Como se reestruturar com a ajuda dos 5 elementos

No pós-pandemia vamos precisar de reorganização interna e externa para nos reencontrarmos. Por isso, selecionamos práticas da Medicina Tradicional Chinesa preciosas para esse momento.

Passado um longo período de incertezas e aflições, as coisas estão um tanto bagunçadas, pedindo por reorganização. Afinal, um pouco de ordem nos ajuda a recomeçar, não é mesmo? Está claro que a vida social, o trabalho, os relacionamentos e a percepção de quem somos depois de uma pandemia vão requerer nossa capacidade de nos reestruturar em novas bases. Que tal buscar nos elementos da natureza os recursos necessários para esta recomposição interna e externa?

A Medicina Tradicional Chinesa considera a existência de cinco elementos: fogo, terra, ar ou metal, água e madeira. Eles estão lá fora, no mundo natural, como também entranhados em nosso corpo e em nosso ser. Afinal, cada centelha do cosmos está interligada. Lembrar disso, felizmente, nos fortalece na medida em que nos situa na vastidão do Mistério e, desse lugar, descortina um universo em constante criação e recriação.

Sob essa perspectiva milenar, cada elemento se associa a um órgão ou vísceras e também a uma emoção. Fica assim. O fogo se conecta ao coração e ao intestino delgado e também à alegria; a terra; ao baço e ao estômago, e ao raciocínio ou à preocupação; o ar ou metal; ao pulmão e ao intestino grosso, bem como à tristeza; a água; ao rim e à bexiga, além do medo; a madeira, ao fígado e à vesícula biliar, moradas da raiva.

A natureza em nós é una

Se uma dessas esferas é afetada, a outra reclama, por ressonância, nos mostrando quão sensível é a teia vital. Logo, em períodos turbulentos, a tendência é que corpo, mente, emoções e espírito se desalinhem e que sintomas comecem a pipocar aqui e ali, como explica Sol Medêiros, terapeuta integrativa, especialista em Medicina Tradicional Chinesa. “Se ficarmos por muito tempo preocupados, irritados, inseguros, tristes, magoados, frustrados e ansiosos, adoecemos do órgão correspondente. Por isso é fundamental cuidarmos das emoções e dos pensamentos, assim como do corpo”, ela alerta.

Por outro lado, se focarmos em cuidados simples e acessíveis, podemos resgatar o bem-estar integral. A lógica é a seguinte: quando o elemento está em harmonia, os órgãos correspondentes também estarão e se manifestarão por meio de suas virtudes.

“Temos empatia, resiliência, sabedoria, confiança em nós e no mundo, sabemos quais são nossos valores e o que é realmente importante para nós. Expressamos nossa verdade com amorosidade, colocamos limites de forma harmônica sem agressividade, somos tolerantes conosco e com os outros, gratos e alegres pela vida e pelo que conquistamos. Esses sentimentos aumentam nossa vibração e fortificam o sistema imunológico. Consequentemente, adoecemos menos”, ela detalha.

A beleza dessa visão integrada também está em nos compreendermos como seres cíclicos, tal qual a natureza. Na crueza da vida como ela se apresenta, há o tempo de ser dia e noite, sol e lua, calor e frio. “Teremos momentos em que estaremos mais alegres e ensolaradas, como no verão, e momentos em que estaremos mais melancólicas e chorosas, como num dia chuvoso de outono ou inverno. Assim saímos da obrigação de ter que estar alegre e positiva o tempo todo”, defende Sol. “A vida fica mais leve e harmônica e saímos do controle, deixando nossos sentimentos fluírem naturalmente, sem negá-los ou reprimi-los, pois todos eles são necessários para vivermos e evoluirmos”, ela complementa.

O que vamos emanar daqui para frente?

Nesse momento em que nós, enquanto coletividade, estamos diante de uma nova fase, já conseguimos olhar para trás e dimensionar os impactos das sucessivas adaptações pelas quais passamos do começo de 2020 para cá. Atualmente, depressão e ansiedade estão no topo das queixas registradas nos consultórios médicos e terapêuticos. (Saiba como as práticas integrativas e complementares podem auxiliar na superação desses quadros). Entretanto, temos o convite para mirar o futuro e nos reabilitar aqui e agora para desfrutar do que está por vir e também contribuir para o equilíbrio do todo.

“Por isso é importante estimularmos as virtudes do respeito, empatia, compaixão, generosidade, amorosidade, gentiliza, tolerância por nós e, consequentemente, pelos outros. Quando trazemos esses sentimentos por nós, eles transbordam para o ambiente e para as pessoas com as quais nos relacionamos”, reforça Sol.

Agora que a visão macro está bem assentada na sabedoria milenar chinesa, vamos aprender a nos harmonizar com os cinco elementos em nosso dia a dia:

Fogo: Sorrir e dar boas gargalhadas é uma das melhores formas de espantar qualquer doença física e emocional e, ainda por cima, é de graça. Faz muito bem para o coração. Também pratique o autoamor, aceitando suas dificuldades e seus pontos fracos sem se julgar e sem se criticar. Dessa forma, você estende amor e bondade para as outras pessoas. O autoperdão é igualmente importante, pois nos liberta das amarras do passado e nos torna compreensivos com as falhas dos outros, mesmo que a gente não concorde com seus atos. Esses sentimentos curam as feridas do coração e abrem portas para nos relacionarmos melhor conosco e com as outras pessoas.

