Mandalas e florais de Bach: potencializando o processo terapêutico

As mandalas e os florais de Bach são duas práticas terapêuticas que têm como objetivo promover o equilíbrio e o bem-estar emocional. Quais os benefícios de se unir esses dois instrumentos num processo terapêutico?

Mandalas e florais de Bach

A princípio, tanto as mandalas como os florais de Bach são instrumentos terapêuticos simples e poderosos. Se por um lado trabalhar com mandalas estimula o silêncio interno e promove o sentimento de ordem e tranquilidade, por outro os florais de Bach atuam no equilíbrio das emoções e no resgate das virtudes que nos são inerentes.

Nesse post, elencamos algumas maneiras de utilizar as mandalas com os florais de Bach, criando associações que intensificam os benefícios dessas duas práticas terapêuticas.

Antes de mais nada…

As mandalas são representações geométricas que possuem um significado simbólico profundo. Do ponto de vista espiritual, elas representam a conexão com o divino, o universo ou o Eu interior.

Seu nome tem origem no sânscrito (significa círculo) e normalmente ela é formada por padrões concêntricos e repetitivos.

Os florais de Bach, por sua vez, são essências preparadas a partir de plantas. Elas foram descobertas pelo médico inglês Dr. Edward Bach e têm como foco harmonizar estados mentais e emocionais, despertando assim, a nossa verdadeira natureza.

Enquanto as mandalas atuam em nosso ser por meio das formas e das cores, os florais utilizam as informações contidas nas plantas como um convite para as transformações necessárias.

E como esse casamento acontece na prática?

São várias as sinergias possíveis entre as mandalas e os florais de Bach. Veja abaixo alguns exemplos:

1. Muitas pessoas utilizam mandalas como um objeto de foco durante a meditação. O floral de Bach White Chestnut é uma essência que pode ajudar nesse exercício, uma vez que ele atua para acalmar a mente acelerada.

2. Relaxamento e redução do estresse: Colorir mandalas pode ser uma atividade que é, ao mesmo tempo, relaxante e terapêutica. Nesse sentido, os florais de Bach Vervain e Impatiens colaboram, à medida que promovem a calma e a desaceleração.

3. Expressão artística: A criação de mandalas pode ser uma forma de expressão artística, permitindo, assim, que as pessoas explorem sua criatividade e transmitam suas emoções através do design e das cores.

Mas talvez a maior contribuição desse encontro ocorre quando, da quietude conquistada durante o processo de colorir mandalas, surjam percepções internas que exijam um olhar atento e um cuidado que os florais de Bach podem oferecer.

Para o topo