Vervain pelo mundo, mas também por si!

Qual a informação que está por trás desta planta escolhida pelo Dr. Bach para trabalhar o excesso de entusiasmo e a vontade de convencer?

Alguns diriam que esta é a sensação mais nobre de um ser humano, equivalendo a sentir o universo ou Deus dentro de si. Mas toda essa grandiosidade pode se esvair em pouco tempo, pois, afinal, todas as coisas da vida são transitórias. Da mesma forma, aquele que uma vez sentiu tal presença pode almejar senti-la novamente.

Existe um equívoco muito comum entre os que querem se curar dos sofrimentos desse mundo que é associar aquele momento de pura felicidade com o que o causou. Assim, o ser humano tende a fazer escolhas baseadas nessa experiência, adotando padrões de comportamento por períodos demasiadamente extensos. Comete, assim, uma afronta a leis básicas da vida como a eterna mudança que tudo permeia, podendo inclusive desrespeitar o livre arbítrio alheio nas relações interpessoais.

Esta é a situação em que o indivíduo Vervain se depara em sua vida. Sem saber dosar seu grande entusiasmo, exagera na rigidez consigo próprio e com os outros (o que o diferencia da personalidade Rock Water). A personalidade Vervain tenta convencer por argumentos ou mesmo vencer pelo cansaço aqueles a sua volta, embora não goste de causar desavenças (ao contrário de Vine). O indivíduo Vervain deseja que todos sigam seu “belo e óbvio caminho”. Essa rigidez e esse entusiasmo podem ser vistos na planta que cresce de forma geométrica e exata, depressa em comparação a outras ervas, impedindo através de sua folhagem espessa o crescimento de plantas próximas, comportamento comum entre aqueles que não deixam os outros se posicionarem sozinhos.

Todo esse crescimento revela o declínio de Vervain , que gasta suas energias exageradamente, não respeitando os limites de seu corpo, exaurindo-se, assim como a planta que cresce a ponto de sufocar-se entre os ramos secos da estação anterior. A flor de Vervain, da qual obtém-se a essência floral, é justamente o oposto do que a planta apresenta durante sua vida. Ela é pequena, em tons frios de azul ao lilás, que nascem aos poucos quase como que demonstrando paciência e singeleza.

Todas as indicações terapêuticas podem ser observadas no gestual da planta, tanto no caso da terapia floral quanto no uso fitoterápico. O método de observar o gestual da planta, muito utilizado pelo Dr. Bach, também era usado pelos povos antigos para classificar as plantas. Assim, vemos muitas semelhanças entre as indicações da Verbena officinalis para tratar os males psicoemocionais através do floral e os males físicos, através do fitoterápico.

A Verbena officinalis é utilizada na fitoterapia como calmante e estimulante do sistema imunológico, sobretudo para indivíduos exacerbadamente ativos, a ponto de exaurir as forças do corpo, deixando-o suscetível a problemas de saúde. A Verbena é febrífuga e refrescante, o que diminui o excesso de atividade calorífica do corpo. Possui em seus sabores traços adstringentes, que funcionam como um comando de introspecção no corpo, atributo essencial para um tipo Vervain, que deseja enfrentar suas dificuldades para viver melhor.

A flor da Vervain.Além disso, a planta tem importantes indicações para a região da garganta e pulmões, sendo indicada para inflamações como faringite e amigdalite, asma, e também para reduzir os níveis de TSH do paciente, o que contribuirá em quadros de hipertireoidismo. Na psicossomática, o tipo Vervain vive “acossado” na vida, de certa forma encurralado pelo pescoço (tanto que os sintomas do hipertireoidismo se assemelham a uma pessoa sendo estrangulada, com os olhos esbugalhados típicos dessa patologia). Essa tensão torna o paciente aflito para resolver sua vida, sendo comum àqueles que amadureceram precocemente. São indivíduos que não recuam diante das fadigas e dificuldades abusando de suas forças até a exaustão. O bloqueio que possuem no pescoço impede a perfeita relação entre as ideias e sua aplicação no mundo.

Assim, eles normalmente menosprezam os sintomas que estão aparecendo em seu corpo, relutando para ir ao médico, pois afinal têm outras coisas mais importantes para resolver. Esta má comunicação entre mente e corpo também afeta suas ações, pois a o corpo não consegue acompanhar as orientações da mente para resolver os problemas, o que muitas vezes pode levar a uma situação de estagnação. Qualquer semelhança com a personalidade Vervain não é coincidência.

Vervain precisa de certa forma “afrouxar” suas ideias sobre a vida, pois esse aperto está causando pressão demais para uma só pessoa suportar! Assim, uma pessoa que está em seu estado positivo de Vervain aprendeu que toda sua energia pode ser utilizada para seus propósitos, sem ultrapassar os próprios limites e nem os limites dos outros. O Vervain positivo cuida melhor do corpo e poupa energia de vez em quando!


José Sencini
é farmacêutico, facilitador da Healingherbs e especializado em fitoterapia e medicina tradicional chinesa.

Para o topo