Prática: Tomar sol o máximo que você puder evitando os horários de maior incidência solar, contemplar o nascer e o pôr do sol sempre que possível, acender uma vela ou até mesmo cozinhar. Esses gestos aquecem o coração e estimulam a alegria, diminuindo a ansiedade.

Terra: Procure se alimentar da forma mais saudável possível. Evite comer olhando o celular, assistindo TV, como também almoços de negócios ou discussões. Essas atitudes prejudicam a digestão e, consequentemente, o organismo tem dificuldade de absorver os nutrientes. Comer não só é uma das principais fontes de energia do corpo, como também um ato de meditação. Portanto, coma devagar, saboreando e observando cada textura do alimento ofertado pela terra. Não coma quando estiver deprimido ou ansioso. A carência não pode ser suprida pela comida. Além disso, nutra-se de bons pensamentos e sentimentos, pois o excesso de preocupações e a falta de confiança prejudicam o estômago e o baço. Saiba como os florais podem reequilibrar nossa relação com os alimentos.

Prática: Cuidar das plantas é um excelente exercício para se conectar com o elemento terra, como também andar descalça, desde que o solo não esteja muito frio. Você também pode cuidar de animais, da casa e reciclar lixo. Outra opção é fazer trabalhos voluntários, pois eles fortalecem o senso de segurança e de solidariedade, sendo um meio de se alinhar ao elemento terra e diminuir as preocupações.

Ar ou Metal: Desapegue-se do que não faz sentido para você. Podem ser objetos e roupas que você não usa mais, sentimentos e emoções, pessoas, situações e vícios. Solte o velho para que o novo possa entrar assim como soltamos o ar velho e deixamos o ar novo entrar nos pulmões. A inspiração não é só fisiológica, mas também se dá no nível emocional e energético, ou seja, busque o que te inspira e te faz vibrar de alegria. Estimule o olfato com aromas que te rementem à alegria e à felicidade, como o cheiro de uma comida, perfume das flores e dos óleos essenciais. Se possível, evite se magoar para não ter problemas com este elemento.

Prática: Fazer meditação com atenção na respiração para eliminar as toxinas e emoções que estejam em desarmonia, pois 70% das toxinas são eliminadas pela troca gasosa. Outra forma de balancear o elemento ar ou metal é estar em lugares próximos da natureza onde o ar seja mais limpo do que o das grandes cidades. Usar metais preciosos como ouro, prata e os cristais também harmoniza este elemento.

Água: Ouça músicas que elevem sua vibração, com som da água ou tenha uma fonte em casa. Ouça ainda histórias de pessoas mais velhas, pois, na maioria das vezes, elas são sábias e podem nos ajudar a superar nossos obstáculos, assim como ler biografias de superação. Honre e seja grato pelos seus antepassados, independentemente se você os conheceu ou não. Isso te fortalece para seguir adiante. Arrisque-se mesmo com medo para estimular a coragem e não ter problemas futuros de rim e bexiga. Procure ser flexível como a água que sempre acha uma forma de contornar os obstáculos e seguir em frente.

Prática: Tomar banho de presença, ou seja, quando estiver tomando banho esteja 100% presente, sinta a temperatura da água te banhando e limpando as sujeiras do corpo e alguns sentimentos, principalmente, o medo e a insegurança acumulados no dia. Imagine que eles estão saindo do seu corpo e sendo purificados pela água. Os banhos de mar e cachoeira são excelentes para se energizar. Intensifique também o consumo de água, chás ou sucos naturais (nunca tome nada gelado) entre as 15 e 19 horas, pois neste período a bexiga e o rim funcionam com mais energia e conseguem filtrar melhor as toxinas físicas e emocionais.

Madeira: Tenha pontos de vistas diferentes sobre si mesmo e sobre a situação que você está vivendo e também respeite o ponto de vista das outras pessoas, colocando-se no lugar do outro. Tenha seus valores e objetivos claros e definidos e se planeje a curto, médio e longo prazo para alcançá-los. A cada passo que você der em direção aos seus objetivos, celebre e agradeça para você não correr o risco de desanimar e não concluí-los. Evite se irritar com facilidade e criar grandes expectativas para não se frustrar e, com isso, prejudicar o fígado e a vesícula biliar.

Prática: Caminhar em áreas verdes, sentar-se de baixo de uma árvore e admirar o tronco e a copa dela, sentir a brisa suave no rosto, cultivar plantas, fazer trabalhos artesanais, soltar a imaginação e a criatividade, dançar e ter um hobby. Tudo isso reforça a conexão com o elemento madeira.

Se você se interessa pela Medicina Tradicional Chinesa, conheça também a Auriculoterapia e entenda como ela auxilia no resgate da saúde integral e na prevenção de doenças.

Sol Medêiros

Terapeuta integrativa, especialista em Medicina Tradicional Chinesa, facilitadora de cursos e vivências a respeito de equilíbrio emocional, conexão com a natureza, sagrado feminino e desbloqueio de crenças relacionadas à autoestima.

Contatos

 (11) 99376 7637

Instagram: @eusolmedeiros

www.solmedeiros.com.br

tags
Para o topo