A revitalização do GCEM, um espaço dedicado à saúde e ao conhecimento

Com mais de 20 anos de caminhada, o local possuía até recentemente um espaço de atendimento e um grande canteiro de plantas medicinais, com mais de 200 espécies. Uma referência regional

GCEM (Grupo Conquista de Ervas Medicinais) é o nome do espaço de atendimento no bairro de Conquista em Santarém, na Pará. A reforma realizada recentemente foi parcialmente financiada pelo Instituto Transformar Cuidando.

O objetivo principal foi o de revitalizar o local e adequar as instalações de atendimento à população, visto que, depois do Projeto Beth Bruno, novas formas de cuidado foram implantados e mais pessoas passaram a procurar o local.

Segundo Ir. Marialva, coordenadora do Projeto Beth Bruno, o investimento realizado pelo Instituto Transformar Cuidando foi fundamental para que esta revitalização acontecesse. E acrescenta:

“Foi um passo importante para o Projeto Beth Bruno, por duas razões: Como está localizado em Santarém, uma cidade de fácil acesso para os agentes de saúde que estão em comunidades distantes, o GCEM passa a ser um centro de referência para os demais grupos e a partir de agora o local passa a dar cursos e trabalhar sobre temas da saúde, aproveitando o conhecimento e capital humano desenvolvidos durante todos estes anos.”

O próximo passo é aproveitar esse novo momento e organizar cursos e formações, levando o conhecimento a mais pessoas e capacitando novos agentes de saúde.

O GCEM antes da reforma

Para o topo