O que te nutre em todos os sentidos?

Em épocas tumultuadas, precisamos filtrar tudo o que passa por nós e nos alimentarmos do que nos fortalece de dentro para fora. Saiba como os florais podem nos ajudar a firmar esse elo benigno.

Você já parou para pensar na quantidade de estímulos que te atravessa diariamente? E também na forma como você se coloca perante essa enxurrada: como filtro ou como esponja? Da mesma maneira que somos seres sensíveis às influências do meio, também somos responsáveis por processarmos o que nos atinge. O que comemos, ouvimos, vemos, sentimos e pensamos têm o poder de nos nutrir ou nos abater, se assim escolhermos. A boa notícia é que podemos afiar nosso discernimento para sermos capazes de cultivar o que nos eleva.

Essa “higiene” diária é fundamental, pois somos constituídos de múltiplas camadas, das mais densas às mais sutis, e, se alguma delas é negligenciada, sentimos nossa vitalidade ser sequestrada. A terapeuta floral Simone Monteiro Gomes leva tal compreensão ao nível mais invisível, a fim de atentarmos para as raízes dessa dinâmica. “Tudo em nós vibra, pois somos constituídos de átomos. E o átomo é composto de matéria e onda. Então, entramos na Lei da Vibração, segundo a qual tudo o que vibra tem uma frequência que pode interferir em outras. Isso vale para todas as dimensões dos nossos corpos: físico, mental, emocional e espiritual”, ela esclarece.

Se estamos vulneráveis, amedrontados ou estressados por causa das incertezas do mundo atual, mais facilmente seremos tragados pelo caos exterior. Mas seria desgastante demais ficar à mercê de notícias e perspectivas de futuro negativas, concorda? Portanto, tratemos de afundar uma âncora robusta nas profundezas do nosso interior. “A única forma de nos protegermos desse turbilhão externo é ‘Conhecendo a Si Mesmo’. Pois quando nos conhecemos sabemos o que é nosso e o que não é. Assim temos lucidez em relação à energia que nos cerca e que nos afeta”, sustenta Simone.

Clareza para compreender a si mesmo

Segundo ela, a cada novo passo desse processo, percebemos com maior nitidez quais são nossos gatilhos emocionais. A partir daí podemos discriminar o que realmente estamos sentindo, se aquilo brota da gente ou pertence ao meio, ou ainda se nasce de uma situação específica que nos trouxe alguma emoção à tona. Pois bem, quando a autopercepção se refina, começamos a decodificar o funcionamento da nossa própria mente. Notamos, por exemplo, como ela tende a se grudar como um velcro em experiências ruins, reverberando sensações desagradáveis por meio de ruminações que nos invadem e se proliferam como ervas daninhas. Ao passo que as experiências positivas ficam encolhidas num canto ou se confinam nos baús do esquecimento.

Simone explica por que essa engrenagem mental é tão tendenciosa. “Temos uma densidade frequencial muito baixa e o negativo ainda nos chama mais atenção. Há ainda uma falta de fé no Criador e, dentro dos nossos instintos que estão se desenvolvendo, o orgulho ainda fala muito alto. De tal maneira que, quando as situações são divergentes da minha expectativa, fico focado no que não aconteceu como planejei. Aí vem a carga do sofrimento. O apego à situação nos faz sofrer ainda mais”, observa a terapeuta.

Aprenda a arte do desapego tal qual os monges tibetanos.

Florais equilibram os corpos mental e astral

Agora está claro por que temos de ser criteriosos em relação àquilo que nos alimenta em todos os sentidos? É aquela velha história: queremos dar combustível aos anjos ou aos monstros que nos habitam? Para nos fortalecer de maneira integral podemos contar com os Florais de Bach, ferramentas extremamente sutis, mas dotadas de um poder de transformação imensurável.

“A principal força do floral é carregar em si a informação que precisamos conectar com o que já temos dentro de nós. Ele nos traz lucidez, conecta a informação necessária para nossos corpos mental e astral vibrarem no mesmo propósito e promove a reconexão com a informação que o Criador já nos deu. Florescendo, assim, nossa Luz”, compreende Simone. “É como a chegada da Luz para nos tirar da caverna, iluminando nossas sombras e dando o reforço positivo que precisamos para vencer nossas mazelas”, ela compara.

A indicação das essências florais mais apropriadas para esta alquimia interior vai depender do momento de vida de cada um, pondera a terapeuta. Afinal, a essência que desperta essa conexão em uma pessoa não é a mesma para outra. “A combinação é específica para cada ser único do Criador. Logo, cada indivíduo deve ser tratado e acolhido como Uno”.

Autocuidado significa valorizar a vida

Da mesma maneira, cada pessoa deve descobrir como melhor atender às necessidades do corpo, da alma e do espírito, pois não há nada mais exclusivo e particular do que o autocuidado. Lembrando sempre que, se não nos cuidarmos, não poderemos cuidar de ninguém. Do mesmo jeito que, se não nos amarmos, jamais amaremos o outro. “O autocuidado é fundamental para a existência. Sem ele não podemos fazer absolutamente nada, pois não existiríamos. Como ensinou um dos nossos grandes mestres, Jesus: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, evoca Simone.

Aprenda a cultivar o amor próprio.

Pois bem, o uso dos florais pode ser acompanhado por uma série de recursos igualmente positivos para o resgate do equilíbrio. Só temos a ganhar com esta sinergia. “Cuidar muito bem da nossa alimentação, praticar atividade física com regularidade, fazer terapia para se conhecer cada vez mais, meditar, encontrar o contato com o Criador (independentemente de qualquer religião) e, principalmente, sermos íntegros com o que sentimos e manifestamos”, lista a terapeuta.

Ah, e quando a mente enaltecer a face dura da existência, absorvendo cada notícia alarmista como se fosse uma verdade irrefutável, acolha essa propensão e imediatamente diga a ela que não há por que se deixar abalar dessa forma. Sim, as dificuldades são reais, mas, olhe ao redor e perceba quanta beleza e virtudes coexistem no universo. Delas emana o alento para perseverarmos, mirando o por vir com confiança. “Temos muito a construir. Um período muito intenso se fez, mas também trouxe muitos questionamentos, despertar de consciência e busca pelo amor. Então, fé é a palavra, pois com ela temos esperança, amor, conforto e, principalmente, sentimo-nos amparados pelo Criador”, encoraja Simone.

Ficou interessado pelo tema desta matéria? Então, descubra como o herbalista inglês Julian Barnard compreende a trilha do desenvolvimento pessoal e como ela fortalece nossas escolhas conscientes.

Simone Monteiro Gomes

Formada em Farmácia Industrial e, posteriormente, em Farmácia de Manipulação, com Especialização em Homeopatia, Simone encontrou nesta transição as práticas complementares. Então, percebeu qual é a sua missão: “Acolher e despertar consciências”.

Latu sensu em Acupuntura, também é Practitioner dos Florais de Bach pela Healing Herbs, Practitioner dos Florais de Saint Germain, Facilitadora Sistema Cristais de Oz, Terapeuta Floral Ararêtama, Terapeuta Floral Bush Australiano e Terapeuta Floral Califórnia.

Ainda atua nas áreas de Psicanálise Clínica e Psicanálise & Espiritualidade.

Contatos

(16) 99209-1747

contato@simonemonteirogomes.com.br

www.simonemonteirogomes.com.br

Instagram: @simonemonteirogomes

tags
Para o topo