Como são preparados os florais de Bach

Os florais de Bach são essências extremamente diluídas, preparadas a partir de plantas silvestres, e não possuem princípios ativos. O Dr. Bach criou dois métodos diferentes para prepara-los: o método solar e o método de fervura.

Método solar

No primeiro, o método solar, as flores são colocadas numa vasilha com água de nascente. O dia tem que estar perfeitamente claro, sem nuvens. O preparo ocorre próximo de onde as flores foram colhidas e nas primeiras horas da manhã.

A vasilha com água e flores ficará sob a luz do sol por algumas horas e a essência estará pronta quando a água apresentar bolhas de ar e mostrar um aspecto iluminado.

Esta água é filtrada e a ela é acrescentada a mesma quantidade de conhaque, que atua como conservante. Essa é a essência-mãe, a matriz daquele floral.

Para se preparar a essência estoque (concentrado), que é a que usamos para consumo, enche-se um frasco (de 10 ou 30ml) com conhaque, que é usado como conservante, e pingam-se apenas 2 gotas da essência-mãe (6 gotas no caso do frasco de 30ml).

Das 38 essências florais de Bach, 20 são preparadas por este método.

Método de fervura

As demais são preparadas pelo método de fervura: coloca-se numa panela água de nascente e partes da planta para que fervam por um determinado tempo. Coa-se o líquido, e, depois de frio, acrescenta-se o conhaque (conservante).

O preparo do frasco de estoque (o concentrado que consumimos) é o mesmo que o descrito para o método solar.

Portanto, independente do método de preparo, os florais de Bach são muito diluídos. Eles contêm a informação da planta. E é esta informação que vai nos ajudar a mudar padrões e a despertar novas maneiras de lidar com a vida.

O preparo do frasco de estoque

A partir da essência-mão, prepara-se o frasco de estoque, que é o produto comercializado. Para prepará-lo, basta preencher um frasco de 10 ml com conhaque (que atua como conservante) e pingar duas gotas da essência-mãe. É a partir desse frasco que se prepara o frasco de tratamento, aquele que compramos nas farmácias.

No livro Os florais de Bach e os padrões inscritos na água, Julian Barnard fala da importância da água nesse processo. É nela que são impressas as informações contidas na planta, ou seja, suas qualidades terapêuticas.

Como você pode ver, os florais são extremamente diluídos. Por isso, dizemos que eles devem ser considerados como informações e o que interessa é a qualidade e não a quantidade.

Quer saber mais?

Assista à videoaula Diluição das essências florais, gravada por Julian Barnard especialmente para nossos cursos. Nessa aula ele aborda a diluição correta das essências, tendo como base os escritos deixados pelo Dr. Bach e pela sua assistente e biógrafa Nora Weeks.

Para o topo