930 com o médico inglês Edward Bach, e o reiki no Japão, também na década de 1930, com o monge budista Mikao Usui.
  • O reiki é aplicado com a imposição das mãos e os florais podem ser tomados ou aplicados em cremes, géis e outras loções e borrifados no ambiente.
  • Os florais são feitos com essências das flores e o reiki (rei = energia vital do Universo; ki = energia que mantém vivo nosso corpo físico) se utiliza da energia vital do Universo.
  • Os florais atuam sobre as emoções e o reiki age nos centros energéticos do corpo.

Ilustração: Sandra Javera
Contatos: Ana Galvão – ana.tranquilitas@hotmail.com, Eliana Leite Praça – semin.bioflor@gmail.com, Ricardo Monezi – www.unifesp.br

Gostou desse artigo? Se quiser receber por email a 3a. edição da revista Essência Healing, clique aqui.


Para o topo