Os florais de Bach e a Física Quântica
As ideias de Bach já dialogavam com novas maneiras de cuidar do ser humano.
Embora sejam áreas distintas, a relação entre as descobertas dos florais pelo Dr. Edward Bach e a física quântica é uma abordagem interessante. Já na década de 1930, Bach usava termos como energia e vibração. Longe de tentar explicar o efeito das essências florais por meio dessa área do conhecimento, esse conteúdo propõe um paralelo entre essas duas correntes de pensamento e nos faz refletir sobre a genialidade do Dr. Bach ao explorar a saúde em todas as suas dimensões.
1. Energia e vibração: A física quântica nos ensina que tudo no Universo é composto por energia e vibrações. Bach acreditava que as flores tinham uma “vibração” ou “energia” que poderia influenciar o estado emocional das pessoas:
A finalidade destes remédios é elevar nossas vibrações e abrir nossos canais para receber nosso Eu Espiritual, inundando nossas naturezas com aquela virtude da qual necessitamos em particular, eliminando a falha que está nos afetando.
Coletânea de Escritos de Edward Bach, pág. 141
Assim, podemos considerar a ideia de que as essências florais podem restaurar o equilíbrio emocional como uma forma de ‘manipulação de energias’, semelhante ao que sugere a física quântica.
2. Interconexão: A física quântica aponta para a interconexão de todas as coisas. Isso se relaciona com a visão de Bach sobre a Unidade:
O próximo grande princípio é a compreensão da Unidade de todas as coisas, de que o Criador de tudo é Amor, e de que tudo aquilo de que temos consciência é, em seu número infinito de formas, uma manifestação desse Amor, seja um imenso planeta girando no espaço ou um seixo, uma estrela ou uma gota de orvalho, o homem ou a mais simples forma de vida… Deste modo, qualquer ação contra nós mesmos ou contra alguma outra pessoa afeta o todo, porque ao se causar qualquer problema a uma parte, o todo, do qual toda partícula deve buscar a perfeição, será afetado.
Coletânea de Escritos de Edward Bach, pág. 152
Dessa forma, ao falar sobre ‘Unidade de todas as coisas’, o precursor da terapia floral já esboçava a ideia de que estamos conectados e somos parte de uma ‘comunidade universal’.
3. Observador e realidade: Na física quântica, a observação pode influenciar a realidade, um conceito que pode ser relacionado à forma como percebemos nossas emoções e experiências. Bach defendia que a mudança na percepção e na atitude em relação a situações da vida poderia ser fundamental para a cura.
Como vimos antes, a natureza de nossas enfermidades físicas ajudará materialmente a nos indicar a desarmonia mental que é a causa básica de sua origem; e outro grande fator de sucesso é que precisamos zelar pela vida e olhar para a existência não apenas como uma tarefa a ser cumprida com o máximo de paciência possível. É necessário desenvolver verdadeira alegria pela aventura de nossa jornada por este mundo.
Coletânea de Escritos de Edward Bach, pág. 172
Em outras palavras, a maneira como uma pessoa “observa” e “experimenta” a vida e suas emoções pode afetar sua saúde e bem-estar.
Resumindo…
Embora as descobertas de Edward Bach e os princípios da física quântica venham de contextos diferentes, ambos compartilham uma visão de que a energia, a unidade e a interconexão são fundamentais para entendermos o mundo interno e externo. Além disso, essa interseção pode abrir portas para uma abordagem mais integrada da saúde que considera não apenas o físico, mas também o emocional e o sutil.
Se quiser ir mais longe nesse caminho, lei o post Física quântica sem segredos.